A política educacional do ciclo básico de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental : algumas reflexões
Resumo
Resumo : Este artigo procura trazer à tona algumas reflexões sobre a implantação do Ciclo Básico de Aprendizagem em uma escola da rede municipal de ensino de Cascavel, PR. Para tanto, apresenta uma breve contextualização histórica dessa política educacional e também a visão de alguns estudiosos da área. A fundamentação teórica deste trabalho é baseada principalmente em Mainardes (2012), Stremel (2012) Alaverse (2009), Barretos e Sousa (2004). O texto demonstra que Ciclo Básico de Alfabetização, cuja intencionalidade é a não reprovação dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental pode ocasionar outra problemática, que é a aprovação dos educandos que não possuem condições de aprendizagem. Isso causa um impacto muito grande na vida desses alunos e dos educadores que trabalham com eles. O trabalho ainda constata que para que o Ciclo Básico de Alfabetização se efetive é necessário que se invista nos seguintes pontos: preparação para os professores; reflexão e revisão sobre os conteúdos e suas quantidades a serem trabalhado nessa etapa da educação e necessidade da efetiva participação da família na vida escolar dos filhos.
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- Coordenação Pedagógica [455]