Verificação da relação existente entre a coordenação física e o aproveitamento na aprendizagem escolar, com crianças de primeira e segunda séries do 1º grau
Resumo
Resumo: Tendo em vista que a motricidade é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano, e que a psicomotricidade, envolvendo fundamentalmente a percepção e a coordenação, são fatores básicos para uma aprendizagem sem perturbações, faz se um estudo para verificar a relação existente entre a coordenação física medida através do Teste de Coordenação Física para Crianças (KTK) composto por quatro tarefas, e a aprendizagem em Comunicação e Expressão e Iniciação às Ciências (Matemática) com crianças de 1ª e 2ª séries do 1º Grau. Contando com 128 crianças, são formados grupos masculinos e femininos, por série e globais. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente pela análise de regressão múltipla, através do SPSS (Statistical Package for the Social Science), e aplicado o Teste "t" de Student. Verifica-se que existe uma correlação linear entre as três variáveis em alguns grupos; que, na confrontação das médias obtidas pelos grupos nas três variáveis, as meninas são melhores que os meninos e mais homogêneas; e ainda que, ao baixarem as nédias obtidas no Teste KTK, baixam também as médias nas duas disciplinas, o que demonstra havei uma relação implícita entre a coordenação física e a aprendizagem em Comunicação e Expressão e Iniciação as Ciências (Matemática), nos grupos estudados.
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