Uma proposta lúdica para o ensino da origem da vida
Resumo
Resumo: O ensino público no Brasil atende a 73,5% dos jovens em idade escolar. Desde 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é responsável pela produção, avaliação e distribuição dos livros didáticos (LD) no Brasil. Assim, os objetivos deste trabalho foram verificar a forma como o tema Origem da Vida é abordado nos LD, as dificuldades dos docentes em ministrar este tema em sala de aula e a produção de um jogo de tabuleiro que auxilie no processo de ensino e aprendizagem deste tema. Inicialmente, a análise do conteúdo sobre o tema Origem da Vida nos Livros Didáticos de Biologia foi realizada nos exemplares utilizados na rede estadual de ensino médio no município de Campo Largo, PR, durante o Quinquênio 2015 - 2019, para verificar como o assunto era abordado. Os docentes da rede pública de ensino foram convidados a responder um formulário online que investigava a forma como o docente aborda o assunto em sala e as suas dificuldades. Com base nos resultados obtidos anteriormente, um jogo foi elaborado e aplicado em sala de aula para um grupo de 43 estudantes do ensino médio. Para avaliar o efeito do jogo no processo de ensino aprendizagem os estudantes realizaram uma avaliação pré-jogo e outra pós-jogo. Os resultados deste estudo mostraram que apenas dois LD contemplavam de 73% e 76% dos critérios utilizados para avaliar qualidade e conteúdo dos LDs. Entre os docentes 41,2% relataram insegurança ao ministrar o tema por falta de material didático adequado e 52,9% pela falta de motivação dos alunos em aprender sobre o tema. Assim, um modelo de jogo foi proposto na forma de trilha para contribuir para sanar as dificuldades relatadas. No geral, após a aplicação do jogo o número de respostas referentes ao tema Origem da Vida aumentou. Assim, a utilização do jogo como recurso didático pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem sobre o tema Origem da Vida. Abstract: Public education in Brazil serves 73.5% of school-age youth. Since 1985, the National Textbook Program (PNLD) has been responsible for the production, evaluation and distribution of textbooks (LD) in Brazil. Thus, the objectives of this work were to verify how the theme Origin of Life is approached in textbooks, the difficulties of teachers in teaching this theme in the classroom and the production of a board game that helps in the teaching and learning process of this theme. Initially, the content analysis on the theme Origin of Life in Biology Textbooks was carried out in the copies used in the state high school network in the municipality of Campo Largo, PR, during the 2015 - 2019 Quinquennium, to verify how the subject was approached. Teachers from the public school system were invited to answer an online form that investigated the way in which the teacher approaches the subject in the classroom and their difficulties. Based on the results obtained previously, a game was developed and applied in the classroom for a group of 43 high school students. To evaluate the effect of the game on the teaching-learning process, the students performed a pre-game and a post-game evaluation. The results of this study showed that only two textbooks covered 73% and 76% of the criteria used to assess the quality and content of textbooks. Among the teachers, 41.2% reported insecurity when teaching the topic due to lack of adequate teaching material and 52.9% due to the students' lack of motivation to learn about the topic. Thus, a game model was proposed in the form of a trail to contribute to solving the difficulties reported. In general, after the application of the game, the number of answers referring to the theme Origin of Life increased. Thus, the use of the game as a teaching resource can contribute to the teaching and learning process on the Origin of Life theme.
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