• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Da "escolinha-velha" à educação do campo : reflexões necessárias

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSIANE APARECIDA SCHADECK.pdf (557.9Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Schadeck, Rosiane Aparecida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O artigo apresenta um relato pessoal, pois aprendemos nessa especialização e no ProJovem que é necessário e importante trabalhar a história de vida de cada um. Assim, nessa experiência particular, relatamos o processo de realidade de quando fomos alfabetizados tradicionalmente no campo, ou seja, na "escolinha-velha", pois fomos à escola na época em que havia muitas Escolas Rurais Multisseriadas e a professora era nossa mãe. Procuramos perceber as contradições existentes entre aquele período e este, quando meu irmão mais novo, foi a Escola, após a Nucleação, tendo em conta que, nem todas as Escolas em Goioxim foram nuclearizadas. Propomos então, uma reflexão entre a evolução do ensino rural ou do campo e o da cidade, o qual, hoje é voltado para realidade urbana, sendo, muitas vezes, excludente, em relação ao trabalho que se desenvolve nas escolas do campo. Entendemos que a Educação do Campo proporcionou a abertura ao diálogo, reflexões e novas conquistas para a população rural com o intuito de que as políticas e as transformações ocorridas sejam uma oportunidade para os educandos de permanecerem no meio rural. Estas escolas devem desenvolver uma pedagogia que vincula educação e sociedade, cujo objetivo é também construir uma dimensão de desenvolvimento do campo, em consonância com a política nacional de educação que em suas diretrizes gerais garante-se o direito à educação dos cmaponeses no lugar onde vivem
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38629
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV