• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Considerações sobre o conselho de classe : o que falam os professores?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - SILVIA REGINA FABRIL.pdf (517.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Fabril, Silvia Regina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objetivo deste trabalho é o de compreender qual o conhecimento que os professores possuem acerca das funções do Conselho de Classe, a fim de contribuir para a redução da distância entre a teoria e a prática que se efetivam no Conselho de Classe. A função essencial do Conselho de Classe, estabelecida em resoluções educacionais, é a de priorizar a participação direta, efetiva e coletiva dos profissionais que atuam no processo pedagógico, tendo como foco central o ensino e a aprendizagem. Todavia, o que se tem vivenciado é que o Conselho de Classe tem se transformado em um momento de desabafo coletivo, em que seus componentes não conhecem os papeis que devem desempenhar e nem as funções do Conselho de Classe. A partir dessa situação, o presente trabalho objetiva contribuir para a reflexão do papel do professor como um componente fundamental do Conselho de Classe, bem como seu conhecimento acerca das funções dessa instância. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa com 10 professores em uma escola da rede estadual de Ensino do Estado do Paraná, na cidade de Floraí, que atende aos alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. A abordagem teve o aspecto qualitativo e o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. A pesquisa bibliográfica foi realizada tendo como as obras de Dalben (2006), Engers e Gomes (2007), Guerra (2006), Mattos (2005) e outros autores que possuem trabalhos referentes ao tema. A análise dos dados revelou que os professores são conhecedores dos objetivos e funções do Conselho de Classe, mas seguem um padrão de funcionamento que já está estabelecido na escola, sem questionar o seu funcionamento ou os seus resultados
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54810
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV