A Pedagogia das Ocupas de 2016 no Estado do Paraná : a objetivação da filosofia radical na recusa dos estudantes-adolescentes
Resumo
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a objetivação da filosofia radical nas Ocupações das escolas do Estado do Paraná em 2016. Este movimento estudantil foi movido em resistência à Medida Provisória nº 746/2016, bem como contra o Projeto de Emenda Constitucional nº 55. A MP, da reforma do Ensino Médio, entre outras medidas, previa a supressão das disciplinas de Filosofia, Arte e Sociologia no Currículo. Para contenção das medidas autoritárias, os estudantes paranaenses foram os pioneiros no movimento de ocupações que envolveu todo o país. A hipótese formulada foi a de que os estudantes-adolescentes movidos pelas pulsões instintivas em função de alguns condicionantes, tais como as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (2010), a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia no currículo, bem como o contexto da greve dos professores e o caráter autoritário do governo do estado estavam, em alguma medida, objetivados pela Filosofia Radical. Para isto, este estudo baseou-se nas formulações de Herbert Marcuse, bem como Agnes Heller. A recepção marcuseana da Psicanálise aproximou a pesquisa aos fundamentos culturais de Freud tais como a crítica cultural à civilização e a dimensão das pulsões instintivas. De Marcuse trouxemos as categorias de Grande Recusa, mais repressão, sublimação, sublimação repressiva, homem unidimensional e sociedade administrada. Em Agnes Heller foram evidenciados os conceitos de Filosofia Radical, carecimentos e Objetivação filosófica. Somados aos estudos de Bourdieu e Wallon chegamos à categoria contra hegemônica de estudante-adolescente. Para a realização da investigação foi realizada análise documental. Esta pesquisa permitiu formular as bases da Pedagogia das Ocupas concebendo a unidade entre método e conteúdo expressa nas políticas pré figurativas e nas oficinas. Constatou-se que os estudantes adolescentes efetivamente se objetivaram durante o processo das ocupações movidos pelos seus carecimentos e pelo papel da cultura, da arte, da filosofia, da sociologia e da literatura. Com base em Marcuse, constatou-se que os estudantes-adolescentes, movidos por suas pulsões instintivas e objetivados pela filosofia radical, podem vir a ser uma força da grande recusa. Constatou-se também que os estudantes-adolescentes podem vir a ser categoria contra hegemônica pautados na ação direta e na vivência das políticas pré figurativas. Abstract: This study aimed to investigate the objectification of radical philosophy in the Occupations of schools in the State of Paraná in 2016. This student movement was moved in resistance to Provisional Measure nº 746/2016, as well as against the Proposed Constitutional Amendment nº 55. The Provisional Measure, of the reform of High School, among other measures, provided for the suppression of the disciplines of Philosophy, Art and Sociology in the Curriculum. To contain the authoritarian measures, students from Paraná were the pioneers in the occupation movement that involved the entire country. The hypothesis formulated was that the student-adolescents moved by instinctive impulses due to some conditions, such as the Curricular Guidelines of the State of Paraná (2010), the mandatory teaching of Philosophy and Sociology in the curriculum, as well as the context of teachers' strike and the authoritarian character of the state government were, to some extent, objectified by Radical Philosophy. For this, this study was based on the formulations of Herbert Marcuse, as well as Agnes Heller. Marcuse's reception of Psychoanalysis brought the research closer to Freud's cultural foundations such as the cultural critique of civilization and the dimension of instinctual drives. From Marcuse we brought the categories of Great Refusal, more repression, sublimation, repressive sublimation, one-dimensional man and administered society. In Agnes Heller, the concepts of Radical Philosophy, lacks and philosophical objectification were highlighted. Added to the studies of Bourdieu and Wallon, we arrive at the counter-hegemonic category of student-adolescent. To carry out the investigation, a document analysis was carried out. This research allowed us to formulate the bases of the Pedagogy of Occupations, conceiving the unity between method and content expressed in pre-figurative policies and in workshops. It was found that adolescent students effectively objectified themselves during the occupation process, driven by their needs and the role of culture, art, philosophy, sociology and literature. Based on Marcuse, it was found that student-adolescents, driven by their instinctive drives and objectified by radical philosophy, can become a force of great refusal. It was also found that student-adolescents can become a counter-hegemonic category based on direct action and the experience of pre-figurative policies.
Collections
- Teses [381]