Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 257-276 of 391
-
O campesinato tradicional e a indústria de biodesel : integração subordinada no sul do Brasil 2003 - 2008
(2011)Resumo: A partir das diretrizes implementadas pelo Programa Nacional de Produção de Biodiesel - PNPB torna-se importante compreender o papel da qualificação profissional na integração subordinada do campesinato tradicional ... -
O perfil dos professores do campo no estado do Acre : uma análise das políticas de formação docente (2007-2013) e das desigualdades na condições de trabalho
(2015)Resumo: Esta tese objetiva avaliar as políticas de formação dos professores no estado do Acre e seu alcance na constituição do perfil dos docentes da educação básica do campo, a fim de investigar se estas estão contribuindo ... -
O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
(2015)Resumo: A presente pesquisa constitui-se em uma análise do Programa Especial de Ensino Médio- PEEM/Poronga, no período de 2004 a 2012, utilizando-se do Referencial Teórico- Metodológico do "Ciclo de Políticas". Apoiada em ... -
Objetivação da aprendizagem filosófica no ensino médio : uma análise da mediaçãio docente e da produção discente a partir do uso do texto filosófico nas aulas
(2018)Resumo: Esta pesquisa foi realizada a partir de observações sistemáticas do ambiente escolar e, em especial, das aulas de filosofia com estudantes de 1º e 3º anos do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba-PR nos ... -
Um olhar para a matemática nas diretrizes curriculares do Estado do Paraná : um estudo das ações que as antecederam e constituíram
(2024)Resumo: O presente estudo se insere na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná. Tem como objetivo tecer compreensões sobre ... -
Um olhar sobre o muro : avaliação do Programa Universidade Para Todos (PROUNI)
(2017)Resumo: Esta tese refere-se à avaliação do Programa Universidade Para Todos (ProUni), instituído inicialmente pela Medida Provisória n. 213/2004, convertida na Lei n. 11.096/2005. Dividido em duas partes, o trabalho procurou, ... -
Pais e violência contra filhos : dimensões psicossociais e educativas sobre grupos a partir de experiência no CREAS
(2016)Resumo: O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, com abordagem teórica da Psicologia Social Comunitária, de base latino-americana, em sua interface com a Educação Popular, que investigou a ... -
PalavrAção Cia de Teatro da UFPR : travessias em perspectiva dialógica
(2021)Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/CNPq/UFPR) e tem como objetivo compreender o processo de construção coletiva de uma linguagem artística ... -
Para além do humor : representações de educação nos quadrinhos da Revista do Professor e da Nova Escola (1986-1995)
(2024)Resumo: Esta tese problematiza as representações sobre educação presentes nas histórias em quadrinhos veiculadas de 1986 a 1995 na Revista do Professor, de Porto Alegre (RS), e na revista Nova Escola, de São Paulo (SP). ... -
Partilhas do saber : uma interlocução entre filosofia e literatura como possibilidade para o ensino médio
(2018)Resumo: Esta tese tem como propósito pensar a interlocução entre filosofia e literatura para o Ensino Médio, tendo como pressuposto que as duas disciplinas atuem na educação e na formação do estudante. O problema proposto ... -
A Pedagogia das Ocupas de 2016 no Estado do Paraná : a objetivação da filosofia radical na recusa dos estudantes-adolescentes
(2022)Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a objetivação da filosofia radical nas Ocupações das escolas do Estado do Paraná em 2016. Este movimento estudantil foi movido em resistência à Medida Provisória nº 746/2016, ... -
O pensamento antifeminista brasileiro e seus impactos na educação
(2023)Resumo: Esta tese tem como tema principal a análise do pensamento antifeminista que se desenvolveu no Brasil a partir de 2019, assim como as relações e impactos de tais narrativas no campo da educação. Partindo do campo ... -
Percepções de alunos adolescentes do ensino médio sobre os estilos de liderança de professores
(2016)Resumo: Os estudos sobre estilos de liderança adotados pelos professores, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, têm se configurado como objeto de muitas discussões no cotidiano escolar, no meio acadêmico e motivo ... -
Percepções dos educadores sociais sobre o trabalho desenvolvido em projetos sociais
(2017)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções que educadores sociais têm sobre o seu trabalho, numa instituição social que atua com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - com ... -
Percursos da didática da história para os anos iniciais no Brasil
(2015)Resumo: O Ensino de História nos anos iniciais é um campo de pesquisa que, apesar de apresentar nos últimos anos um crescimento quantitativo e qualitativo, necessita de uma atenção especial dos pesquisadores e professores ... -
Percursos de movimento no espaço da casa : narrativas do corpo criança
(2023)Resumo: O presente estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética em Educação (LiCorEs), teve como objetivo compreender ... -
O perfil dos profissionais da educação infantil no Brasil frente às políticas de especificação do direito à educação e da expansão do atendimento (2010-2017)
(2021)Resumo: O objetivo geral desta tese foi analisar se as políticas de especificação do direito à educação e a expansão do acesso à Educação Infantil, especialmente a partir da Emenda Constitucional nº 59/2009, incidiram de ... -
Performance, discurso e educação : (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza
(2016)Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos à escola por professores em formação por meio de um processo de experimentações performáticas vivenciado na Licenciatura em Educação do Campo - ... -
A performatividade política dos discursos de ódio neoconservadores na educação das dissidências sexuais e de gênero
(2022)Resumo: Com base em aportes pós-estruturalistas, bem como dos estudos de gênero, interessame investigar como os discursos de ódio mobilizados contra as dissidências sexuais e de gênero têm figurado na atual governamentalidade ... -
A perspectiva do alfabetizar letrando nos livros didáticos de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático (1996-2019) : relações entre as culturas político-institucional e acadêmica
(2020)Resumo: Pesquisa sobre as relações entre as culturas acadêmica e político-institucional na produção de livros didáticos de alfabetização na perspectiva alfabetizar letrando, temática que se articula aos estudos do Núcleo ...