Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 336-354 of 374
-
Saber fazer docente de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular
(2021)Resumo: Frente às mudanças, advindas com a homologação do documento da Base Nacional Comum Curricular, o qual define, em caráter normativo, o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais aos educandos ao ... -
Saberes e memórias de uma família de xamãs Guarani Xiripá : processos cognitivos expressos nos mitos, histórias e sonhos
(2018)Resumo: O estudo trata de como se expressam os processos cognitivos entre os Xamãs de uma família Guarani Xiripá. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de campo efetuado em quatro TIs (Terras Indígenas) localizadas ... -
Seleção, uso e produção de recursos didáticos por professoras alfabetizadoras : estudo etnográfico em escolas de assentamentos
(2021)Resumo: Pesquisa sobre a seleção, a produção e o uso de recursos didáticos por professoras alfabetizadoras, temática que se articula à Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação e ao Núcleo de ... -
"Sentinelas dos mares do glorioso Brasil" : a formaçãomdos oficiais na escola Naval (1932-1942)
(2017)Resumo: Entre as instituições escolares alvo dos projetos político-educacionais que marcaram o Brasil durante a Era Vargas (1930-1945) estão aquelas destinadas à formação dos militares, compreendidas aqui como instituições ... -
Ser docente nas engenharias : um olhar bakhtiniano a partir de uma experiência autoficcional
(2021)Resumo: Esta pesquisa acadêmica integra a linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (Licores), do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná. Encontra-se vinculada ao grupo de ... -
Significados das práticas de professores inovadoras de anos iniciais em escolas municipais de Curitiba : identidade e referenciais para um projeto de desenvolvimento profissional
(2021)Resumo: Nesta tese, propôs-se investigar a prática de professoras inovadoras de anos iniciais, para analisar os significados e aspectos constituintes de suas identidades profissionais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, ... -
O simples e o complexo no contar e recontar
(2004)Resumo: O objetivo do estudo, realizado numa creche municipal da grande Curitiba, é o de verificar se a presença da pesquisadora, trabalhando na creche com as atendentes, tem relação com as possíveis transformações da ... -
Sífilis, o mal de todos : tema médico-científico nacional, discussões e práticas educativas no Paraná na primeira metade do Século XX
(2017)Resumo: Esta tese tem como objetivo compreender como a sífilis foi representada em debates da área médica que ocorriam no Brasil e, especialmente no Paraná, durante a primeira metade do século XX, destacando maneiras pelas ... -
Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)
(2018)Resumo: Este trabalho analisa a trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912- 2002), em especial nas décadas de 1950, 1960 e 1970, especialmente no tocante às suas ideias e ações educativas modernizadoras. Durante ... -
Socialização profissional de um grupo de professores temporários de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino do Paraná e a precarização das condições de trabalho
(2022)Resumo: O objeto de pesquisa desta tese é a socialização profissional de professores temporários de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino do Paraná. A partir do referencial teórico-metodológico bourdeusiano, ... -
Spazi allargati per l'infanzia e la gioventù : processos de socialização e de educação católica dos passionistas em Colombo/PR (1915-1955)
(2022)Resumo: A presente pesquisa tem como temática a história da infância e da juventude, privilegiando os espaços ampliados e as ações que religiosos católicos, principalmente os Padres Passionistas, direcionaram para essas ... -
O sujeito da experiência em experiência formativa : o papel dos agentes formativos e seus saberes no processo de formação docente inicial a partir do estágio curricular supervisionado
(2022)Resumo: A presente pesquisa, que conduziu a elaboração da tese de doutoramento em Educação, está inserida na Linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, especificamente na temática Estágio Curricular ... -
Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas
(2019)Resumo: Os elementos culturais propiciados pelos sujeitos escolares presentes no cotidiano da sala de aula, aliados aos elementos culturais das políticas educacionais públicas que regem determinado contexto histórico social ... -
"Teatro é coisa de viado!" : pedagogias da masculinidade no teatro amador em perspectiva dialógica
(2023)Resumo: Este estudo, vinculado ao grupo de pesquisa Labelit - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq) e à Diálogos - Rede Internacional de Pesquisa, alocado na linha de pesquisa LiCorEs - ... -
Teatro na prisão : uma experiência de liberdade nos presídios do Amazonas
(2023)Resumo: A presente tese, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação, dialoga com o trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Labelit/CNPq/UFPR ... -
A tecnologia no âmbito da Universidade aberta do Brasil : um estudo a partir da percepção dos alunos do curso de Pedagogia/UAB/UNIR
(2016)Resumo: A presente Tese encontra-se no âmbito das pesquisas sobre políticas educacionais e toma a formação de professores a distância como objeto de estudo. Trata-se de um estudo com os acadêmicos do curso de Pedagogia da ... -
Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental
(2020)Resumo: A docência como uma atividade complexa (MORIN, 2000; 2011; 2014) exige uma multiplicidade de saberes (GAUTHIER et al., 2013; TARDIF, 2013; SHULLMAN, 1987; MISHRA; KOEHLER, 2008; PIMENTA, 2012; AZZI, 2012; FIORENTINI ... -
Trabalho coletivo e dinâmicas de formação no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) : análise de necessidades na perpectiva da psicologia social comunitária
(2020)Resumo: O presente estudo buscou compreender as dificuldades, necessidades e desafios vivenciados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), à luz da Psicologia Social Comunitária. Para tanto, realizou uma ... -
Trabalho docente e inovação : a perspectiva da OCDE para as políticas educacionais
(2015)Resumo: O propósito central desta tese é apresentar uma análise das políticas educacionais que tratam da inovação no trabalho docente, determinadas pela governança global, especialmente na perspectiva da Organização para ...