• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma proposta de formação continuada para professores da educação especial com ênfase na comunicação aumentativa e alternativa

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANGELISE CONCEICAO DE SOUZA ANDERSEN.pdf (3.319Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Andersen, Angelise Conceição de Souza, 1971-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação envolveu temáticas sobre Formação de Professores, Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Comunicação Alternativa com base na seguinte problematização: Que conhecimentos teóricos e práticos são importantes para realizar uma formação continuada sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa para professores da Educação Especial, a partir da experiência profissional de docentes que já atuaram e atuam com essa Tecnologia Assistiva? Na busca por respostas para o problema de pesquisa que norteia esta investigação, o objetivo geral da pesquisa visou elaborar uma proposta descritiva de formação continuada para professores da Educação Especial, sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa, a partir da experiência profissional de docentes que atuam ou já atuaram com essa Tecnologia Assistiva. Os objetivos específicos que fizeram parte da investigação foram os seguintes: identificar as contribuições da Comunicação Aumentativa e Alternativa na Educação Especial; sistematizar as produções acadêmicas em artigos nacionais por meio de uma revisão sistemática e investigar os professores da Educação Especial a partir das experiências profissionais com a Comunicação Aumentativa e Alternativa. A fundamentação teórica foi construída a partir das contribuições de diversos autores da área da educação como: Bersch (2006, 2009; 2017), Deliberato (2007; 2017), Freire (2018; 2020), Gatti (2009; 2010; 2019), Imbernón (2009; 2010; 2011), Jannuzzi (2012), Marcelo García (1999), Mazzotta (2011), Mendes (2006; 2010), Nunes (2003; 2014), Passerino et al., (2013), Saviani (2005; 2009), Schirmer (2008; 2018), Vygotsky (1997; 2010) entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, de natureza interpretativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o questionário on-line enviado aos professores da Educação Especial que atuam ou já atuaram com a Comunicação Aumentativa e Alternativa de diferentes unidades escolares do Brasil e entrevista semiestruturada on-line com seis docentes da Rede Municipal de Curitiba e região metropolitana com experiência na utilização dos recursos de Comunicação Alternativa. Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo (AC), proposta por Laurence Bardin (2016) e diante da análise interpretativa. A partir dos dados analisados foi possível identificar que os participantes investigados possuem formação especializada na área da Educação Especial e Inclusiva. Identificou-se, também, a falta de formação continuada aos professores para atuarem com a Comunicação Aumentativa e Alternativa no contexto escolar. Constatou-se que os professores preferem uma formação continuada no modelo híbrido de ensino, com articulação metodológica entre teoria e prática em nível de curso de extensão. Identificou-se também que a Comunicação Aumentativa e Alternativa contribui para a comunicação, interação social, aprendizagem e inclusão dos estudantes, assim como promove equidade no processo educativo e favorece a autonomia dos estudantes com dificuldades na linguagem oral no ambiente escolar. Os conhecimentos teóricos básicos sobre Comunicação Alternativa e diversos recursos de alta ou baixa tecnologia foram apontados como importantes para uma formação continuada em CAA.
     
    Abstract: The research developed in this dissertation involved themes on Teacher Training, Special Education from the perspective of Inclusive Education and Alternative Communication based on the following questioning: What theoretical and practical knowledge is important to carry out continuing education on Augmentative and Alternative Communication for Special Education teachers, based on the professional experience of professors who have already worked and work with this Assistive Technology? In the search for answers to the research problem that guides this investigation, the general objective of the research was to elaborate a descriptive proposal of continuing education for teachers of Special Education, on Augmentative and Alternative Communication, from the professional experience of teachers who work or already worked with this Assistive Technology. The specific objectives that were part of the investigation were the following: To identify the contributions of Augmentative and Alternative Communication in Special Education; to systematize academic productions in national articles through a systematic review and investigate Special Education teachers from their professional experiences with Augmentative and Alternative Communication. The theoretical foundation was built from the contributions of several authors in the field of education such as Bersch (2006, 2009; 2017), Deliberato (2007; 2017), Freire (2018; 2020), Gatti (2009; 2010; 2019), Imbernón (2009; 2010; 2011), Jannuzzi (2012), Marcelo García (1999), Mazzotta (2011), Mendes (2006; 2010), Nunes (2003; 2014), Passerino, et al., (2013), Saviani (2005; 2009), Schirmer (2008; 2018), Vygotsky (1997; 2010) among others. The research has a qualitative approach, of an exploratory type, of an interpretive nature. As data collection instruments, the online questionnaire sent to Special Education teachers who work or have worked with Augmentative and Alternative Communication in different school units in Brazil and semi-structured online interviews with six teachers from the Municipal Schools of Curitiba was used and metropolitan region with experience in using Alternative Communication resources. The collected data were analyzed using the Content Analysis (CA) technique, proposed by Laurence Bardin (2016), and based on the interpretative analysis. From the analyzed data, it was possible to identify that the investigated participants have specialized training in the area of Special and Inclusive Education. It was also identified the lack of continuing education for teachers to work with Augmentative and Alternative Communication in the school context. It was found that teachers prefer continuing education in the hybrid teaching model, with methodological articulation between theory and practice at the extension course level. It was also identified that Augmentative and Alternative Communication contributes to communication, social interaction, learning, and inclusion of students, as well as promoting equity in the educational process and favoring the autonomy of students with oral language difficulties in the school environment. Basic theoretical knowledge about Alternative Communication and several high or low technology resources were pointed out as important for continuing training in AAC.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74843
    Collections
    • Dissertações [206]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail