A escola como lócus de formação continuada : percepções dos professores pedagogos da Rede Estadual de Campo Largo - PR
Abstract
Resumo: A necessidade da escola de se organizar diante de um novo modelo de sociedade para atender às demandas educativas e considerando a incompletude do ser humano, as fragilidades da formação inicial e a complexidade do trabalho do professor no exercício da profissão, a formação continuada de professores se torna uma necessidade. Ao entender que a escola é um espaço importante, onde podem ser discutidos e repensados os desafios da prática pedagógica, visando à melhoria das relações de ensino e aprendizagem e pode possibilitar a busca de caminhos para atender suas demandas, com vistas à melhoria da qualidade da educação, essa dissertação partiu do seguinte problema de pesquisa: Quais são e como acontecem os processos de formação continuada que são provenientes do lócus escolar das Escolas Públicas Estaduais de Campo Largo - Paraná, a partir das percepções dos Professores Pedagogos? Na busca de possíveis respostas ao problema, estabeleceu-se como objetivo geral, analisar os processos de formação continuada que são provenientes do lócus escolar das Escolas Públicas Estaduais de Campo Largo, com base nas percepções dos Professores Pedagogos. Para a execução do objetivo, propôs-se como objetivos específicos: descrever a importância dos processos de formação continuada de professores no lócus escolar; caracterizar os processos de formação continuada de professores que são originários das Escolas Estaduais de Campo Largo; identificar as ações dos Professores Pedagogos e as contribuições e desafios dos processos de formação continuada que ocorrem no lócus escolar. O estudo foi realizado com 53 Professoras Pedagogas que atuam em escolas Estaduais do Município. A investigação realizada apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória de natureza interpretativa. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e o Questionário On-line, com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011). A base da fundamentação teórica desta dissertação orientou-se a partir dos autores: Nóvoa (1992, 1995, 1997, 2000, 2009); Imbernón (2009, 2010, 2011); Gatti (2009, 2010, 2019); Libâneo (2002, 2004, 2010); Gadotti (2004); Cunha (2008); Brandão (1989); entre outros. Os processos formativos que são provenientes do lócus escolar das Escolas Estaduais de Campo Largo identificados na análise dos dados são: palestras com profissionais de instituições parceiras, voltadas às necessidades da escola, oficinas, grupos de estudo com compartilhamento de experiências, estudos na hora-atividade, reuniões pedagógicas e conselhos de classe formativos, organizados pela equipe pedagógica e diretiva da escola, a partir da observação das necessidades reais do contexto e acontecem durante a horaatividade, em dias de formação, definidos em calendário escolar e também fora do horário de trabalho. No entanto, das 23 participantes da pesquisa que responderam que acontecem processos formativos provenientes do lócus escolar, ao descreverem esses processos, apenas 11 Professoras Pedagogas descreveram processos de formação continuada que se caracterizam como processos de formação continuada do lócus escolar, o que demostra que a formação continuada proveniente do lócus escolar não acontece na maioria das Escolas Públicas Estaduais de Campo Largo. Abstract: The need for the school to organize itself in the face of a new model of societyto meet educational demands and considering the incompleteness of the humanbeing, the weaknesses of initial education, and the complexity of the teacher's workin the exercise of the profession, the continuing education of teachers becomes anecessity. By understanding that the school is an important space, where thechallenges of pedagogical practice can be discussed and rethought, aiming at theimprovement of teaching and learning relationships and enables the search for waysto meet their demands, to improve the quality of Education, this dissertation startedfrom the following research problem: What are and how do the continuing educationprocesses that come from the school locus of the State Public Schools of CampoLargo - Paraná, from the perceptions of the Pedagogues Teachers, take place? Inthe search for possible answers to the problem, it was established as a generalobjective, to analyze the continuing education processes that originate the schoollocus of the State Public Schools of Campo Largo, based on the perceptions ofTeachers Pedagogues. For the execution of the objective, the following specificobjectives were proposed: describe the importance of the continuing educationprocesses of teachers in the school locus; characterize the continuing educationprocesses of teachers who come from the State Schools of Campo Largo; identifythe actions of Teachers Pedagogues and the contributions and challenges of thecontinuing education processes that occur in the school locus. The study was carriedout with 53 Pedagogue Teachers who work in state schools in the city. Theinvestigation presents qualitative approach research, exploratory type, andinterpretive nature. As a data collection instrument, bibliographic research and theOnline Questionnaire were used, with open and closed questions. Data analysis wasperformed using the technique of Content Analysis (CA) by Bardin (2011). The basisof the theoretical foundation of this dissertation was guided by the authors: Nóvoa(1992, 1995, 1997, 2000, 2009); Imbernón (2009, 2010, 2011); Gatti (2009, 2010,2019); Libâneo (2002, 2004, 2010); Gadotti (2004); Wedge (2008); Brandão (1989);and others. The training processes that come from the school locus of the CampoLargo State Schools identified in the data analysis are: lectures with professionalsfrom partner institutions, focused on the school's needs, workshops, study groupswith sharing of experiences, on-the-spot studies, pedagogical meetings, and trainingclass councils, organized by the school's pedagogical and directive team, based onthe observation of the real needs of the context and that take place during theplanning time, on training days, defined in the school calendar, in addition tomeetings apart from school hours. However, from the 23 research participants whoanswered that formative processes occur from the school locus when describingthese processes, only 11 Pedagogues Teachers described continuing educationprocesses that are characterized as continuing education processes of the schoollocus, which shows that the continuing education from the school locus does not takeplace in most of the State Public Schools of Campo Largo.
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