Educação do campo: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 441-460 of 600
-
A educação ambiental na concepção dos professores de Ciências do ProJovem Campo Saberes da Terra
(2011)Resumo: Com o objetivo de analisar a concepção dos professores de Ciências do ProJovem Campo em relação à educação ambiental no contexto do campo, realizou-se o presente trabalho onde por meio de questionários com perguntas ... -
Educação alimentar do campo na nossa comunidade
(2011)Resumo: Este trabalho tem por objetivo conhecer a realidade da educação alimentar do campo em nossa comunidade. Foi realizada inicialmente pesquisa bibliográfica e posteriormente pesquisa de campo, sendo apresentada na ... -
É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?
(2014)Resumo: O objetivo do trabalho consiste em buscar conhecimentos metodológicos para compreender como se constrói, executa e vivencia um Currículo Escolar que visa atender educandos oriundos do campo e da cidade, matriculados ... -
A diversidade sexual e a sala de aula
(2011)Resumo: A diversidade na sala de aula atualmente é incrível. Origem, cor, religião, opção sexual, grupo familiar, posição social, tendência política e outros aspectos convivem na sala de aula, proporcionando a todos uma ... -
Diversidade escolar e o bullying
(2014)Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar alguns apontamentos sobre a diversidade escolar, demonstrando a importância da desconstrução de preconceitos. Evidenciando a questão do respeito à diversidade Escolar. ... -
A diversidade discutida em uma escola do campo
(2014)Resumo: As pessoas do campo são consideradas menos constituídas de cultura, inteligência e razão. O presente trabalho tem como principal objetivo tratar da discriminação, seja ela qual for, principalmente com relação às ... -
Dificuldades no processo de transição de uma escola de ensino regular para a educação do campo
(2011)Resumo: Ao longo da história, o processo educacional brasileiro, pensado para atender uma demanda urbano industrial que crescia no início do século XX, acabou excluindo uma grande parcela da população que não se encaixava ... -
Dificuldades encontradas por educadores e educandos na educação do campo no "ProJovem Campo Saberes da Terra"
(2011)Resumo: O presente trabalho demonstra a experiência com educação do campo vivida durante o programa "Projovem Campo Saberes da Terra" no distrito de Calógeras, município de Arapoti estado do Paraná, onde foram encontradas ... -
As dificuldades encontradas no Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes - Itapejara D’Oeste - PR
(2014)Resumo: A pesquisa tem por objetivo identificar as dificuldades que o Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes, instalado na área rural do município de Itapejara D'Oeste- PR, enfrenta ao implantar a modalidade de ensino ... -
As dificuldades de se trabalhar a leitura nas escolas do campo
(2014)Resumo: O presente projeto visa um comentário a respeito da problemática da leitura nas escolas, uma vez que os alunos têm grande resistência em se tratando de ler determinados livros. O que se discute aqui são os motivos ... -
As dificuldades da comunidade escolar rural de Maralúcia do município de Medianeira - PR - no uso do transporte escolar
(2014)Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em discutir o cotidiano e a qualidade do uso do transporte escolar dos alunos que frequentam a Escola do Campo São Luiz da Comunidade Rural de Maralúcia do Município de Medianeira ... -
O destino do lixo nas comunidades dos educandos no km-44
(2011)Resumo: O artigo versa sobre o destino do lixo nas propriedades dos educando da escola situada no km-44, localizada as margens da Rodovia Parigot de Sousa, Município de Arapoti-PR. Vale a pena informar que, o lixo gerado ... -
Desenvolvimento no e do campo : o olhar para a educação do campo em Goioerê
(2021-12-06)Resumo: A educação do campo é peça fundamental para o desenvolvimento humano. Sem educação no e do campo, este voltaria aos tempos coloniais onde a educação era relegada apenas a uma minoria, portanto, torna-se urgente que ... -
Desafios e avanços da educação do campo na região de Cascavel a partir do Projovem Campo – Saberes da Terra
(2011)Resumo: O presente trabalho, objetiva analisar o contexto em que está inserido o Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra, observando desafios e avanços da Educação do Campo, através de sua implantação no Núcleo Regional ... -
Desafios da integração entre educação do campo e saúde pública na Ilha dos Valadares
(2021-12-06)Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e desafios das ações da escola fortalecer e ampliar as ações da escola no sentido de promover a saúde da comunidade, através da construção da consciência ... -
Da "escolinha-velha" à educação do campo : reflexões necessárias
(2011)Resumo: O artigo apresenta um relato pessoal, pois aprendemos nessa especialização e no ProJovem que é necessário e importante trabalhar a história de vida de cada um. Assim, nessa experiência particular, relatamos o ... -
Currículo escolar na educação no campo
(2011)Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar – sob o ponto de vista do currículo escolar – a importância da produção da horta comunitária na educação no campo. O currículo escolar constitui instrumento significativo, ... -
O curriculo da escola do campo : uma prática de repensar a realidade
(2011)Resumo: Este estudo se propõe a analisar as representações a cerca do currículo, dos professores e equipes pedagógicas que atuam nas escolas do campo. O mesmo pontua elementos que fomenta o debate sobre o currículo na ... -
Cruzeiro do Oeste : o desmantelamento da educação no campo e do campo
(2011)Resumo: O presente artigo aborda os processos que levaram o município de Cruzeiro do Oeste, Pr, cuja colonização foi marcada por um rápido e expressivo aumento da população, motivado principalmente pela exploração de madeira ... -
A criança e seu contexto no MST : possibilidades da arte-educação através de proposta de formação junto aos educadores da Ciranda Infantil Curupira - Assentamento Contestado no Paraná
(2021-12-06)Resumo: Ser criança na realidade sócio-cultural do MST não é uma condição de infância comum. Há duras realidades enfrentadas pelos pequenos, não obstante a proteção das famílias e lideranças do Movimento, por vezes impotentes ...