A importâcia do lúdico e do brincar na educação infantil
Resumo
Resumo : Este artigo tem como objetivo conhecer como ocorre o trabalho com o lúdico e o brincar nas turmas de Jardim II de um CMEI localizado em um município paranaense, destacando a importância do brincar da criança na educação infantil, enfocando a importância do brincar infantil no processo de desenvolvimento do ser humano, conhecer o significado do brincar na infância e a sua contribuição para o desenvolvimento no ensino e a aprendizagem na educação infantil, descobrindo através da brincadeira que as atividades lúdicas proporcionam momentos de prazer para as aprendizagens de grandes habilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados seguiu o seguinte processo: o primeiro passo para averiguação do trabalho lúdico do professor foi a observação do plano de aula dos anos de 2014 e 2015, na sequência realizamos as observações de sua prática pedagógica com acompanhamento de planos de aula do ano de 2016 e após as constatações elaboramos um questionário para coleta de dados qualitativos em relação à sua prática pedagógica referente ao tema proposto e sua formação profissional, como introduz o brincar no planejamento diário para cumprir as finalidades pedagógicas. Realizamos estudos bibliográficos fundamentados no tema. Chega-se à conclusão, portanto, que o professor realiza trabalho com uso do lúdico, porém não ocorre conforme orientação da Proposta Pedagógica do Município e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que demonstram ser necessário, para a idade de educação infantil.
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- Coordenação Pedagógica [455]