Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 884-900 of 900
-
Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
([s.n.], 1989)Resumo: Diante da crescente demanda escolar que o ensino noturno de 2º grau vem apresentando e da necessidade de alternativas para que o mesmo se desenvolva mais eficazmente, este trabalho visa a colaborar no sentido de ... -
Os valores na formação do professor
(1987)Resumo: O trabalho tem como foco principal a problemática dos valores na Educação, em especial, na formação do professor. Parte do pressuposto de que os valores presentes na sociedade indicam os fins da Educação e permeiam ... -
A valorização da mulher docente na pauta sindical
(2019)Resumo: A docência é uma profissão constituída, segundo teorias da divisão sexual do trabalho, como um trabalho a ser desempenhado por mulheres, pois, conforme pensamentos essencialistas, a mulher tem pré requisitos ... -
A valorização do magistério municipal em Piraquara/PR : desafios em tempos de austeridade
(2023)Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar as condições de valorização dos/as profissionais da educação no município de Piraquara, no que diz respeito à remuneração, considerando o contexto das políticas ... -
O vencimento dos professores em três redes municipais paranaenses : uma análise de Cascavel, Maringá e Ponta Grossa
(2015)Resumo: Esta dissertação teve como objeto de estudo o vencimento inicial e final dos professores em três municípios da rede pública municipal paranaense, no período de 2006 a 2013. A remuneração docente vem impulsionando ... -
Verificação da relação existente entre a coordenação física e o aproveitamento na aprendizagem escolar, com crianças de primeira e segunda séries do 1º grau
(1983)Resumo: Tendo em vista que a motricidade é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano, e que a psicomotricidade, envolvendo fundamentalmente a percepção e a coordenação, são fatores básicos para uma ... -
Viabilidade de proposição metodológica de um instrumento : diagnóstico sobre orientações de currículo em nível de Primeiro Grau, segundo um modelo tripartido de Dobson e Dobson
(1983)Resumo: Este estudo teve como objetivo principal verificar a viabilidade de proposição metodológica de um instrumento-diagnóstico referente a tendências de orientação curricular, em nível de l2 grau. 0 instrumento foi ... -
Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar
(2015)Resumo: Ao abordar o ensino de dança na escola, esta pesquisa retrata um estudo de caso ocorrido em uma Escola Municipal de Curitiba a partir de três instâncias de ação, sendo, um trabalho colaborativo entre pesquisadora ... -
A violência da escola e as práticas cotidianas : a experiência em um colégio estadual no Estado do Paraná
(2022)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo investigar e analisar a violência escolar, especificamente a violência da escola em um colégio público estadual da região metropolitana de Curitiba, Paraná. Para tanto, escolheu-se ... -
Violência estrutural e adoecimento docente
(2015)Resumo: A pesquisa proposta nessa dissertação foi projetada em função da participação no Mestrado Profissional em Educação, ofertado pela Universidade Federal do Paraná. O objetivo principal consistiu em promover reflexões ... -
Violências nas escolas, vozes ausentes : a perspectiva de pais ou responsáveis de escolas públicas
(2004)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo desvelar a seguinte problemática: quais as relações entre as compreensões que os pais ou responsáveis têm acerca das violências nas escolas e a própria violência? O material ... -
A visibilidade necessária à juventude do ensino médio noturno : contribuições da análise de atividades do Programa Ensino Médio Inovador em um colégio estadual do Paraná
(2020)Resumo: Esta dissertação teve por objetivo investigar as narrativas de estudantes do Ensino Médio noturno de um Colégio Estadual, no Paraná, durante e após o desenvolvimento do ProEMI (2017-2018), para detectar se as ... -
Vitimização entre pares e práticas docentes no ensino fundamental
(2016)Resumo: A vitimização entre pares pode ser compreendida como uma forma de interação caracterizada pelo predomínio de poder exercido por meio de comportamentos agressivos e negativos de um ou mais membros do grupo de pares ... -
As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá
(1993)Resumo: Sendo o interesse do presente estudo analisar as vivências motrizes no processo de socialização da criança de sete anos sob a óptica da família e a Instituição Pré-escolar (Lar Infantil) em Bogotá, foi necessário ... -
"Vocês acham que eu sou macho?" : autoficção, masculinidade(s) do campo e o teatro universitário em perspectiva dialógica
(2019)Resumo: Este estudo, vinculado ao grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades - UFPR - CNPq, tem como objetivo analisar e compreender como as práticas teatrais ... -
Vozes da dança na escola : o ballet clássico em perspectiva verbo-visual
(2016)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro (ELiTe/UFPR/CNPq), estabelece uma relação dialógica entre o Ballet e a Educação, cujo objetivo principal se edifica em Analisar ... -
Vozes em evasão : uma abordagem dialógica ao corpo transgênero
(2022)Resumo: Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), baseia-se na teoria formulada por Bakhtin e o ...