• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Planolândia, uma metáfora de vários significados aplicada ao ensino de conceitos biológicos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - HUGO HENRIQUE MARTINS.pdf (2.164Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Martins, Hugo Henrique, 1991-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa buscou entender algumas das possíveis relações entre Ficção Científica e Ensino e de que maneira essa associação pode contribuir para a melhoria do processo de ensinoaprendizagem. O objetivo geral do trabalho foi criar, aplicar e avaliar uma ferramenta pedagógica baseada na obra "Planolândia: um romance de muitas dimensões", de Edwin A. Abbot (1884) para o estudo de conceitos biológicos. As atividades envolveram partes do filme e do livro como ponto de partida para a análise de textos, realização de debates e reflexões apontando conceitos biológicos apresentados pela narrativa. A ferramenta de ensino elaborada consistiu em uma sequência didática, composta por cinco aulas. A hipótese levantada pelo trabalho é de que uma ferramenta didática, que envolve ficção científica, pode auxiliar e contribuir para a aprendizagem de conceitos biológicos. A pesquisa foi realizada com uma turma de trinta e três estudantes do terceiro ano do ensino médio. Estes participaram das atividades propostas pela sequência didática, onde tiveram a oportunidade de exercitar a capacidade de argumentação, criação e trabalho em equipe. O estudo da obra revelou um grande potencial da mesma para o seu uso em aulas de biologia e em áreas como matemáticas, geometria e sociologia. Porém, apesar do conjunto variado de atividades através do qual foi explorado o conteúdo e desenvolvidos os conceitos biológicos chave, foi marcante a baixa participação e efetivo engajamento dos alunos integrantes do estudo nelas. Esta observação levanta alguns questionamentos sobre os atributos necessários no professor e nos estudantes na implementação de metodologias ativas no ensino médio, e do uso da ficção científica como uma forma de abordar o ensino de ciências na escola. Palavras-chave: Ficção científica; Planolândia; Ensino.
     
    Abstract: This research sought to understand some of the possible relations between Science Fiction and Education and the way this association may contribute to improve the process of teaching learning. The general aim of the work was to create, apply and evaluate the pedagogical tool based upon the work "Flatland: a romance of many dimensions", by Edwin A. Abbot (1884) for the study of biological concepts. The activities involved parts of the movie and the book as source for the analysis of texts, debates and reflection pointing out the biological concepts of the narrative. The tool of teaching consisted of a didactic sequence, made up of five classes. The hypothesis raised at the work is that a didactic tool, involving science fiction, might assist and contribute to the learning of biological concepts. The search was performed on a class of thirty-three senior students in high school. They participated in the activities proposed in the didactic sequence, where they had the opportunity of working on their ability of arguing, creating and teamwork. The study of the work showed its own potential for using it in the biology classes and for studies of mathematics, geometry and sociology. However, despite the varied set of activities in which the content was explored and the key of biological concepts were developed, it was memorable the low number of participation and effective involvement of the students. This observation promotes some questioning about the attributes needed in the teacher and the students for the implementation of active methodologies in high school, and the use of science fictions as a technique of approaching the teaching of science at school. Keywords: Science fiction; Flatland; Teaching.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69934
    Collections
    • Dissertações [95]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV