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    Práticas da diferença para uma escola do campo mista Quilombola

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    R - D - MARA ANGELA DA CUNHA BARBOSA.pdf (2.804Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Barbosa, Mara Angela da Cunha, 1987-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo uma escola que fica no Município de Eldorado, SP, localizada no Vale do Ribeira. Essa unidade de ensino apresenta uma peculiaridade, pois além de ser uma escola do campo, metade dos seus estudantes são provenientes de duas comunidades quilombolas. A pesquisa é constituída por quatro percursos, que estão divididos em duas partes. Na primeira parte, o primeiro percurso situa o território de pesquisa, a partir da noção de território demarca os elementos históricos, culturais e identitários presentes neste território. No segundo percurso, notam-se as contribuições dos estudos culturais para o campo e da educação quilombola, desterritorializando os movimentos. Na segunda parte, o terceiro percurso apresenta a filosofia da diferença por Deleuze e Guatarri, bem como os conceitos de Educação Maior e Menor. No quarto e último percurso, há o detalhamento das etapas, procedimentos e registros observados nas oficinas com os professores investigados e a sua contribuição para a construção parcial do Projeto Político Pedagógico dessa unidade de ensino. Por fim, apresentam-se as considerações finais e conclusões que se puderam tirar a partir desta pesquisa. Palavras-chave: Escola mista. Comunidade Quilombola. Escola do campo.
     
    Abstract: The object of the present study is a school in the city of Eldorado, SP, located in Vale do Ribeira. This teaching unit presents a peculiarity, because besides being a rural school, half of its students come from two quilombola communities. This work proposal aims to partially analyze the process of building a Political and Pedagogical Project (PPP) in a contryside school that wants to be recognized as a quilombola community. The research consists of four paths, which are divided into two parts. In the first part, the first path situates the research territory, from the notion of territory it demarcates the historical, cultural, and identity elements present in this territory. In the second part, the contributions of cultural studies to the field and quilombola education are noted, deterritorializing the movements. In the second part, the third course presents the philosophy of difference by Deleuze and Guatarri, as well as the concepts of Major and Minor Education. The fourth and last section details the steps, procedures, and records observed in the workshops with the investigated teachers and their contribution to the partial construction of the Political Pedagogical Project of this teaching unit. Finally, the final considerations and conclusions that could be drawn from this research are presented. Keywords: Mixed school. Quilombola Community. Countryside school.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71550
    Collections
    • Dissertações [204]

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