Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
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Na pele : os sentidos de corpo atribuídos por estudantes negras de uma escola do campo
(2021)Resumo: A presente pesquisa vincula-se ao grupo de pesquisa Labelit (UFPR/CNPQ) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades e a linha de pesquisa Licores - linguagem, corpo e estética na educação ... -
Nanotecnologias como conhecimento escolar no ensino médio em livros didáticos e por professores de biologia
(2016)Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender o processo de constituição e estruturação do conhecimento escolar em nanotecnologias no ensino de Biologia. Para isso, foi adotado o pressuposto de que "duas são as ... -
Narrativa histórica e narrativa de ficção histórica : perspectivas de professores de história
(2021)Resumo: A investigação de doutorado discute aprendizagem histórica e reflete sobre ela a partir do trabalho com textos de ficção histórica como fonte. O objetivo geral é investigar se a partir da perspectiva do professor ... -
Narrativas (auto)biográficas de pedagogas de núcleos regionais de Curitiba : memórias, experiências formativas e identidade profissional
(2023)Resumo: A presente tese de doutorado propõe investigar o que revelam as narrativas (auto)biográficas de pedagogas formadoras dos Núcleos Regionais de Educação da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, sobre sua atuação, ... -
Narrativas (auto)biográficas de professores(as) de São José dos Pinhais : influências e sentidos na construção da profissão docente
(2015)Resumo: Essa dissertação, inscrita no âmbito das pesquisas (auto)biográficas, é direcionada à problemática do trabalho docente na contemporaneidade, abordada a partir das perspectivas dos professores(as) sobre seus percursos ... -
Narrativas educacionais quilombolas em programas de pós-graduação na Universidade Federal do Paraná
(2021)Resumo: Esta dissertação teve como principal intuito investigar as narrativas de quilombolas ingressos nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná. Alguns estudos mostram a presença, ainda que pouca, ... -
Não é "mimimi" ou a experiência do drama na formação docente : os sulcos da violência recôndita contra estudantes LGBT
(2019)Resumo: Neste estudo foi realizada uma pesquisa-ação por meio da experiência do drama como método de ensino a fim de suscitar debates e tensões relacionadas às sexualidades dissidentes no contexto da formação continuada ... -
"Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
(2017)Resumo: A pesquisa tem por objeto de estudo a história da educação infantil em creches na cidade de Curitiba, entre os anos de 1977 e 2003. O problema consiste em identificar qual era a função social exercida pela instituição ... -
Necessidades de alunos universitários : subsídios para um programa de Orientaçao Educacional
(1985)Resumo: Visando a oferecer subsídios para um programa de Orientação Educacional na Universidade Federal do Paraná - UFPR, o presente estudo tem por objetivos identificar necessidades pessoal-sociais, educacionais e vocacionais ... -
Necessidades educacionais das comunidades de periferia urbana : implicações nas proposições curriculares
(1985)Resumo: O presente estudo objetivou analisar as necessidades educacionais da clientela escolar da periferia urbana e as implicações das mesmas com a proposição curricular levada a efeito pela escola localizada na periferia. ... -
Necessidades pedagógicas das crianças que frequentam as séries iniciais do ensino de Primeiro Grau nas escolas de periferia : um estudo em Curitiba
(1983)Resumo: Este trabalho teve como objetivo conhecer as necessidades pedagógicas das crianças que frequentam as escolas da periferia de Curitiba. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória que abrangesse 10% (sete ... -
Negros/as surdos/as no ensino superior : mapeando cursos de graduação de Letras Libras
(2019)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a ocupação de negros/as surdos/as nos cursos de graduação em Letras Libras, no ensino superior público. Com a aprovação do Decreto 5.626/2005, no ano de 2005, o curso ... -
Nem rosa, nem azul : relações de gênero na família, na escola e no sindicato
(1998)Resumo: O presente trabalho pretende refletir sobre as relações de gênero na família, no trabalho docente e no sindicato. Apesar da ênfase no universo feminino, tratamos o gênero em sua dimensão relacional, sendo uma ... -
A neuropsicologia na formação do educador
(2000)Resumo: Este trabalho analisou a interpretação de um grupo de professores a respeito de uma possível contribuição dos fundamentos de neuropsicologia para a ação profissional do educador. Partiu-se do princípio de que, após ... -
No 'esconde-esconde" da pandemia ainda há espaço para brincadeira : o brincar na cidade de Siqueira Campos/PR durante o COVID-19
(2021)Resumo: A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo investigar as possibilidades no âmbito das experiências do brincar cotidiano das crianças de Siqueira Campos/Pr, durante um período pandêmico. Nesta direção, considerou ... -
No palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visual
(2015)Resumo: A presente pesquisa busca compreender os efeitos de sentidos sobre corpo e identidades que permeiam os discursos de professoras de teatro, a partir da confecção de protocolos teatrais na perspectiva da verbo-visualidade. ... -
A noção de conservação entre crianças de primeira série do Primeiro Grau, provenientes de diferentes níveis socioeconômico-culturais, egressas e não-egressas de classes de pré-escolarização
(1983)Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram: 1) determinar o está gio de desenvolvimento da noção de conservação de alunos da 1ª série do 1º Grau, de baixo e alto nível sócio-econômico, egressos e não egressos de classes de ... -
As normas legais do ensino médio e as tensões e promessas na relação trabalho e juventude
(2019)Resumo: Esta pesquisa consiste em uma reflexão teórica da relação juventude, educação e trabalho através da contextualização histórica, social e cultural do jovem e da sua inserção no mercado de trabalho e a sua relação ... -
A normatização da educação em prisões como parte da política educacional brasileira
(2016)Resumo: O objeto de análise consiste na política nacional de educação para as prisões. Considerando o contexto carcerário brasileiro com população de 750 mil presos, a maioria jovem, sem escolaridade básica, encarcerados ...