O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
Resumo
Resumo: A presente pesquisa constitui-se em uma análise do Programa Especial de Ensino Médio- PEEM/Poronga, no período de 2004 a 2012, utilizando-se do Referencial Teórico- Metodológico do "Ciclo de Políticas". Apoiada em análise documental e entrevistas tem como finalidade investigar se este programa vem contribuindo para a Correção de Fluxo Escolar no Ensino Médio do Município de Rio Branco, Estado do Acre. Destaca os interesses e as influências que levaram o Governo do Estado à criação do Programa; analisa os documentos de sua implantação e implementação, seus objetivos e metas, focando os dados quantitativos sobre a distorção idade-série no período 2004-2012. Encontra no contexto da prática as falas dos atores envolvidos sobre as principais dificuldades enfrentadas, as permanências e as mudanças realizadas. Da análise dos dados quantitativos sobre a distorção idade-série, no período de 2005 a 2012, pode-se afirmar que o desempenho dos alunos do PEEM/Poronga tem aumentado progressivamente, sendo, portanto, possível concluir que o programa está contribuindo para a correção do fluxo escolar nas escolas estaduais de Ensino Médio do município de Rio Branco/AC. A análise do sucesso deste programa pela via do "Ciclo de Políticas" perpassa não somente pelo aspecto da distorção idade-série no Ensino Médio, mas também pelas influências e interesses políticos que determinaram e determinam a configuração do PEEM/Poronga no estado do Acre, o que demandaria uma continuidade da análise da sua implantação e implementação. Palavras-chave: Políticas Educacionais; Ensino Médio; Distorção idade-série; Programa de Correção de Fluxo Escolar; PEEM/Poronga. Abstract: This research consisted in an analysis of the PEEM/Poronga Middle School Special Program, from 2004 to 2012, using the theoretical framework of the "Policy Cycle". This was supported by the analysis of documents and interviews and it has the purpose to investigate if this program has contributed to the School Flow Correction in High Schools in Rio Branco, State of Acre, Brazil. It highlights the interests and the influences that led the State Government to create this program; it analyzes the documents of their deployment and implementation, its objectives and goals focusing on the quantitative data on the age/grade in the period between 2004 and 2012. It meets in the context of the practice the statements of the personages involved with the main difficulties faced, the permanence and changes made in the PEEM/Poronga Middle School Special Program. The analysis of quantitative data on the age-grade, in the period 2005-2012, it can be said that the performance of students in the PEEM / Poronga has progressively increased and, therefore, possible to conclude that the program is contributing to the correction student flows in the high school of state schools in the Rio Branco city / AC. The analysis of the success of this program via the "Policy Cycle" permeates not only the distortion aspect of the age/grade in High Schools, but also the influences and political interests that determined and determines the PEEM/Poronga Middle School Special Program in the State of Acre. And it could require further analysis related to its deployment and implementation. Keywords: Educational Policy; High school; Age/grade distortion; School Flow Correction Program; PEEM/Poronga
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