Navegação Coordenação Pedagógica por título
Itens para a visualização no momento 74-93 of 455
-
Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?
(2016)Resumo : O presente trabalho buscou compreender o comportamento do aluno em sala de aula no contexto do processo ensino aprendizagem. Tal desafio, tornou-se um verdadeiro óbice para o ensino atual e merecedora de uma séria ... -
Conselho de classe : apontamentos sobre uma escola pública paranaense
(2016)Resumo : Este artigo tem por objetivo refletir sobre a forma com esta sendo conduzido o conselho de classe em uma escola pública no Paraná, verificando qual a concepção que os docentes pesquisados possuem sobre a temática. ... -
Conselho de classe : características e concepções docentes
(2016)Resumo : Esta pesquisa foi desenvolvida para aprofundar conhecimentos acerca do que constitui o papel do Conselho de Classe, enfatizando suas características na gestão da escola e a concepção de professores em relação ao ... -
Conselho de classe : da teoria à pesquisa em ação
(2016)Resumo : A escola, em um de seus papéis democráticos, tem no Conselho de Classe um espaço do repensar a prática docente. Este artigo analisa uma experiência prática vivida em um Conselho de Classe tradicional de uma escola ... -
Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação
(2016)Resumo : Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica fundamentada em diversos autores que escreveram sobre o Conselho de Classe. O objetivo deste estudo é pesquisar limitações e possibilidades do trabalho do Conselho de ... -
O Conselho de Classe e a atuação da Coordenação Pedagógica no contexto da gestão democrática
(2016)Resumo : A reflexão sobre a prática do Conselho de Classe visa contribuir no processo de Ensino e Aprendizagem no sentido de dar vida às ações ora praticadas na escola. Pretende-se que as reflexões deste momento façam com ... -
Conselho de classe participatico no município de Lindoeste
(2016)Resumo : O presente artigo mostrará através de uma pesquisa bibliográfica a importância do conselho de classe participativo para o processo educativo no Municipio de Lindoeste, em especial na Escola Municipal Bartolomeu ... -
Conselho de classe participativo para a melhoria das práticas pedagógicas
(2014)Resumo : Este texto possibilitou analisar o trabalho desenvolvido no Conselho de Classe Participativo na instituição de ensino de atuação. Este modelo de conselho possibilita a gestão participativa e democrática na escola, ... -
Conselho escolar : aproximando família e escola
(2016)Resumo : O presente artigo trata das dificuldades encontradas para aproximar os pais ou responsáveis pelos alunos junto a Instituição de Ensino. Entende que quando a família participa, de forma mais próxima da vida escolar ... -
Conselho escolar e a gestão democrática participativa : um estudo de caso sobre as atribuições dos conselheiros escolares
(2016)Resumo : Este estudo tematiza a Gestão Escolar Democrática e Participativa e o Conselho Escolar enfatizando o conhecimento das atribuições inerentes aos seus membros constituintes, conselheiros, a partir de uma pesquisa ... -
Considerações sobre o conselho de classe : o que falam os professores?
(2016)Resumo : O objetivo deste trabalho é o de compreender qual o conhecimento que os professores possuem acerca das funções do Conselho de Classe, a fim de contribuir para a redução da distância entre a teoria e a prática que ... -
Considerações sobre o conselho de classe final : prática de inclusão ou de exclusão do aluno?
(2016)Resumo : O objeto de estudo deste artigo é o Conselho de Classe Final e sua implicações nas taxas de aprovação e reprovação dos alunos. O objetivo da pesquisa é o de refletir sobre a influência do Conselho de Classe nos ... -
A construção do plano de trabalho docente interdisciplinar no Ensino Médio Integrado : entraves e possibilidades
(2016)Resumo : Este trabalho de pesquisa-ação relata e descreve o Trabalho de Conclusão do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-Universidade Federal do Paraná – UFPR.A implementação da proposta visou discutir ações ... -
O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
(2016)Resumo : Partindo do pressuposto que a formação do professor caracteriza-se como um ponto fundamental na busca de uma educação de qualidade, é importante refletir e analisar a mesma através de uma perspectiva crítica, ... -
As contribuições da afetividade para a aprendizagem : um estudo voltado para o ensino médio noturno
(2016)Resumo : A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender as contribuições da afetividade na relação professor e aluno, bem como identificar a opinião dos professores sobre a relação entre afetividade e ... -
Contribuições da gestão escolar para o uso das TIC’s no processo ensino aprendizagem
(2016)Resumo : Considerando o trabalho do gestor escolar como sendo fundamental para a implantação de melhorias na escola, neste artigo objetivou-se compreender de que forma a gestão (direção) pode auxiliar a equipe escolar a ... -
Coordenação pedagógica : mediando a indisciplina na educação infantil
(2014)Resumo : A indisciplina tem causado um desafio para os docentes, sendo um obstáculo para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na sala de aula. As crianças demonstram falta de limites e ausência de regras. Investiga-se ... -
A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
(2016)Resumo : Este estudo tem como objetivo abordar o uso dos dispositivos móveis como ferramenta pedagógica no contexto da sala de aula refletindo sobre o papel do coordenador pedagógico frente ao uso das novas tecnologias ... -
A coordenação pedagógica e a formação continuada de professores e pedagogos no contexto das reuniões pedagógicas de uma escola pública do ensino fundamental e médio da cidade de Campo Mourão, no estado do Paraná
(2014)Resumo : O presente trabalho objetiva discutir a função do pedagogo, como coordenador pedagógico atuando na formação continuada dos professores. O contexto analisado é de uma escola pública da Educação Básica e a pesquisa ... -
Coordenação pedagógica e direção : ações e relações com a gestão escolar
(2016)Resumo : Este artigo apresenta as relações que se estabelecem entre a coordenação pedagógica e a direção escolar e suas ações pedagógicas e administrativas, considerando que ambas são de fundamental importância no processo ...