Navegação Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão por título
Itens para a visualização no momento 78-85 of 85
-
O tempo e espaço na educação infantil : acompanhamento de casos nas séries iniciais na rede municipal de ensino em Paranaguá
(2018)Este artigo apresenta uma discussão sobre a influência do tempo e do espaço físico no desenvolvimento da criança de 4 a 5 anos, tendo como finalidade discutir a importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizagem ... -
O trabalho pedagógico da educação infantil no município de Almirante Tamandaré - Paraná
(2015)Este trabalho é um estudo sobre a organização do trabalho pedagógico da educação infantil na rede municipal de Almirante Tamandaré-Pr, tendo como objetivo conhecer o trabalho pedagógico das instituições de educação infantil ... -
Transtorno opositor desafiador : acompanhamento de casos nas séries iniciais na rede municipal de ensino em Paranaguá
(2018)O presente artigo tem como objetivo acompanhar casos diagnosticados de Transtorno Opositivo Desafiador nas séries iniciais da Escola Municipal Hugo Pereira Correa. Em alguns deles o TOD pode disfarçar sintomas do Espectro ... -
A universidade como agente transformadora da concepção infância : praxis e desenvolvimento da educação infantil no Brasil e a realidade do município de Guaratuba - PR
(2015)Resumo: Existem várias formas de analisar a diversidade dentro do cenário da Educação Infantil. Da mesma forma que se pode pensar a diversidade apenas pelo que tange às diferenças individuais entre as crianças dentro da ... -
O uso da literatura no 1° ano do ensino fundamental na escola do campo municipal Rui Barbosa como ferramenta na formação de leitores
(2018)O presente trabalho partiu da necessidade em se trabalhar a literatura desde a Educação Infantil como ferramenta na formação de leitores e tem o objetivo de mostrar a importância da utilização e do incentivo à literatura ... -
O uso pedagógico de mídias na escola : práticas inovadoras
(2015)O presente estudo tem por objetivo discutir sobre a inserção das novas tecnologias no ambiente escolar e seu impacto na melhoria da aprendizagem dos alunos. A partir desse pressuposto, entende-se que a prática docente pode ... -
Valorização da cultura quilombola do João Surá
(2014)O artigo tem por objetivo expor a herança cultural de um patrimônio simbólico representado pela Sr.ª Joana Andrade Pereira (79anos). Visa identificar e valorizar as brincadeiras, contos, músicas e religiosidade de sua ... -
Valorização docente : relação universidade-escola na formação continuada e inclusiva
(2015)Este estudo é um relato das experiências que foram vivenciadas durante a fase de aplicação do curso de Gestão de Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão - GPEDI, vinculado ao MEC-SECADI através da UFPR Litoral. Trata ...