• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importâcia do lúdico e do brincar na educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JUSSARA ZAPPE DE LARA.pdf (752.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Lara, Jussara Zappe de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo tem como objetivo conhecer como ocorre o trabalho com o lúdico e o brincar nas turmas de Jardim II de um CMEI localizado em um município paranaense, destacando a importância do brincar da criança na educação infantil, enfocando a importância do brincar infantil no processo de desenvolvimento do ser humano, conhecer o significado do brincar na infância e a sua contribuição para o desenvolvimento no ensino e a aprendizagem na educação infantil, descobrindo através da brincadeira que as atividades lúdicas proporcionam momentos de prazer para as aprendizagens de grandes habilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados seguiu o seguinte processo: o primeiro passo para averiguação do trabalho lúdico do professor foi a observação do plano de aula dos anos de 2014 e 2015, na sequência realizamos as observações de sua prática pedagógica com acompanhamento de planos de aula do ano de 2016 e após as constatações elaboramos um questionário para coleta de dados qualitativos em relação à sua prática pedagógica referente ao tema proposto e sua formação profissional, como introduz o brincar no planejamento diário para cumprir as finalidades pedagógicas. Realizamos estudos bibliográficos fundamentados no tema. Chega-se à conclusão, portanto, que o professor realiza trabalho com uso do lúdico, porém não ocorre conforme orientação da Proposta Pedagógica do Município e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que demonstram ser necessário, para a idade de educação infantil.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53323
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV