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    As dificuldades da comunidade escolar rural de Maralúcia do município de Medianeira - PR - no uso do transporte escolar

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    R - E - SANDRA FATIMA LIMBERGER.pdf (268.4Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Limberger, Sandra Fatima
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em discutir o cotidiano e a qualidade do uso do transporte escolar dos alunos que frequentam a Escola do Campo São Luiz da Comunidade Rural de Maralúcia do Município de Medianeira no Paraná. Ainda pretende discutir a mobilidade do campo como direito, relacionado-a com a política pública de educação do campo, o transporte e a permanência na escola a fim de elencar sugestões ao enfrentamento escolar, comunitário e dos gestores para a superação dos limites investigados, cooperando com a organização da vida cidadã. Isto se justifica pois os estudantes da Educação Básica que moram em área rural ou distante de sua escola têm direito ao transporte gratuito, em condições de mobilidade segura e com eficiência. Como sou parte do corpo docente da Escola a metodologia utilizada foi a observação, diário de campo e entrevista, fundamentando as discussões através da pesquisa bibliográfica. Os estudos apontam que no caso apresentado há a necessidade de realizar medidas que possam efetivamente elevar as condições de qualidade do serviço prestado, sendo importante observar que a distância do percurso não é o único fator responsável pelo alto tempo de deslocamento dos alunos, nem ao desconforto que esses apresentam ao longo do trajeto. Dentre essas condições do transporte pode-se citar: condições das vias, qualidade dos veículos, taxa de ocupação dos veículos, dentre outras. Além do fato da grande diversidade dos veículos serem velhos, com idade média de mais de 16 anos, apresentando má conservação e, além disso, são veículos nem sempre aptos a operaram nas condições do meio rural. Grande parte dos aspectos que levaram o transporte escolar rural ao estado atual é reflexo da carência de políticas voltadas para o setor, e também de falhas no processo de gestão, planejamento e regulação desse serviço. O estudo ainda permite assinalar a necessidade do cumprimento dos princípios da Educação do Campo como uma dimensão a possibilitar que os moradores de áreas rurais se desenvolvam e criem oportunidades para melhoria de sua condição de vida
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50526
    Collections
    • Educação do campo [600]

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