O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
Resumo
Resumo: São investigadas as orientações e discussões sobre o livro didático de Física estabelecidas nos cursos de licenciatura em Física de universidades e institutos federais de educação científica e tecnológica do Sul do Brasil, com o objetivo de identificar como as questões relativas ao livro didático de Física são abordadas. Tomando como referência teóricos que tratam da formação de professores e de sua profissionalização, assim como os que falam sobre o livro didático de maneira geral e o de Física em específico, foram analisados os projetos de cursos das instituições participantes da amostra e os documentos oficiais do governo relacionados às políticas para o livro didático e à formação de professores. O trabalho de campo envolveu os coordenadores dos cursos e os professores por eles indicados que desenvolviam em suas disciplinas atividades relativas às questões do livro didático de Física. Tanto coordenadores como professores responderam a instrumentos de pesquisa que lhes foram disponibilizados em formulários on-line. A análise dos resultados mostrou que os cursos constituintes da amostra, ou foram criados após as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (BRASIL, 2002a) e as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física (BRASIL, 2001), ou passaram por uma reestruturação recente, adequandose, assim, às orientações por elas sugeridas. A análise das respostas dadas pelos participantes permitiu inferir que eles atribuem ao livro didático uma função documental, segundo categoria utilizada por Choppin (2004), pela qual o uso do livro didático não é dirigido, sendo seu conteúdo utilizado como material de análise para confronto com outras fontes, contribuindo assim para a formação do espírito crítico dos leitores. Foi também possível inferir que, subjacente às práticas dos formadores de professores evidencia-se a intenção de proporcionar condições para a formação de intelectuais críticos e transformadores, conforme a acepção de Giroux (1997), em que se privilegia o desenvolvimento do conhecimento crítico dos estudantes sobre as estruturas básicas da sociedade, sem que, no entanto, possam ser feitas afirmações de que o desejo dos formadores de professores, evidenciados por suas práticas, se concretizará nas escolas quando seus alunos já estiverem atuando como professores. Diante das evidências produzidas, há que ser também considerada a influência que as demais disciplinas e professores do Curso exercem sobre o possível uso do livro didático pelos futuros professores. Palavras chave: Formação de professores de Física, Livro Didático de Física, PNLD, Licenciatura em Física, Ensino de Física. Abstract: This paper investigates the guidelines and discussions about Physics textbooks conducted in the programs for physics teachers' formation of the Federal Universities and Institutes of Scientific and Technological Education in the South of Brazil. Its objective is to identify how the issues regarding physics textbooks are approached and handled in these programs. By taking as a reference the scholars who study teachers' formation and their professionalization, as well as those who approach textbooks in general and physics textbooks in particular, this work analyzed the course projects of the sampled institutions and the official government documents related to textbooks and teachers' formation policies. Field work involved program coordinators and professors indicated by them who developed activities related to physics textbooks in their disciplines. Both coordinators and professors answered online forms used as investigation tools. The results analysis showed that the programs in the sample had been created after the National Curricular Guidelines for the Formation of Basic Education Teachers (BRASIL, 2002a) and the National Curricular Guidelines for Physics Programs (BRASIL, 2001), or had suffered a recent restructuration, therefore being adjusted to these guidelines. The analysis of the answers given by participants allowed the researcher to infer that they attribute a documental function to the textbook, according to the category used by Choppin (2004). This category affirms that the use of the textbook is not directed and its content is used as material of analysis to confront other sources, contributing to the formation of a critical feature in the readers. It was also possible to infer that, underneath the practice of teachers' formers, there is an intention to provide conditions to the formation of critical and transforming intellectuals, according to the definition by Giroux (1997). This definition focuses on the development of the critical knowledge of students about the basic structures of society - however, it does not make it possible to affirm that the wish of teachers' formers, evidenced by their practice, will be fulfilled in schools once their students have become teachers. In the light of the evidences produced, another factor to be considered is the influence that other disciples and professors of the programs exert on the possibilities of use of textbooks by the future teachers. Key words: Physics teachers' formation, physics textbook, PNLD, Program for physics teachers' formation, teaching physics.
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