• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Verificação da relação existente entre a coordenação física e o aproveitamento na aprendizagem escolar, com crianças de primeira e segunda séries do 1º grau

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - SONNHILDE ELSE VON DER HEIDE.pdf (12.34Mb)
    Data
    1983
    Autor
    Heide, Sonnhilde Else von der
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Tendo em vista que a motricidade é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano, e que a psicomotricidade, envolvendo fundamentalmente a percepção e a coordenação, são fatores básicos para uma aprendizagem sem perturbações, faz se um estudo para verificar a relação existente entre a coordenação física medida através do Teste de Coordenação Física para Crianças (KTK) composto por quatro tarefas, e a aprendizagem em Comunicação e Expressão e Iniciação às Ciências (Matemática) com crianças de 1ª e 2ª séries do 1º Grau. Contando com 128 crianças, são formados grupos masculinos e femininos, por série e globais. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente pela análise de regressão múltipla, através do SPSS (Statistical Package for the Social Science), e aplicado o Teste "t" de Student. Verifica-se que existe uma correlação linear entre as três variáveis em alguns grupos; que, na confrontação das médias obtidas pelos grupos nas três variáveis, as meninas são melhores que os meninos e mais homogêneas; e ainda que, ao baixarem as nédias obtidas no Teste KTK, baixam também as médias nas duas disciplinas, o que demonstra havei uma relação implícita entre a coordenação física e a aprendizagem em Comunicação e Expressão e Iniciação as Ciências (Matemática), nos grupos estudados.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60691
    Collections
    • Dissertações [1008]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV