Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 61-72 of 72
-
Sequência didática com metodologias ativas para o ensino de anatomia e fisiologia humana no ensino médio
(2020)Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado da aplicação de uma Sequência Didática baseada em Metodologias Ativas de Aprendizagem (ensino por investigação, aprendizagem baseada em equipes e projetos) direcionada ao ... -
Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
(2022)Resumo: A metodologia pela qual os professores da educação básica trabalham o Reino Fungi apresenta inúmeras falhas no processo de ensino-aprendizagem. As aulas caracterizam um caráter expositivo, restrito à sua classificação, ... -
Sequência didática investigativa de bioquímica celular : reflexões sobre hábitos alimentares dos estudantes do ensino médio
(2022)Resumo: A alimentação saudável é extremamente importante para os seres humanos, considerando que influencia em seu desenvolvimento cognitivo e físico. Além disso, a alimentação saudável contribui significativamente para a ... -
Sequência didática sobre a Covid-19 : contribuições com foco investigativo para o ensino da biologia
(2022)Resumo: O ano de 2020 foi marcado pela pandemia causada pela COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, que surgiu no fim de 2019, na província de Wuhan, na China. Da mesma ... -
Sugestão de plano de trabalho docente para o ensino de fisiologia baseado na pedagogia Waldorf
(2022)Resumo: A pedagogia Waldorf tem como premissa, para o ensino das ciências, o caminho do(a) estudante através de diversos tipos de experimentos, ir construindo seu conhecimento, mediado pela figura do(a) professor(a), assim ... -
Superando a cegueira botânica na educação básica utilizando uma abordagem integrativa
(2022)Resumo: Ao longo do tempo, desde a pré-história até a contemporaneidade, o homem relaciona-se com a botânica. Na contramão dessa importância e dependência, a sociedade depara-se hoje, com um fenômeno denominado de "cegueira ... -
Uso de aparelhos móveis no ensino de botânica
(2019)Resumo: Um dos desafios de aprendizagem para o estudante do segundo ano do ensino médio é a associação dos nomes das estruturas morfológicas das plantas com os critérios que determinam sua utilização para classificá-las. ... -
Uso de jogos didáticos no ensino de botânica
(2019)Resumo: A disciplina de Botânica para o Ensino Médio é vista pelos alunos como algo pouco interessante. Muitos consideram o assunto sem importância e complexo. Por esses motivos, acabam não se interessando e poucos se ... -
Uso de resina de poliéster na inclusão de fatias semifinas de encéfalo : uma abordagem de baixo custo no ensino de anatomia macroscópica para o ensino fundamental e médio
(2019)Resumo: No ensino de Biologia e Ciências a compreensão da morfologia macroscópica prioriza a visão bidimensional, muito mais por fatores logísticos do que pedagógicos. Tal visão, oferecida pelos livros didáticos, é o fator ... -
Uso do ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem
(2019)Resumo: Quem são os estudantes e as estudantes que frequentam as escolas hoje? Quais seus desejos, vontades, interesses, expectativas? Caracterizar e compreender estes personagens, fundamentais do processo educacional, ... -
A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia
(2019)Resumo: As Ciências Naturais e a Biologia são disciplinas tradicionais na grade curricular das escolas brasileiras que apresentam um grande estigma de "matéria difícil", cheia de "nomes esquisitos" e "apenas decoreba". Ao ... -
Vida e obra do cientista negro George Washington Carver, como ferramenta para o ensino de biologia
(2019)Resumo: O ensino mediado pela História da Ciência (HC) é uma ferramenta que busca auxiliar o professor no resgate das contribuições feitas, pelos cientistas do passado. Este resgate é relevante, pois mostra aos alunos de ...