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    Para além do humor : representações de educação nos quadrinhos da Revista do Professor e da Nova Escola (1986-1995)

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    R - T - MARIA CRISTINA PERIGO DO NASCIMENTO.pdf (94.09Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Périgo, Maria Cristina
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta tese problematiza as representações sobre educação presentes nas histórias em quadrinhos veiculadas de 1986 a 1995 na Revista do Professor, de Porto Alegre (RS), e na revista Nova Escola, de São Paulo (SP). Com base no conceito de representação de Roger Chartier, a partir da história cultural, e na metodologia de análise de William J. T. Mitchell e Michael Baxandall, oriundos do campo da história da arte, esta pesquisa buscou analisar as potencialidades dos quadrinhos como veiculadores e questionadores do ideário educacional da sua época. A empreitada se deu por meio de levantamento e análise dos quadrinhos e das tirinhas presentes nas 43 edições da Revista do Professor e 81 edições da revista Nova Escola que compreendem o recorte deste trabalho. Além das duas revistas, fontes principais desta tese, foram realizadas entrevistas com os artistas e mobilizados artigos da época. A Revista do Professor foi criada em 1985, pela Editora CPOEC, na redemocratização política do Brasil — pós-Ditadura Militar (1964-1985). Um ano depois, começou a circular a revista Nova Escola, um empreendimento da Fundação Victor Civita. Direcionadas aos professores, essas revistas pretendiam informar, orientar e divulgar conhecimentos, e em virtude da parceria financeira com o Estado, elas circularam por todo o país. Como produto cultural, os conteúdos veiculados nos dois periódicos ressignificaram e produziram sentidos sobre educação. Como parte importante desses discursos, os quadrinhos e as tirinhas publicados em suas seções representaram a educação e, por meio de recursos característicos do gênero, problematizaram a situação da educação no Brasil, desnudando um contexto de disputas, conflitos e rupturas. Neste sentido, para além do humor, temas e pautas educacionais e sociais do período puderam ser desvelados, contribuindo para entender um pouco mais a história da nossa educação.
     
    Abstract: This doctoral thesis problematizes depictions of education which are present in the comics released from 1986 to 1995 in the so-called journal Revista do Professor, established in Porto Alegre (RS), and also in Nova Escola, established in São Paulo (SP). Based on the concept of representation by Roger Chartier, from Cultural History, and based on William J. T. Mitchell and Michael Baxandall’s approach method that came from the Art History field, this research aims at analysing the comics’ potential as carriers and questioners of the ideas centered around education at the time. The enterprise has been developed by means of the comics and comic strips’ gathering and analysis, which came from 43 editions of Revista do Professor and from 81 editions of another journal named Nova Escola, that comprises the frame of this study. In addition to both periodicals, which are the main sources of the present thesis, the artists have been interviewed and some articles published at the time have been collected. Revista do Professor was released in 1985 by CPOEC, a publishing company, during the Brazilian political redemocratization — after the Military Dictatorship period (1964-1985). One year later, the journal Nova Escola was put into circulation, a venture carried out by Fundação Victor Civita. Those periodicals have been targeted at teachers and their aim was to inform, guide and disseminate knowledge. Since they received state funding, they could be distributed all over the country. As a cultural item, the information provided through both journals attributed and produced new meanings to education. As an important amount of such speech production, the comics and comic strips published in their sections represented education, and by means of their particular kind of devices, they problematized the educational scene in Brazil, uncovering a context of disputes, disagreement and rupture. In that sense, beyond humour, the educational and social agenda as well as the subjects discussed at the time could be exposed, contributing to a better understanding of our education history.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89471
    Collections
    • Teses [459]

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