40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 121-140 of 204
-
Práticas educativas baseadas em projeto para a integração de tecnologias digitais na Educação Infantil
(2021)Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de analisar práticas educativas para a integração das Tecnologias Digitais (TD) na Pré-Escola, identificando como podem ser integradas nessa etapa da educação. A Aprendizagem Baseada ... -
A organização do tempo e suas configurações no currículo escolar da alfabetização
(2021)Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar como o conceito de tempo é praticado nos espaços escolares configurados no currículo do 1º ciclo do Ensino Fundamental, de escolas da Rede Municipal de Curitiba. ... -
Experiência de aprendizagem mediada e ensino remoto : indícios apresentados por professores do Ensino Médio
(2021)Resumo: A presente pesquisa tem como proposta de estudo identificar indícios de Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), de Reuven Feuerstein, nas ações docentes de professores do ensino médio durante o ensino remoto em ... -
A curadoria de conhecimento como dispositivo pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental : desvelando a dodiscência em narrativas docentes on-line
(2021)Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino, na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objeto de pesquisa a percepção de ... -
Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar
(2021)Resumo: Esta pesquisa buscou propor o projeto Hoje tem Pedal guiado pelo conceito de Letramento Corporal para as aulas de Educação Física escolar do Ensino Fundamental, por meio da utilização da bicicleta como uma ferramenta ... -
Visitas escolares ao Museu Oscar Niemeyer (MON) : múltiplas experiências estéticas com alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública
(2021)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar quais objetos causam interesse durante as visitas mediadas ao Museu Oscar Niemeyer (MON), subsidiadas pelas aulas de Arte, e conduzir à experiência estética alunos(as) ... -
O uso dos cartazes da Guerra Civil Espanhola nas aulas de espanhol do ensino médio integrado : percepções sobre a imagem a partir da cultura visual
(2020)Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma investigação, que mescla Teoria e Prática de Ensino, no campo da cultura visual com estudantes do ensino médio integrado ao curso técnico em processos fotográficos. ... -
Relações de uma professora com seus estudantes com deficiência intelectual : permitindo o novo brotar na prática docente em matemática
(2021)Resumo: Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigou ocorrências que permeiam a prática docente em matemática de uma professora com uma turma de seis estudantes com Deficiência Intelectual (DI), nos níveis ... -
Literatura infantil afro-brasileira : sentidos produzidos pelas crianças leitoras no ensino fundamental
(2021)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de análise os relatos produzidos por estudantes de 4º e 5º anos entre 8 e 10 anos do ensino fundamental de uma escola municipal em Curitiba/PR, após uma intervenção pedagógica ... -
Educação em direitos humanos : pensar uma educação menor no contexto de uma escola municipal de Curitiba
(2021)Resumo: Os Direitos Humanos são garantias das vidas mínimas, das situações de vidas ignoradas, das condições de vidas que faltam. Como uma construção histórica, os Direitos Humanos podem ser interpretados por diferentes ... -
Crianças construindo jogos de tabuleiro na educação infantil : interconexões entre a expressão gráfica e as ideias matemáticas
(2021)Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), desenvolvida dentro da perspectiva da Pesquisa com Crianças (DORNELLES; FERNANDES, 2015; FERNANDES, 2016; TEBALDI et al, 2018) na ... -
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos
(2021)Resumo: Esta dissertação intitulada avaliação na Educação Infantil de Curitiba: Uma análise sobre os pareceres descritivos teve como objetivo geral investigar e analisar os limites e as possibilidades dos pareceres descritivos ... -
Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba
(2021)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades tem como objetivo geral compreender, a partir do que dizem os ... -
Educação híbrida na formação de professores : contribuições e implicações das pesquisas acadêmicas brasileiras a partir de dois estudos de revisão
(2021)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investigou a Educação Híbrida nos processos formativos de professores no contexto da formação docente no Brasil a partir da seguinte indagação: Quais as contribuições e ... -
Práticas da diferença para uma escola do campo mista Quilombola
(2021)Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo uma escola que fica no Município de Eldorado, SP, localizada no Vale do Ribeira. Essa unidade de ensino apresenta uma peculiaridade, pois além de ser uma escola do ... -
Narrativas fabulárias no ensino da história na educação de jovens e adultos
(2021)Resumo: Esta dissertação buscou compreender qual a contribuição do que chamou de "narrativas fabulárias" para o ensino da disciplina de História, sem o objetivo de explicar as manifestações do sistema estabelecido por meio ... -
Viver o ler : um inventário das práticas de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental na educação bilíngue para surdos
(2020)Resumo: Este trabalho aborda o tema letramento na educação bilíngue para surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. É necessário compreender que a aprendizagem da leitura e escrita em Português brasileiro, para o aluno ... -
A transversalização curricular da educação ambiental na disciplina de ensino religioso : uma análise a partir do olhar dos professores que atuama na rede municipal de ensino de Curitiba-PR
(2020)Resumo: Em face das emergências sociais e ambientais, a escola é desafiada a contribuir para a construção de uma nova filosofia de vida e outros modos de viver. Nesse contexto, a Educação Ambiental é convocada para auxiliar ... -
As mediações docentes na construção da escrita alfabética
(2020)Resumo: Nesta dissertação apresenta-se a pesquisa de como os docentes podem organizar mediações para a construção da escrita alfabética. O objetivo geral é analisar o processo de construção do sistema da escrita alfabética ... -
Juvenilização dos educandos da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental II e médio
(2020)Resumo: A principal motivação para este estudo foi fruto da observação de uma professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) num Colégio Estadual de Curitiba de Ensino Fundamental fase II e Ensino Médio de que há uma ...