40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 161-180 of 204
-
Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
(2019)Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da prática de filmar, assistir e problematizar situações vivenciadas durante o desenvolvimento de jogos para a aprendizagem de cálculos matemáticos em uma turma ... -
Descolonizar o corpo negro nas aulas de educação física : apontamentos para uma prática necessária
(2019)Resumo: Parece claro que nas últimas décadas houve avanço no processo de luta por direitos e reconhecimento da contribuição cultural do povo negro afro-brasileiro. Na atualidade, as brumas de um quase retrocesso ameaçam e ... -
O silenciamento das professoras e a socialização de gênero no cotidiano da educação infantil : relações entre docência e religião?
(2019)Resumo: A socialização de gênero de crianças pequenas foi o foco da pesquisa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Curitiba a partir das relações entre docência e religião, analisando como as ... -
A arte visual africana e afro-brasileira na educação básica : apropriações e significados no ensino de arte
(2019)Resumo: O presente trabalho verificou apropriações para a arte africana e afro-brasileira utilizadas no ensino de Arte no município de Curitiba, considerando a lei 10.639/2003 e as diretrizes estabelecidas pelo Parecer ... -
Letramento literário no início da escolarização : estímulo à reflexão, humanização e construção de sentidos
(2019)Resumo: Esta pesquisa investiga as contribuições que o trabalho com o letramento literário no ambiente escolar traz para a formação de leitores literários críticos e reflexivos e para o desenvolvimento da humanização, em ... -
O inglês e as ciências da natureza : uma proposta de interdisciplinaridade no ensino médio
(2019)Resumo: Impulsionado principalmente pela demanda da globalização, o inglês se transformou no mais influente idioma do mundo, sendo hoje a língua franca da aviação, de megaeventos esportivos, do comércio internacional, da ... -
Cuidado com os lobinhos! : aproximações entre ensino de ciências e literatura no 3. ano do ensino fundamental
(2019)Resumo: Esta pesquisa de mestrado se inicia com o desenvolvimento de uma sequência didática que entrelaça Literatura e Ciências, tendo como objetivo analisar as contribuições que este diálogo pode oferecer à leitura, escrita ... -
Autoria em música na educação básica : um estudo bakhtiniano
(2019)Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), parte de uma sequência didática implementada junto aos alunos do segundo ao quinto ano do ... -
Uma experiência des-re-territorializante na educação básica
(2019)Resumo: Esta pesquisa se propõe a uma experiência des-re-territorializante de um professor de geografia e o movimento de (re)pensar o espaço geográfico na educação básica. Com base nesta proposta, pistas foram cartografadas ... -
Sala de aula invertida nas aulas de matemática no ensino fundamental - anos iniciais
(2019)Resumo: O presente trabalho insere-se na Linha de Pesquisa - Teoria e Práticas de Ensino, do Programa Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Esta pesquisa parte de uma ... -
Performance docente no discurso de professores de geografia
(2019)Resumo: A pesquisa Performance docente no discurso de professores de Geografia, vinculada ao Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), é uma investigação de cunho qualitativo ... -
A fotografia e a linguagem de animação na formação do professor de arte : entre percepções da linguagem fotográfica, os letramentos digital e da visualidade na educação básica
(2019)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ... -
A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil
(2019)Resumo: Esta dissertação tem como tema a Cultura Popular e a prática educativa na Educação Infantil. O objetivo é pesquisar a possibilidade de estabelecer uma prática docente significativa que considere os saberes das ... -
Capoeira e processos formativos : cartografias afetivas
(2019)Resumo: Inauguro esta pesquisa com narrativas singulares, conectando minha trajetória na capoeira com outras composições - narrando a capoeira em diferentes espaços e tempos, trazendo as marcas desses encontros e sua ... -
Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
(2018)Resumo: Este trabalho, traz por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisaação, a análise do processo de letramento literário em três turmas de 6o ano de uma escola pública de Curitiba. A fundamentação ... -
Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
(2018)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender a relação entre o jogo e a performance, a ... -
Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
(2018)Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como ... -
Resolução de problemas de divisão : esquemas utilizados por estudantes de um terceiro ano do ensino fundamental de Curitiba
(2018)Resumo: O trabalho tem como base a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud e tem como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica para a modificação dos esquemas de resolução de ... -
A prática pedagógica na perspectiva do pensamento complexo
(2018)Resumo: Este trabalho apresenta elementos do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Parte do questionamento de como o pensamento complexo pode auxiliar professores da educação básica a desenvolverem uma prática pedagógica ... -
O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor
(2018)Resumo: A presente pesquisa intitulada: "O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor" buscou investigar o processo de mediação desenvolvido pelo pedagogo na/da formação continuada de professores ...