Navegação Coordenação Pedagógica por assunto "Aprendizagem"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 25
-
Aprendizagem na adolescência : visão dos professores
(2014)Resumo : Este artigo pretende verificar a percepção que os professores do Colégio Estadual Miguel Dias, localizado no município de Joaquim Távora/Paraná, têm sobre a aprendizagem do adolescente. Para isso foram aplicados ... -
Avaliação como mediação do processo ensino aprendizagem
(2014)Resumo: Repensar a avaliação, sua prática e suas funções, é um caminho possível para dar novos rumos ao processo de ensino e de aprendizagem. Não se trata de negar a prática avaliativa, mas de considerá-la um elemento ... -
Avaliação da aprendizagem : percorrendo caminhos para a inclusão, acolhimento e superação das dificuldades de aprendizagem do aluno dos anos finais do ensino fundamental
(2014)Resumo : O presente artigo buscou discutir e refletir o processo de avaliação da aprendizagem que norteia a educação básica nos anos finais do ensino fundamental, para aprofundar as reflexões sobre quais caminhos são ... -
Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel
(2016)Resumo : O presente artigo tem como objeto de análise a avaliação na Educação Infantil. Investigou-se a concepção de avaliação expressa no Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, problematizando-se ... -
Como os professores do Colégio Estadual Paranaense percebem o processi de avaliação e qual o impacto dessa percepção em suas práticas pedagógicas
(2016)Resumo : A pesquisa tem por finalidade investigar como os professores do Colégio Estadual Paranaense percebem o processo de avaliação e qual o impacto dessa percepção em suas práticas pedagógicas, os diferentes olhares e ... -
O coordenador pedagógico e o desempenho do professor na educação
(2014)Resumo : O presente trabalho apresenta uma perspectiva sobre a função da Coordenação Pedagógica em instituições de Educação Infantil, e de como essa função pode interferir na atuação dos professores e no processo de ensino ... -
Critérios de avaliação no processo de ensino aprendizagem
(2014)Resumo : Discutir avaliação da aprendizagem é de ampla relevância ao campo da educação, uma vez que esta se localiza no ambiente escolar com desígnio de permitir ao educando e ao educador conseguir um melhor resultado no ... -
O desafio em garantir o direito de aprender a todos os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender as dificuldades que as professoras apresentam em propor atividades diferenciadas e diversificadas para atender aos diferentes níveis de aprendizagem em sala de aula ... -
Dificuldade de aprendizagem no contexto escolar
(2014)Resumo : Através deste trabalho de pesquisa, buscamos subsidiar uma reflexão sobre a urgência dos professores entenderem a normalidade no processo ensinoaprendizagem para que possam atuar com eficácia nos problemas a ele ... -
Os efeitos da participação ativa da família na educação
(2016)Resumo : Para que possamos entender e obtermos mais conhecimento, em correlação da importância da relação família/escola, ao estudarmos e nos aprofundarmos sobre o papel da família no processo de ensino-aprendizagem. Com ... -
A evasão escolar na EJA
(2014)Resumo : O presente trabalho tem como tema principal a Evasão Escolar na EJA, que busca analisar as razões para a desistência escolar, apresenta como objetivo geral encontrar as razões que levam a evasão escolar na EJA. ... -
Formação contínua do professor : fator preponderante para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante
(2014)Resumo : Esta pesquisa teve como foco a investigação sobre a participação do professor na formação continuada e como esta prática pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante. Ao observar-se o trabalho ... -
As formas de trabalho com o conhecimento e a aprendizagem do aluno
(2014)Resumo : Na dinâmica do ambiente escolar, tem sido um desafio constante, promover a efetivação da aprendizagem. Os educadores inseridos no processo de ensinoaprendizagem têm a sua disposição inúmeras ferramentas, mesmo ... -
A importâcia do lúdico e do brincar na educação infantil
(2016)Resumo : Este artigo tem como objetivo conhecer como ocorre o trabalho com o lúdico e o brincar nas turmas de Jardim II de um CMEI localizado em um município paranaense, destacando a importância do brincar da criança na ... -
A importância do lúdico na educação infantil
(2014)Resumo : O presente artigo visa analisar a importância do lúdico na aprendizagem infantil, o significado do brincar para a criança, visto que quando brinca, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, estabelece ... -
Metacognição na regulação das aprendizagens
(2014)Resumo : Este artigo apresenta uma discussão sobre os conceitos de metacognição trazendo para o debate a importância desse tema na regulação das aprendizagens tanto por parte dos professores como por parte dos alunos. Além ... -
A participação da família no CMEI : uma parceria necessária para o sucesso da aprendizagem
(2016)Resumo : Através de estudos a partir de literaturas e de experiências vividas no espaço escolar, este artigo analisa questões sobre a relação entre a família e a escola. Tem por objetivo compreender a relevância do vínculo ... -
A política educacional do ciclo básico de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental : algumas reflexões
(2014)Resumo : Este artigo procura trazer à tona algumas reflexões sobre a implantação do Ciclo Básico de Aprendizagem em uma escola da rede municipal de ensino de Cascavel, PR. Para tanto, apresenta uma breve contextualização ... -
O processo de avaliação calçado no currículo para Rede Pública Municipal de Ensino
(2014)Resumo : O objetivo do presente estudo é realizar uma análise sobre a concepção de Avaliação contida no Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel e como se efetiva o processo avaliativo na sala de aula. ... -
Relações interpessoais : contribuições para a aprendizagem no ensino fundamental da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar Eief
(2014)Resumo : Partindo do pressuposto da educação como um processo social, que interfere no desenvolvimento das relações interpessoais, o contexto escolar passa a ser de fundamental importância para a formação destas relações ...