Vozes em evasão : uma abordagem dialógica ao corpo transgênero
Resumo
Resumo: Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), baseia-se na teoria formulada por Bakhtin e o Círculo, ao abarcar um olhar sobre as possibilidades de reflexão a partir do papel da alteridade na formação subjetiva. A partir de uma perspectiva dialógica decorrente das valorações expressas como artista e pesquisador, propôs-se como objeto de pesquisa a construção da memória de pessoas trans sobre sua relação com os espaços escolares dentro do meio oeste catarinense, uma região marcada por um conservadorismo extremo. Considerando-se a teoria bakhtiniana como um diferente caminho dentro das discussões sobre Linguagem e Corpo, numa abordagem interseccional entre gênero, raça e classe social e sua relação com o outro como alteridade constitutiva, a pesquisa aproxima as reflexões sobre a alteridade por meio da metodologia qualitativa em uma análise dialógica do discurso. A pesquisa adentra o campo da Educação na tentativa de responder à questão que a circunscreve: Como podemos compreender os atravessamentos do outro no processo de (re)conhecimento de si como corpo trans na experiência escolar a partir da noção de alteridade bakhtiniana como constitutiva do sujeito? Abstract: This study, linked to the Research Line Language, Body and Aesthetics in Education of Postgraduate Program in Education at Federal University of Paraná? (UFPR), is based on Bakhtin and the Circle theory, to encompass a look about the possibilities of reflection from the role of alterity in subjective formation. From a dialogical perspective arising from valuations expressed as an artist and researcher, it was proposed as research object the construction of memory of trans people about their relationship with school spaces at the Midwest of Santa Catarina, a region imposing by extreme conservatism. Considering Bakhtinian theory as a different way within the discussions about Language and Body, in an intersectional approach between gender, race and social class and their relationship with the other as a constitutive alterity, the research approaches the reflections about alterity through qualitative methodology in a dialogic analysis of discourse. The research enters the field of Education in an attempt to answer the question that circumscribes it: Flow can we understand the crossings of the Other in the process of (re)knowledge of self as a trans body in the school experience from the notion of Bakhtinian alterity as constitutive of the subject?
Collections
- Dissertações [909]