Um olhar para a matemática nas diretrizes curriculares do Estado do Paraná : um estudo das ações que as antecederam e constituíram
Resumo
Resumo: O presente estudo se insere na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná. Tem como objetivo tecer compreensões sobre o currículo de matemática proposto nas Diretrizes Curriculares do Paraná, por meio das ações dos processos de formulação e de implementação desta Política Curricular, no período de 2003 a 2010. Para a concretização desta proposta foram realizadas entrevistas com professores de matemática, que atuaram como técnicos pedagógicos nessa área na Secretaria de Estado da Educação, no período citado. A partir dessas entrevistas, intencionou-se constituir narrativas sobre os processos de formulação e implementação das diretrizes, visando constituir fontes históricas. Da produção dessas narrativas, destacamos: a participação coletiva dos profissionais da educação, de diferentes esferas, no debate na produção desta política curricular; além da formação continuada de cunho colaborativo, por meio do diálogo entre pares, entre a mantenedora, os núcleos e as escolas, bem como, pela elaboração de materiais de cunho pedagógico pelos profissionais das escolas, num Ambiente de Aprendizagem Colaborativa. Ressalta-se que, na produção das fontes orais e no percurso analítico, foram aplicados os procedimentos e parâmetros teórico-metodológicos da História Oral, conforme a perspectiva que vem sendo desenvolvida pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Abstract: The present study is part of the research line Culture, School and Formative Processes of the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná. It aims to weave understandings about the mathematics curriculum proposed in the Curricular Guidelines of Paraná, through the actions of the processes of formulation and implementation of this Curricular Policy, in the period from 2003 to 2010. In order to implement this proposal, interviews were conducted with mathematics teachers, who worked as pedagogical technicians in this area at the State Department of Education, in the mentioned period. From these interviews, it was intended to construct narratives about the processes of formulation and implementation of the guidelines, aiming to constitute historical sources. From the production of these narratives, we highlight: the collective participation of education professionals, from different spheres, in the debate on the production of this curriculum policy; in addition to continuing education of a collaborative nature, through dialogue between peers, between the sponsor, the centers and the schools, as well as through the elaboration of pedagogical materials by school professionals, in a Collaborative Learning Environment. It is noteworthy that, in the production of oral sources and in the analytical path, the theoretical-methodological procedures and parameters of Oral History were applied, according to the perspective that has been developed by the Oral History and Mathematics Education Group (GHOEM).
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- Teses [463]