Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 46-65 of 72
-
A linguagem técnico-científica e os temas de ecologia : uma abordagem a partir do educar pela pesquisa com estudantes do ensino médio
(2020)Resumo: Um fator limitante no processo de ensino aprendizagem de Biologia são as terminologias técnico-científicas. Entretanto, como parte do contexto do sistema educacional, os documentos norteadores da Educação Básica e ... -
Materiais didáticos em educação para cegos no Brasil : uma revisão bibliográfica e descrição de uma metodologia áudio tátil para ensino de morfologia macroscópica para cegos
(2020)Resumo: A Lei 9.394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 59, assegura o atendimento especializado aos estudantes de acordo com suas necessidades especiais, exigindo professores capacitados e ... -
Material didático sobre Sars-Cov-2 adaptado para inclusão de estudantes cegos
(2022)Resumo: A Biologia é uma disciplina que deve ser guiada pela alfabetização científica e pelo ensino investigativo de modo a promover aprendizagem significativa. Deve considerar também a inclusão de alunos que apresentem ... -
Metodologias para o ensino de ecologia numa escola de campo
(2019)Resumo: O ensino de Ecologia no ensino médio é de grande relevância para percepção da complexidade dos fenômenos biológicos que envolvem o meio ambiente, além de fazer parte da formação de cidadãos conscientes, com pensamento ... -
Mosquitos : uma ameaça à saúde? : uma proposta de ensino investigativo de arboviroses
(2022)Resumo: O combate aos mosquitos transmissores do arbovírus tem sido a principal estratégia para erradicação de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, no Paraná e no Brasil. As arboviroses apresentam-se como epidemias ... -
A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
(2019)Resumo: A paleontologia no ensino básico, fundamental e médio, é competência em especial das disciplinas de ciências e biologia. Esta ciência apresenta grande importância evolutiva, contribuindo para a compreensão da ... -
A peste negra na Europa e no Brasil : uma ferramenta para o ensino de microbiologia na escola
(2022)Resumo: A perspectiva do ensino de Biologia sofreu influência dos aspectos sociais, políticos, econômicos, religiosos e científicos de cada período histórico, mas, de forma geral, o processo de ensino-aprendizagem tem sido ... -
Planolândia, uma metáfora de vários significados aplicada ao ensino de conceitos biológicos
(2020)Resumo: Esta pesquisa buscou entender algumas das possíveis relações entre Ficção Científica e Ensino e de que maneira essa associação pode contribuir para a melhoria do processo de ensinoaprendizagem. O objetivo geral do ... -
As potencialidades para o desenvolvimento de aulas práticas de educação ambiental no Vale do Ribeira, São Paulo
(2019)Resumo: O presente trabalho refere-se a um levantamento de informações científicas relevantes sobre as potencialidades para o desenvolvimento de aulas práticas de educação ambiental na região do Vale do Ribeira, extremo ... -
Produção de material de orientação para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 por estudantes do ensino médio de um colégio do litoral paranaense : uma abordagem sob a ótica do pensamento complexo
(2022)Resumo: Esse trabalho trata da produção e aplicação de uma sequencia didática investigativa que visa a reflexão acerca dos desafios impostos e conhecimentos possibilitados pelo enfrentamento à pandemia de covid-19. O ... -
Produção e utilização de jogo didático no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de metabolismo energético no ensino médio
(2019)Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da produção e aplicação de um jogo de tabuleiro moderno sobre metabolismo energético com estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Aldo ... -
Proposta de sequência didática sobre reprodução e embriologia humana para o ensino médio baseada na experiência docente
(2019)Resumo: A Reprodução e a Embriologia Humana são temas importantes e complexos da Biologia que estão interligados e são sequenciais nos livros didáticos. Esses conteúdos são abordados geralmente nos anos iniciais do Ensino ... -
Uma proposta lúdica para o ensino da origem da vida
(2022)Resumo: O ensino público no Brasil atende a 73,5% dos jovens em idade escolar. Desde 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é responsável pela produção, avaliação e distribuição dos livros didáticos (LD) no ... -
O protagonismo juvenil no processo de ensino aprendizagem sobre as enteroparasitoses
(2019)Resumo: Intervenções educativas são importantes ferramentas utilizadas para prevenção de vários tipos de doenças, dentre elas podemos destacar as enteroparasitoses. O Protagonismo Juvenil possibilita a atuação dos jovens ... -
Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio
(2021)Resumo: As metodologias ativas, sobretudo na perspectiva investigativa, se apresentam como possíveis caminhos para superar obstáculos no processo de ensino/aprendizagem, até então intransponíveis. Os conteúdos selecionados ... -
Sequência didática com metodologias ativas para o ensino de anatomia e fisiologia humana no ensino médio
(2020)Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado da aplicação de uma Sequência Didática baseada em Metodologias Ativas de Aprendizagem (ensino por investigação, aprendizagem baseada em equipes e projetos) direcionada ao ... -
Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
(2022)Resumo: A metodologia pela qual os professores da educação básica trabalham o Reino Fungi apresenta inúmeras falhas no processo de ensino-aprendizagem. As aulas caracterizam um caráter expositivo, restrito à sua classificação, ... -
Sequência didática investigativa de bioquímica celular : reflexões sobre hábitos alimentares dos estudantes do ensino médio
(2022)Resumo: A alimentação saudável é extremamente importante para os seres humanos, considerando que influencia em seu desenvolvimento cognitivo e físico. Além disso, a alimentação saudável contribui significativamente para a ... -
Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia
(2022)Resumo: O ano de 2020 foi marcado pela pandemia causada pela COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, que surgiu no fim de 2019, na província de Wuhan, na China. Da mesma ... -
Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf
(2022)Resumo: A pedagogia Waldorf tem como premissa, para o ensino das ciências, o caminho do(a) estudante através de diversos tipos de experimentos, ir construindo seu conhecimento, mediado pela figura do(a) professor(a), assim ...