Entre {dobras} lugares : da pesquisa na formação de professores de artes visuais e as contribuições da pesquisa baseada em arte na educação
Resumo
Resumo: Este estudo investigativo se nutre de inquietações e desejos relacionados à pesquisa no ensino superior e seus efeitos na formação e atuação do professor de Artes Visuais, apresentando possibilidades e desafios de uso de procedimentos artísticos nas investigações educacionais, mais especificamente da abordagem investigativa denominada Pesquisa Educacional Baseada em Arte na educação (PEBA), do inglês Art-Based Educational Research (ABER). O caminho-método desta tese se compõe de reflexões e indagações sobre o conceito contemporâneo de professor e de pesquisa e as implicações nas práticas de investigação em educação e ensino de arte com o intuito de tensionar a distinção entre o conhecimento científico hegemônico e outros saberes formativos, apresentando os pressupostos da PEBA e suas possibilidades de ampliação das relações entre prática artística e novas formas de produção de conhecimento. A escolha para explicitar e fundamentar esses argumentos envolve apontamentos sobre a pesquisa na universidade, na formação de professores e as relações e tensões com o conceito de professor reflexivo. A discussão de aspectos do curso de Licenciatura em Artes Visuais inclui o espaço-lugar de atuação da pesquisadora, demarcando também conflitos entre o ensino de arte e a leitura de imagem na escola. Em seguida adentra o campo do conhecimento científico, dos paradigmas dominantes, dos espaços de fronteira e seus saberes emergentes com o intuito de delinear o amplo campo da pesquisa qualitativa, de enfoque pós-modernista, e as características da Pesquisa Baseada em Arte e seus usos na educação. Apresentam-se impressões iniciais da pesquisadora sobre a PEBA, amparadas por leituras e experiências em cursos de formação no Brasil e adensadas e transformadas pelo estágio de doutoramento realizado na Northern Illinois University com apoio do professor Dr. Richard Siegesmund, defensor e crítico deste tipo de abordagem de investigação. O cenário em vivência construído sobre esta abordagem de pesquisa é confrontado com características percebidas e o que permanece ausente, tendo como base de análise uma pesquisa de doutorado premiada nos Estados Unidos em 2014 e também os debates ocorridos em recentes congressos realizados na península Ibérica sobre a pesquisa artística e a baseada em arte. Delineiam-se ao final da tese as contribuições da PEBA para a formação do professor de Artes Visuais pela inserção de práticas artísticas como processo e como produto da investigação, agregando outras formas de construção e de produção de conhecimento e possibilitando uma posse mais autoral e crítica de discursos visuais. Palavras-chave: Licenciatura em Artes Visuais. Pós-modernismo. Espaço-lugar de atuação docente. Pesquisa Baseada em Arte. Modos de conhecer. Abstract: This investigative study nourishes itself from unsettlings and desires related to academic research and its effects on the formation and acting of visual arts teachers, presenting possibilities and challenges in the use of artistic procedures on educational investigations, or more specifically in the investigative approach denoted Art-Based Educational Research (ABER). The path-method of this thesis composes itself from reflections and inquiries on the contemporary concept of teacher and of research, as well as the implications over the investigative practices on art education/teaching with the goal of tensing the distinction between hegemonic scientific knowledge and other formative knowledges, presenting the presumptions of ABER and its possibilities in broadening the relations between artistic practice and new ways of viewing the world and of producing knowledge. The choice made for expounding and grounding these arguments involves highlights on research in the university, on the formation of teachers and the relations and tensions with the concept denoted reflective teacher. The discussion of aspects of the course on visual arts education includes the researcher's site of activity, outlining as well the conflicting space within art and the reading of images in school. Proceeding into the realm of scientific knowledge, the dominant paradigms, the fringe fields and their emerging knowledges, an attempt is made to outline the broad field of qualitative research, of post-modernist focus, and the characteristics of Art-Based Research and its uses on education. The researcher's initial impressions on ABER are presented, leaning on the reading of articles and on experiences in edification courses in Brazil and condensed and transformed by the doctoral internship done in Northern Illinois University with the support of Professor Dr. Richard Siegesmund, defender and critic of this kind of investigative approach. The living scenery built over this research approach is confronted with its perceived traits and gaps, having as the basis for its analysis a doctoral research awarded a United States prize in 2014, as well as the debates in recent congresses taking place on the Iberian Peninsula on artistic and art-based research. Outlined at the end of the thesis are the contributions from ABER to the formation of the visual arts teacher through the insertion of artistic practices as both process and product of investigation, compounding other forms of knowledge construction and production, and enabling a more authorial and critical stance towards one's own visual discourses. Keywords: Visual Art Education. Post-modernity. Teaching practice's site of activity. Art-Based Research. Ways of knowing.
Collections
- Teses [395]