A criança e seu contexto no MST : possibilidades da arte-educação através de proposta de formação junto aos educadores da Ciranda Infantil Curupira - Assentamento Contestado no Paraná

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Data
2021-12-06Autor
Vieira, Geraldine Marie Rita, 1965-
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Resumo: Ser criança na realidade sócio-cultural do MST não é uma condição de infância comum. Há duras realidades enfrentadas pelos pequenos, não obstante a proteção das famílias e lideranças do Movimento, por vezes impotentes diante de absurdas injustiças que enfrentam, até o momento em que essa luta se transforma em trabalho de construção, árduo, porém mais sereno, quando enfim conquistam o direito de fixar raízes num pedaço de chão. As crianças, como parte atenta dessa realidade, em plena construção de seu ser físico, afetivo e psíquico, trazem marcas dessa história, tanto como possibilidades de superação como de ricas vivências de testemunhos de solidariedade e coragem. Nesse contexto é que se apresenta este trabalho, como uma proposta inicial que, se efetivada, pretende contribuir com algumas possibilidades de desenvolvimento criativo e enraizamento cultural das crianças da Ciranda Infantil no Assentamento Constestado, por meio de oficinas de arte-educação junto a seus Educadores
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- Educação do campo [600]