Juvenilização dos educandos da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental II e médio
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Data
2020Autor
Camargo, Josmaria Aparecida de, 1970-
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Resumo: A principal motivação para este estudo foi fruto da observação de uma professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) num Colégio Estadual de Curitiba de Ensino Fundamental fase II e Ensino Médio de que há uma migração crescente de alunos do Ensino Regular para a Educação de Jovens e Adultos no período noturno. A partir do diagnóstico empírico o problema foi então delineado, levando-a a identificar os fatores que contribuem para essa migração. Para tanto, amparou-se teoricamente na literatura que apresentam estudos sobre o espaço da escola na vida dos sujeitos jovens e adultos, bem como nas trajetórias pessoais e profissionais, nos currículos ofertados e demandados. Fundamentam esta pesquisa as produções que discorrem sobre a noção de juventude, tais como: Arroyo (2005, 2013, 2017) Brunel (2004); Carrano (2003, 2005, 2007, 2011, 2014, 2015); Freire (1991, 1996, 2001, 2011); Dayrell (2003); Haddad e Di Pierro (1999, 2000), entre outros. O presente trabalho é de natureza qualitativa, do tipo exploratória-descritiva, documental e com abordagem de pesquisa-ação, com ação interventiva objetivando à reflexão dos docente e da equipe técnico-pedagógica sobre a juvenilização crescente dos alunos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para análise e interpretação dos dados utilizou-se o referencial teórico de Aguiar e Ozella (2006,2013) a partir da construção dos Núcleos de Significação. Foram coletadas informações junto à secretaria do Colégio referente as matrículas efetivadas no período noturno, de 2015 à 2019, bem como, sobre a faixa etária dos/as educandos/as. Inicialmente foram elaborados e aplicados dois instrumentos, sendo um questionário destinado aos/as educandos/as e respondidos por sessenta e dois alunos e outro direcionado aos docentes e equipe pedagógica que atuavam na EJA na periodicidade da pesquisa, respondido por quinze profissionais. Após análise dos dados, foi produzida uma Live, devido à pandemia do COVID 19, para a apresentação dos resultados aos/as docentes e equipe técnico-pedagógica. Foi solicitado via Google Form aos participantes do encontro virtual que manifestassem o seu posicionamento em relação aos motivos apontados pelos/as educandos/as da migração do Ensino Regular para EJA, a análise dos níveis de influência dos motivos apontados pelos/as docentes e equipe técnico-pedagógica desvelaram que eles conheciam os motivos de tal migração, sendo os mais apontados: conciliar a escola e o horário de trabalho, dar continuidade aos estudos, adquirir conhecimentos e qualificação para o trabalho. Palavras chave: Migração. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trajetórias escolares. Trabalho & escola. Juvenilização. Abstract: The main motivation for this study was observation as a Teacher of Youth and Adult Education (EJA) at a Curitiba State School of Elementary and Secondary Education, which is perceived each year a significant increase in the number of young people who migrate for Youth and Adult Education at night. From the empirical diagnosis the problem was outlined, seeking to identify the factors that contribute to this migration of young people to EJA. To this end, the literature of theorists who present studies on the space of the school in the lives of young and adult subjects, personal and professional trajectories, as well as the curricula offered and the defendants, was raised. To support this research, productions that discuss the notion of youth were used, such as: Arroyo (2005, 2013, 2017) Brunel (2004); Carrano (2003, 2005, 2007, 2011, 2014, 2015); Freire (1991, 1996, 2001, 2011); Dayrell (2003); Haddad and Di Pierro (1999, 2000), among others. The present work is of a qualitative nature, of the exploratory-descriptive, documentary type and with an action-research approach, with interventional action aiming at the teaching reflection and the technicalpedagogical team. For the analysis and interpretation of the data, the theoretical framework of Aguiar and Ozella (2006, 2013) was used based on the construction of the Signification Centers. Data were collected from the Secretariat of the College regarding the enrollments made during the night, from 2015 to 2019, as well as the age group of students. Initially, two data collection instruments were developed and applied, one questionnaire to the students, to which 62 answered, and another to the teachers and the pedagogical team, 15 of whom, who worked at EJA during the periodicity of the research. , participated. After analyzing the data, a Live was produced, due to the pandemic of COVID 19, with presentation of results to teachers and technical-pedagogical staff. Participants were asked via Google Form to position themselves in relation to the reasons pointed out by the students of the migration to EJA. The analysis of the levels of influence of the reasons pointed out by the teachers and the technical-pedagogical team revealed that they knew the reasons for the migration of students to EJA. The most cited reasons were to reconcile school and working hours, continue studies, acquire knowledge and qualification for work. Keywords: Migration. Youth and Adult Education. School trajectories. Work & school. Juvenilization.
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