• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 32001010175P5 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Material didático sobre Sars-Cov-2 adaptado para inclusão de estudantes cegos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - SERGIO ROBERTO JAROSZ ANTUNES.pdf (5.529Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Antunes, Sérgio Roberto Jarosz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A Biologia é uma disciplina que deve ser guiada pela alfabetização científica e pelo ensino investigativo de modo a promover aprendizagem significativa. Deve considerar também a inclusão de alunos que apresentem limitações sensoriais e motoras. Neste contexto, são necessárias novas metodologias que adaptem as narrativas para sujeitos privados da visão. O presente trabalho propõe uma Sequência Didática (SD) sobre o novo coronavírus (SARS-CoV- 2) e a COVID-19 baseada nos princípios do ensino investigativo e inclusivo de alunos cegos empregando recursos didáticos adaptados. Além da sua relevância curricular, a temática escolhida é atual e de grande importância para a saúde pública. A estratégia pedagógica envolveu o desenvolvimento de um modelo tridimensional (3D) do microrganismo produzido por tecnologias de modelagem e impressão 3D. Associado ao modelo 3D, foram produzidos áudios com informações complementares sobre o vírus, a doença, formas de transmissão e prevenção. O modelo reproduziu as principais características do vírus, foi impresso por tecnologia de deposição e fusão em impressora Ender 5 Pro com peças encaixáveis, cujo objetivo foi estimular a percepção tátil e o reconhecimento dos componentes virais e suas características. Os áudios contemplaram a proposta inclusiva, fornecendo uma narrativa sobre as características do vírus, processo de infecção e medidas preventivas da COVID-19. O desenvolvimento deste estudo resultou na produção de uma SD com elementos de ensino por investigação e letramento científico além de práticas inclusivas. Concluiu-se que a SD permitiu estabelecer metodologias investigativas e inclusivas pelo uso de material tátil tridimensional e áudios com características que buscam favorecer a compreensão da temática tanto para estudantes cegos quanto videntes.
     
    Abstract: Biology is a discipline that must be guided by scientific literacy and investigative teaching to promote meaningful learning. It should also consider the inclusion of students who have sensory and motor limitations. In this context, new methodologies are needed that adapt the narratives to subjects deprived of sight. The present work proposes a Didactic Sequence (DS) on the new coronavirus (SARS-CoV-2) and COVID-19 based on the principles of investigative and inclusive teaching of blind students using adapted teaching resources. In addition to its curricular relevance, the chosen theme is current and of great importance for public health. The pedagogical strategy involved the development of a three-dimensional (3D) model of the microorganism produced by 3D modeling and printing technologies. Associated with the 3D model, audios were produced with complementary information about the virus, the disease, forms of transmission, and prevention. The model reproduced the main characteristics of the virus and was printed using deposition and fusion technology on an Ender 5 Pro printer with snap-in parts whose objective was to stimulate tactile perception and recognition of viral components and their characteristics. The audios contemplated the inclusive proposal providing a narrative about the characteristics of the virus, the infection process, and preventive measures of COVID-19. The development of this study resulted in the production of an SD with elements of teaching by investigation and scientific literacy in addition to inclusive practices. It was concluded that the SD allowed the establishment of investigative and inclusive methodologies through the use of three-dimensional tactile material and audio with characteristics that seek to favor the understanding of the theme for both blinds and sighted students.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81695
    Collections
    • Dissertações [93]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV