O ensino de filosofia política na modalidade EJA : uma reflexão sobre a política e politicagem a partir do experimento social "Compra Consciente"
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Data
2018Autor
Pinto Junior, Ari dos Santos Silveira
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Resumo : O presente trabalho visa apresentar as dificuldades e caracterísiticas da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), percebendo as caracterísitcas dos estudantes de tal modalidade, bem como os principais desafios que se apresentam no processo ensino-aprendizagem. Ao discutir assuntos ligados a filosofia política, se busca a construção de um pensamento autônomo a partir da reelaboração de conceitos, bem como da reestruturação de saberes do senso comum, que agora se confrontam com concepções teóricas. Ainda busca-se refletir sobre a realidade da política atual, onde se fala em corrupção, percebendo que as ações coletivas ou individuais também podem ser corruptivas ou desonestas, não sendo esta, uma exclusividade dos governantes. A partir dessa preocupação que se apresenta como ética, apresentamos brevemente uma compreensão de Maquiavel em relação a ética e política, para refletirmos, o que se apresenta como ações individuais e coletivas, concluindo tal estudo como uma experiência coletiva, de compra consciente, para percebermos a ação dos indivíduos quando não vigiados, propondo alguns possíveis resultados e abordagens didáticas a partir disso