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    (Re)significando espaços públicos : possibilidades pedagógicas de educação ambiental para os anos iniciais do ensino fundamental no município de Campo Largo/PR

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    R - D - MARINA SIQUEIRA PERSEGONA SCHUHLI.pdf (3.423Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Schühli, Marina Siqueira Persegona, 1992-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a Educação Ambiental no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental promovendo uma discussão da utilização de espaços públicos enquanto locais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nessa etapa de ensino. A pesquisa supracitada apresenta abordagem qualitativa de natureza interpretativa e tem como problema central o seguinte questionamento: Como o espaço público "Bosque da Ciência", no município de Campo Largo/PR, pode ser utilizado para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para atingir a tal intento, foi selecionado um espaço público do Município para realizar o seguinte percurso metodológico dividido em três etapas: Etapa 1 - Questionário para diagnóstico do perfil acadêmico/profissional das professoras participantes; Etapa 2 - Visita ao "Bosque da Ciência" com as docentes e produção do relatório de observação da visita guiada; Etapa 3 - Entrevistas semiestruturadas. A investigação foi embasada teoricamente, principalmente, nos escritos de Dias (2003), Leff (2003), Loureiro (2012), Loureiro e Layrargues (1993) para discutir sobre a Educação Ambiental; Farfus (2011) e Gómez- Granell; Villa (2003) como referência a respeito dos espaços educativos; Guerra (2014), Lakatos e Marconi (2010) e Minayo (2008) contribuindo na elaboração/delineamento da metodologia da pesquisa e análise de contéudo a partir da perspectiva de Bardin (2011). Os resultados apontados a partir da pesquisa foram as práticas pedagógicas e contribuições que o espaço "Bosque da Ciência" pode oferecer. Nesse caso, as práticas constatadas foram: promoção da interdisciplinaridade; viabilização do planejamento/uso de sequências didáticas e colaboração na realização de atividades de formação da consciência ambiental. Com relação às contribuições pedagógicas foram observadas as seguintes: possibilidade de aliar a teoria à prática; educação fora do contexto escolar em local acessível e público e lugar motivador ao aprendizado, que desperta a curiosidade e a imaginação dos alunos com relação ao conhecimento.
     
    Abstract: This research presents a study on Environmental Education in the context of the Elementary School, promoting a discussion of the use of public spaces as places for the development of pedagogical practices at this stage of teaching. The aforementioned research presents a qualitative approach of an interpretive nature and its central problem is the following question: How can the public space "Bosque da Ciência", in Campo Largo/PR, be used for the development of Environmental Education pedagogical practices in the elementary school? To achieve this goal, a public space in the city was selected to carry out the following methodological route divided into three stages: Stage 1 - Questionnaire for the diagnosis of the academic/professional profile of the participating teachers; Stage 2 - (Production of) A written report on a guided tour led by the teachers at "Bosque da Ciencia"; Step 3 - Interviews. The discussion on Environmental Education was based mainly on the writings of DIAS (2003), Leff (2003), Loureiro (2012), Loureiro and Layrargues (1993) to discuss Environmental Education; Farfus (2011) and Gómez-Granell; Villa (2003) as a reference regarding educational spaces; Guerra (2014), Lakatos and Marconi (2010) and Minayo (2008) with the elaboration/design of the research methodolody and content analysis from perspective of Bardin (2011). The results obtained from the research were the pedagogical practices and contributions that the "Bosque da Ciência" space can offer. In this case, the practices found were: promotion of interdisciplinarity; enabling the planning/use of didactic sequences and collaboration in carrying out activities to build environmental awareness. Regarding the pedagogical contributions, the following were observed: possibility of combining theory with practice; education outside the school context in an accessible and public place and a motivating place for learning, which arouses students' curiosity and imagination in relation to knowledge.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/75121
    Collections
    • Dissertações [204]

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