Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 1244-1262 of 1274
-
O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
(2017)Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como eixo fundamentador o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores. Esta ... -
O uso das tecnologias pelos professores corregentes no Município de Curitiba
(2017)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, no eixo de Educação e Tecnologias. O estudo ... -
O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
(2021)Resumo: Esta pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-interpretativa e pesquisou que possibilidades de interação e mobilização de conhecimentos podem ser identificadas em um curso de ... -
O uso de geotecnologias na educação geográfica escolar à luz do pensamento complexo
(2021)Resumo: Esta pesquisa versa sobre a utilização de geotecnologias, como SIG e Sensoriamento remoto, na prática de professores atuando (na maior parte) nas séries finais do ensino fundamental (EF), também incluindo professores ... -
O uso de tecnologias educacionais nas disciplinas de meios de representação 2D e 3D nos cursos de design, arquitetura e urbanismo
(2022)Resumo:A presente dissertação tem como objetivo identificar e refletir sobre as tecnologias educacionais utilizadas pelos professores nas disciplinas de representação bidimensional e tridimensional dos cursos de graduação ... -
O uso de tecnologias na educação em tempos de rede social : um olhar sobre o facebook
(2020)Resumo: Quando utilizamos um site de rede social nos inserimos num ambiente de formação e aprendizagem e por isso essas redes podem se constituir como ferramentas pedagógicas aliadas ao trabalho em sala de aula. Nesta ... -
O uso metodológico de documentos em estado de arquivo familiar no ensino de história nas séries iniciais da escola fundamental
(2001)Resumo: Investigação desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Saberes, Cultura e Práticas Escolares. A análise aponta as possibilidades e dificuldades ... -
O uso pedagógico da lousa digital interativa : o caso da prática docente em língua estrangeira
(2015)Resumo: A pesquisa estudou como os professores tem se apropriado, integrado e utilizado, pedagogicamente a lousa digital interativa (LDI) em suas docências, no ensino de língua estrangeira. O estudo analisou como ocorre ... -
A utilização da televisão de massa pela escola como meio auxiliar para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno
(1986)Resumo: A televisão é fonte emissora para muitos receptores e no Brasil oferece programas gratuitamente em troca da aceitação passiva ou não do telespectador. A televisão de massa no Brasil como a da maioria de países, ... -
Utilização de recursos audiovisuais nos estabelecimentos de Ensino de Primeiro Grau
(1987)Resumo: O relevante papel desempenhado pelos recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem, fundamentalmente nos primeiros anos de vida escolar, somado à condição de país em desenvolvimento de nossa pátria, conduz ... -
Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
([s.n.], 1989)Resumo: Diante da crescente demanda escolar que o ensino noturno de 2º grau vem apresentando e da necessidade de alternativas para que o mesmo se desenvolva mais eficazmente, este trabalho visa a colaborar no sentido de ... -
Os valores na formação do professor
(1987)Resumo: O trabalho tem como foco principal a problemática dos valores na Educação, em especial, na formação do professor. Parte do pressuposto de que os valores presentes na sociedade indicam os fins da Educação e permeiam ... -
A valorização da mulher docente na pauta sindical
(2019)Resumo: A docência é uma profissão constituída, segundo teorias da divisão sexual do trabalho, como um trabalho a ser desempenhado por mulheres, pois, conforme pensamentos essencialistas, a mulher tem pré requisitos ... -
A valorização do magistério municipal em Piraquara/PR : desafios em tempos de austeridade
(2023)Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar as condições de valorização dos/as profissionais da educação no município de Piraquara, no que diz respeito à remuneração, considerando o contexto das políticas ... -
Variáveis do contexto escolar na pandemia do coronavírus : relações com as expectativas de futuro de alunos do ensino médio
(2022)Resumo: A escola tem sido estudada sob diferentes perspectivas com o objetivo de levantar os efeitos de sua existência na vida presente e futura dos alunos. Na adolescência este contexto ganha recortes de espaço de transição, ... -
Variáveis relacionadas à resiliência de estudantes universitários no ensino superior
(2021)Resumo: A vida universitária possui seus desafios, e muito se fala sobre a dificuldade de os alunos terminarem o curso que escolheram. Geralmente são enfatizados os aspectos negativos e patológicos, porém pouco se fala ... -
O vencimento dos professores em três redes municipais paranaenses : uma análise de Cascavel, Maringá e Ponta Grossa
(2015)Resumo: Esta dissertação teve como objeto de estudo o vencimento inicial e final dos professores em três municípios da rede pública municipal paranaense, no período de 2006 a 2013. A remuneração docente vem impulsionando ... -
Verificação da relação existente entre a coordenação física e o aproveitamento na aprendizagem escolar, com crianças de primeira e segunda séries do 1º grau
(1983)Resumo: Tendo em vista que a motricidade é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano, e que a psicomotricidade, envolvendo fundamentalmente a percepção e a coordenação, são fatores básicos para uma ... -
Viabilidade de proposição metodológica de um instrumento : diagnóstico sobre orientações de currículo em nível de Primeiro Grau, segundo um modelo tripartido de Dobson e Dobson
(1983)Resumo: Este estudo teve como objetivo principal verificar a viabilidade de proposição metodológica de um instrumento-diagnóstico referente a tendências de orientação curricular, em nível de l2 grau. 0 instrumento foi ...