• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A coordenação pedagógica e a formação continuada de professores e pedagogos no contexto das reuniões pedagógicas de uma escola pública do ensino fundamental e médio da cidade de Campo Mourão, no estado do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARIA APARECIDA PEDROSO SILVERIO.pdf (510.4Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Silvério, Maria Aparecida Pedroso
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho objetiva discutir a função do pedagogo, como coordenador pedagógico atuando na formação continuada dos professores. O contexto analisado é de uma escola pública da Educação Básica e a pesquisa esteve voltada para a visão que os professores apresentam das reuniões pedagógicas ofertadas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná e também pela escola, no período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014. As informações foram coletadas pela aplicação de um questionário. Baseado em Saviani (2009) e Libâneo (2004), discute a problemática envolvendo a formação inicial dos professores e pedagogos no Brasil. Reportando a Libâneo (2004, 2006 e 1999), aponta a importância da formação do pedagogo stricto sensu. Faz uma crítica à formação que tem como base a teoria do professor reflexivo referindo-se às contribuições de Duarte (2003) e Facci (2008). Ressalta a necessidade da formação continuada dos profissionais da educação ser oferecida de forma articulada às universidades. De acordo com Pimenta (1993), Santos (2002) e Lima (2007), destaca o papel do coordenador pedagógico na organização das atividades escolares, bem como, as contribuições do trabalho coletivo para a escola. Mostra que a equipe pedagógica da escola pesquisada tem coordenado às atividades de formação continuada no cotidiano escolar de forma satisfatória.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47261
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV