Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por título
Itens para a visualização no momento 29-48 of 106
-
A educação para a liberdade na obra Emílio de Jean-Jacques Rousseau
(2018)Resumo : A presente pesquisa pretende apresentar uma breve e panorâmica visão da abordagem que Jean-Jacques Rousseau faz sobre a educação a partir de sua obra Emílio ou da Educação. Com base em suas reflexões a proposta é ... -
Educar os mestres para mudar a educação brasileira
(2015)Resumo : Este trabalho apresenta uma análise e reflexão acerca da Educação e dos professores (as) de Filosofia que atuam no ensino médio. A fim de situar o estudo, primeiramente foram elencados, os aspectos históricos sobre ... -
Engajamento e literatura em Jean-Paul Sartre e suas contribuições para a experiência filosófica em sala de aula
(2018)Resumo : Este trabalho tem como objetivo apresentar as possibilidades de uma prática filosófica em sala de aula, a nível de Ensino Médio, com base nas obras literárias de Jean-Paul Sartre. Deste modo, a proposta deve abordar ... -
Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula
(2018)Resumo : A garantia de acesso à filosofia nas aulas ministradas no ensino médio é preocupação fundamental de todo professor de filosofia. Afinal, o risco de errar é grande. Pode-se recair, por um lado, em um conteudismo, ... -
Ensinar filosofia ou ensinar filosoficamente : um novo paradigma da educação sob ponto de vista de Edgar Morin
(2015)Resumo : Este artigo tem como finalidade analisar o papel da Filosofia na educação não apenas como disciplina programática mas também como nova abordagem do conhecimento na educação básica de acordo com o ponto de vista ... -
O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
(2018)Resumo: A presente monografia tem por objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica os encaminhamentos metodológicos para o ensino de Filosofia como criação de conceitos presentes nas Diretrizes Curriculares de ... -
O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
(2018)Resumo : Este artigo tem como finalidade refletir sobre a diversidade cultural da comunidade escolar e mostrar caminhos para os profissionais da educação alcançarem bons resultados num ambiente tão diversificado de hábitos, ... -
O ensino de filosofia e sua contribuição para o desenvolvimento da inteligência emocional
(2018)Resumo : O tema deste trabalho de monografia visa analisar de que forma o ensino de filosofia pode contribuir para a educação das emoções, ou, no desenvolvimento da inteligência emocional de jovens e adultos. Para que ... -
O ensino de filosofia na educação profissional
(2018)Resumo : Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios e as possibilidades do ensino de filosofia no âmbito da educação profissional. O problema que subjaz a investigação são as dualidades que perpassam a história ... -
O ensino de filosofia na modalidade de EJA no estado do Paraná : e o tempo para filosofar?
(2015)Resumo : Dentre as modalidades de oferta do Ensino Médio brasileiro tem-se a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual grande parte dos estudantes se encontra na faixa etária acima dos 18 anos, e muitos dos quais já ... -
O ensino de filosofia no ensino médio : das questões de método a emancipação
(2015)Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir o ensino de filosofia, configurando a emancipação intelectual como princípio necessário a prática de ensino, frente aos problemas e questões de método que marca o retorno da ... -
Ensino de filosofia no pensamento kantiano com abordagem para o ensaio "Resposta a pergunta : O que é esclarecimento"
(2016)Resumo : O objetivo deste trabalho é a de analisar o pensamento kantiano com destaque especial em seu referido texto publicado em 1783 com o título "Resposta a pergunta: O que é Esclarecimento". Para tanto em um primeiro ... -
O ensino de filosofia política na modalidade EJA : uma reflexão sobre a política e politicagem a partir do experimento social "Compra Consciente"
(2018)Resumo : O presente trabalho visa apresentar as dificuldades e caracterísiticas da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), percebendo as caracterísitcas dos estudantes de tal modalidade, bem como os principais ... -
A estética da exclusão : o bullying na escola
(2018)Resumo: Este estudo pretende analisar as construções discursivas empregadas na prática do Bullying e como as mesmas refletem conceitos de estética que trazem em seu bojo preconceitos que em muito se distanciam do ideal de ... -
Estética em sala de aula
(2015)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo descobrir como abordar e aprofundar o tema ‘estética em sala de aula’. Com o intuito de conseguir a solução para esse problema, será necessário conceituar estética, relacionar ... -
O estudo de política em sala de aula em escola do campo
(2018)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como uma aula de filosofia política pode ser aplicada em uma escola do campo no âmbito da educação estadual no Estado do Paraná. Foi elaborado um planejamento de aula ... -
Um estudo sobre ética, moral e valores
(2018)Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como os conceitos sobre ética, moral e valores podem ser abordados destacando sua importância na formação das pessoas e sua relação com a disciplina de Filosofia. Através da ... -
O evento totalitário sob o viés de Hannah Arendt
(2018)Resumo: O presente trabalho tratará da filosofia política de Hannah Arendt. Em um primeiro momento, encontra-se o estudo acerca do totalitarismo na medida em que este é fundamental para a compreensão do pensamento arendtiano. ...