Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 1068-1087 of 1273
-
A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba
(2020)Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção de qualidade da educação das crianças de zero a três anos, a partir da visão de famílias de uma creche conveniada. Para tanto, inicialmente realizou-se uma ... -
A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
(1984)Resumo: Este estudo procurou analisar diferentes fatores que explicam o fracasso escolar, evidenciado na primeira série do ensino de 1º grau, enfatizando a importância dos fatores intra-escolares e dentre estes a qualificação ... -
A qualificação profissional e a reinserção produtiva dos pedevistas do Banestado
(2001)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo a análise da relação entre a qualificação profissional e a reinserção produtiva de ex-funcionários do Banestado que aderiram aos programas de demissão voluntária dos anos de 1997, ... -
Quando é preciso mudar o saber : um (re) fazer da metodologia do ensino de geografia no Estado do Paraná
(2000)Resumo: O estudo sobre a especificidade da disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia, nos Cursos para Formação de Professores, no Estado do Paraná, no período de 1979 à 1996, revela como os saberes a serem ensinados ... -
O que a dança traz para o dançarino e o que o dançarino traz para a dança : um estudo sobre a reciprocidade entre a dança e o desenvolvimento do ser humano dançante
(2017)Resumo: A dança é um produto cultural cuja aprendizagem e prática exige o desenvolvimento de habilidades específicas, impulsionando o desenvolvimento da pessoa em seus aspectos físico, psíquico e social. O dançarino ... -
A que serve o SINAES? : uma avaliação da política nacional de avaliação da educação superior
(2020)Resumo: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), completou, em 2019, 15 anos de sanção, tendo uma trajetória de implementação sólida, tanto do ponto de vista do sistema como nas instituições. Trata-se ... -
Quem é o "professor afetivamente ampliado"? : uma análise psicológica das interações no ambiente escolar
(2014)Resumo: A dinâmica educacional é composta por pessoas, processos, ideias, ações/relações. Nesse contexto, o ambiente escolar constitui-se espaço privilegiado para que interações de qualidade sejam construídas, interações ... -
A questão da capacitação docente na UFPR : subsídios para uma retomada crítica de sua política interna
(1988)Resumo: O presente estudo visa identificar o compromisso político das universidades brasileiras em relação à capacitação de seu quadro docente; revela as características do processo interno de formulação política de tal ... -
Questionário Jogos Cooperativos (QJC) : evidências de validade e fidedignidade no contexto da educação física escolar
(2021)Resumo: O instrumento Questionário Jogos Cooperativos (QJC) foi elaborado com a intenção de investigar o conhecimento docente de jogos cooperativos no contexto da Educação Física escolar e validado internamente apresentando-se ... -
Quimica
(2012-10-31)Resumo: No presente trabalho realizou-se uma análise hermenêutica de textos, documentos e dados obtidos através de pesquisa bibliográfica sobre a história da Química, delineando os h-orizontes da construção desse conhecimento ... -
O raciocínio clínico em estudantes de medicina : uma abordagem fenomenológica
(2021)Resumo: No ensino da medicina, o processo de interação entre o estudante e o paciente, na busca pelo correto diagnóstico e tratamento, exige a aplicação do raciocínio clínico por meio da relação entre diferentes elementos ... -
O racismo institucional no cotidiano das relações sociais do espaço escolar no Estado do Paraná
(2020)Resumo: A presente tese investigou a política educacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no sistema de ensino da rede de educação básica do Estado do Paraná. O problema de pesquisa se constituiu em ... -
A (re)inserção social de mulheres com histórias de privação de liberdade
(2019)Resumo: A presente tese de doutorado visa apresentar a pesquisa "A (Re) inserção social de mulheres com histórias de privação de liberdade" para fins de conclusão de curso e defesa à banca estabelecida no setor de Educação ... -
Uma re-leitura da "Aritmética da Emília"
(1991)Resumo: A obra de literatura infantil, "Aritmética da Emília", escrita por Monteiro Lobato, é analisada neste estudo, a partir das relações do texto com o contexto autoritário dos anos 30 e 40. Nessa releitura, o Estado ... -
A realidade aumentada e gamificação como recursos para o ensino e aprendizado de astronomia em aulas de ciências
(2022)Resumo: O advento de novos recursos tecnológicos, informacionais e comunicacionais potencializou o emprego de novas possibilidades de inovação e modernidade na área da educação. Entre estas possibilidades, encontra-se a ... -
A realidade pedagógica analógica : o uso do blog nas aulas de Filosofia
(2015)Resumo: Este estudo situa-se na linha de pesquisa de Tecnologias do Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2014, com ... -
A realização do direito à educação para haitianos : um estudo das condições em que ele se efetiva em um município paranaense
(2020)Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa desenvolvida em um município paranaense, acerca da realização do direito à educação para haitianos. Teve como objetivo investigar as condições em que é ofertada a educação ... -
A realização do direito de permanência e conclusão na educação básica no Paraná : uma análise das trajetórias de estudantes com idade entre de 15 e 17 anos
(2022)Resumo: O presente estudo analisa as trajetórias escolares de dois grupos de estudantes entre 15 e 17 anos, inicialmente matriculados no Estado do Paraná, em duas coortes diferentes, a primeira de 2007 até 2009 e a segunda ... -
A recepção filosófica do estudante surdo no ensino médio
(2019)Resumo: Apresentamos, nesta tese, uma investigação acerca do ensino de Filosofia que emerge da prática profissional do autor como professor da referida disciplina na interação com estudantes Surdos e de sua participação ...