Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 1264-1283 of 1286
-
A utilização da televisão de massa pela escola como meio auxiliar para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno
(1986)Resumo: A televisão é fonte emissora para muitos receptores e no Brasil oferece programas gratuitamente em troca da aceitação passiva ou não do telespectador. A televisão de massa no Brasil como a da maioria de países, ... -
Utilização de meios de comunicação na disciplina Estudo de Problemas Brasileiros : na Universidade Federal do Paraná
(1981)Resumo: Tendo em vista a importância da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na formação dos estudantes universitários, bem como o papel significativo que os meios de comunicação podem ter no seu desenvolvimento, ... -
Utilização de recursos audiovisuais nos estabelecimentos de Ensino de Primeiro Grau
(1987)Resumo: O relevante papel desempenhado pelos recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem, fundamentalmente nos primeiros anos de vida escolar, somado à condição de país em desenvolvimento de nossa pátria, conduz ... -
Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
([s.n.], 1989)Resumo: Diante da crescente demanda escolar que o ensino noturno de 2º grau vem apresentando e da necessidade de alternativas para que o mesmo se desenvolva mais eficazmente, este trabalho visa a colaborar no sentido de ... -
Os valores na formação do professor
(1987)Resumo: O trabalho tem como foco principal a problemática dos valores na Educação, em especial, na formação do professor. Parte do pressuposto de que os valores presentes na sociedade indicam os fins da Educação e permeiam ... -
A valorização da mulher docente na pauta sindical
(2019)Resumo: A docência é uma profissão constituída, segundo teorias da divisão sexual do trabalho, como um trabalho a ser desempenhado por mulheres, pois, conforme pensamentos essencialistas, a mulher tem pré requisitos ... -
A valorização do magistério municipal em Piraquara/PR : desafios em tempos de austeridade
(2023)Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar as condições de valorização dos/as profissionais da educação no município de Piraquara, no que diz respeito à remuneração, considerando o contexto das políticas ... -
Variáveis do contexto escolar na pandemia do coronavírus : relações com as expectativas de futuro de alunos do ensino médio
(2022)Resumo: A escola tem sido estudada sob diferentes perspectivas com o objetivo de levantar os efeitos de sua existência na vida presente e futura dos alunos. Na adolescência este contexto ganha recortes de espaço de transição, ... -
Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior
(2021)Resumo: A vida universitária possui seus desafios, e muito se fala sobre a dificuldade de os alunos terminarem o curso que escolheram. Geralmente são enfatizados os aspectos negativos e patológicos, porém pouco se fala ... -
O vencimento dos professores em três redes municipais paranaenses : uma análise de Cascavel, Maringá e Ponta Grossa
(2015)Resumo: Esta dissertação teve como objeto de estudo o vencimento inicial e final dos professores em três municípios da rede pública municipal paranaense, no período de 2006 a 2013. A remuneração docente vem impulsionando ... -
Verificação da relação existente entre a coordenação física e o aproveitamento na aprendizagem escolar, com crianças de primeira e segunda séries do 1º grau
(1983)Resumo: Tendo em vista que a motricidade é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano, e que a psicomotricidade, envolvendo fundamentalmente a percepção e a coordenação, são fatores básicos para uma ... -
Viabilidade de proposição metodológica de um instrumento : diagnóstico sobre orientações de currículo em nível de Primeiro Grau, segundo um modelo tripartido de Dobson e Dobson
(1983)Resumo: Este estudo teve como objetivo principal verificar a viabilidade de proposição metodológica de um instrumento-diagnóstico referente a tendências de orientação curricular, em nível de l2 grau. 0 instrumento foi ... -
Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar
(2015)Resumo: Ao abordar o ensino de dança na escola, esta pesquisa retrata um estudo de caso ocorrido em uma Escola Municipal de Curitiba a partir de três instâncias de ação, sendo, um trabalho colaborativo entre pesquisadora ... -
A violência da escola e as práticas cotidianas : a experiência em um colégio estadual no Estado do Paraná
(2022)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo investigar e analisar a violência escolar, especificamente a violência da escola em um colégio público estadual da região metropolitana de Curitiba, Paraná. Para tanto, escolheu-se ... -
Violência estrutural e adoecimento docente
(2015)Resumo: A pesquisa proposta nessa dissertação foi projetada em função da participação no Mestrado Profissional em Educação, ofertado pela Universidade Federal do Paraná. O objetivo principal consistiu em promover reflexões ... -
Violências nas escolas, vozes ausentes : a perspectiva de pais ou responsáveis de escolas públicas
(2004)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo desvelar a seguinte problemática: quais as relações entre as compreensões que os pais ou responsáveis têm acerca das violências nas escolas e a própria violência? O material ... -
A visibilidade necessária à juventude do ensino médio noturno : contribuições da análise de atividades do Programa Ensino Médio Inovador em um colégio estadual do Paraná
(2020)Resumo: Esta dissertação teve por objetivo investigar as narrativas de estudantes do Ensino Médio noturno de um Colégio Estadual, no Paraná, durante e após o desenvolvimento do ProEMI (2017-2018), para detectar se as ... -
Vitimização entre pares e práticas docentes no ensino fundamental
(2016)Resumo: A vitimização entre pares pode ser compreendida como uma forma de interação caracterizada pelo predomínio de poder exercido por meio de comportamentos agressivos e negativos de um ou mais membros do grupo de pares ... -
As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá
(1993)Resumo: Sendo o interesse do presente estudo analisar as vivências motrizes no processo de socialização da criança de sete anos sob a óptica da família e a Instituição Pré-escolar (Lar Infantil) em Bogotá, foi necessário ... -
"Vocês acham que eu sou macho?" : autoficção, masculinidade(s) do campo e o teatro universitário em perspectiva dialógica
(2019)Resumo: Este estudo, vinculado ao grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades - UFPR - CNPq, tem como objetivo analisar e compreender como as práticas teatrais ...