40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 161-180 of 217
-
Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
(2017)Resumo: Os espaços/ambientes escolares são espaços de formação humana, seu objetivo é formar sujeitos capazes de agir e compreender o mundo a sua volta de forma crítica. Os espaços/ambientes da Educação Infantil educam e ... -
Educação performativa na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciais
(2020)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender os efeitos de sentidos no ... -
Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física : as possibilidades pedagógicas no 5º ano do ensino fundamental
(2016)Resumo: A presente pesquisa analisa possibilidades de vivências e experiências das Práticas Corporais de Aventura na Dimensão da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. O estudo privilegiou o diálogo entre as ... -
O espaço escolar como ambiente alfabetizador
(2017)Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Investigamos como o espaço escolar e sua organização pode se tornar um ambiente alfabetizador. O problema estudado foi: ... -
As relações com o aprender : sentidos atribuídos pelos alunos à escola e ao ensino de ciências por investigação
(2017)Resumo: Este estudo, de cunho qualitativo, teve como objetivo compreender quais relações os alunos estabelecem com o aprender na escola, nas aulas de Ciências e numa proposta do Ensino de Ciências por Investigação (ECI). ... -
O ensino de ciências na educação especial : possibilidades de relações com o saber
(2017)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as relações com o saber estabelecidas por estudantes com deficiência intelectual moderada a partir de uma sequência didática sobre o tema Água que contemplou diferentes ... -
Práticas de educação ambiental nos centros de educação integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : desafios e possibilidades
(2016)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida nos Centros de Educação Integral (de 1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Para tanto, ... -
O protagonismo das crianças : diálogo entre conceitos e práticas que organizam a educação infantil
(2019)Resumo: A presente dissertação tem por objetivo abrir para discussão o protagonismo infantil relacionado a elementos importantes na configuração da Educação Infantil do Município de Curitiba, como a rotina, planejamento, ... -
Intelectuais negras e o movimento do conceito como intervenção no mundo
(2019)Resumo: Essa dissertação, situada nos estudos da diferença deleuzianos e guattarianos, se propõe a fazer uma análise cartográfica da criação conceitual das intelectuais negras Lélia González e Sueli Carneiro. A escrita ... -
Representação e identidade negra docente na rede estadual do Paraná : indicadores e relação com a política afirmativa da Lei 14.274/03
(2019)Resumo: A presente dissertação propôs uma análise acerca do processo de construção, consolidação e aplicação da primeira política pública específica para o acesso de pessoas autodeclaradas negras na disputa de vagas no ... -
A representação gráfica como recurso didático na educação matemática para a resolução de problemas aritméticos
(2019)Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Tem como ... -
Processo de aquisição do sistema da escrita alfabética de alunos em defasagem idade/série
(2019)Resumo: Esse estudo teve como tema norteador a análise do processo de aquisição do sistema de escrita alfabética de educandos do 4º ano que apresentavam defasagem idade/série. Uma turma de 20 alunos que, por variados ... -
Modelagem matemática com crianças de 5 e 6 anos no município de Pinhais - PR
(2019)Resumo: Este trabalho aborda a Modelagem Matemática desenvolvida em uma turma de Educação Infantil na perspectiva da Educação Matemática conforme Burak (1992). Teve como objetivo analisar as contribuições da Modelagem ... -
Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
(2019)Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da prática de filmar, assistir e problematizar situações vivenciadas durante o desenvolvimento de jogos para a aprendizagem de cálculos matemáticos em uma turma ... -
Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
(2019)Resumo: Parece claro que nas últimas décadas houve avanço no processo de luta por direitos e reconhecimento da contribuição cultural do povo negro afro-brasileiro. Na atualidade, as brumas de um quase retrocesso ameaçam e ... -
O silenciamento das professoras e a socialização de gênero no cotidiano da educação infantil : relações entre docência e religião?
(2019)Resumo: A socialização de gênero de crianças pequenas foi o foco da pesquisa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Curitiba a partir das relações entre docência e religião, analisando como as ... -
A arte visual africana e afro-brasileira na educação básica : apropriações e significados no ensino de arte
(2019)Resumo: O presente trabalho verificou apropriações para a arte africana e afro-brasileira utilizadas no ensino de Arte no município de Curitiba, considerando a lei 10.639/2003 e as diretrizes estabelecidas pelo Parecer ... -
Letramento literário no início da escolarização : estímulo à reflexão, humanização e construção de sentidos
(2019)Resumo: Esta pesquisa investiga as contribuições que o trabalho com o letramento literário no ambiente escolar traz para a formação de leitores literários críticos e reflexivos e para o desenvolvimento da humanização, em ... -
O inglês e as ciências da natureza : uma proposta de interdisciplinaridade no ensino médio
(2019)Resumo: Impulsionado principalmente pela demanda da globalização, o inglês se transformou no mais influente idioma do mundo, sendo hoje a língua franca da aviação, de megaeventos esportivos, do comércio internacional, da ... -
Cuidado com os lobinhos! : aproximações entre ensino de ciências e literatura no 3. ano do ensino fundamental
(2019)Resumo: Esta pesquisa de mestrado se inicia com o desenvolvimento de uma sequência didática que entrelaça Literatura e Ciências, tendo como objetivo analisar as contribuições que este diálogo pode oferecer à leitura, escrita ...