Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação
Resumo
Resumo : Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica fundamentada em diversos autores que escreveram sobre o Conselho de Classe. O objetivo deste estudo é pesquisar limitações e possibilidades do trabalho do Conselho de Classe, analisando sua prática em relação à efetivação de seu papel dentro do processo de avaliação da escola. O Conselho de Classe se configura como espaço que possibilita a análise do desempenho do aluno e do desempenho da própria escola de forma coletiva, propondo ações e intervenções para a melhoria da aprendizagem do aluno e da prática docente. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho é o estudo de caso por meio de observações feitas numa instituição de ensino, entrevistas com docentes, alunos, pais, gestores escolares e coordenadores pedagógicos à luz da teoria. A conclusão e análise dos dados a partir das entrevistas, das reflexões dos documentos da escola e das falas dos autores, apontaram que teoricamente os Conselhos de Classe não acontecem inteiramente de acordo com o previsto no Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico da escola estudada, percebe-se que a maioria da avaliação no Conselho de Casse é direcionada ao aluno e muito timidamente aos demais sujeitos que fazem parte do coletivo da escola.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]