Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 729-748 of 1273
-
La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira
(2016)Resumo: Esta investigação, de natureza qualitativa, busca compreender como haveria um uso instrumental das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de francês como língua estrangeira (FLE) de abordagem comunicativa, ... -
La educación ambiental en el museo de historia natural : un análisis de las acciones en dos museos del sur de Brasil
(2019)Resumo: Esta pesquisa toma por base o paradigma qualitativo-interpretativo e visa compreender a educação ambiental em um contexto institucional, como é o museu de história natural, por meio da análise das ações educativas ... -
La paradoja de la conciencia plena en ausencia de afectividad ampliada : la empatía distanciada de la ética en las intervenciones basadas en mindfulness y la cuestionable normalización materialista de lo que nos hace humanos
(2018)Resumo: Trata-se de uma visão crítica e estruturada do estudo atual sobre a empatia e as intervenções baseadas no Mindfulness, utilizadas como forma de impactar o desenvolvimento da empatia. Conta-se com um pano de fundo ... -
O laboratorio
(1983)Resumo: Este estudo recapitulativo pretende mostrar a existência de condições propicias para o encaminhamento de um Laboratório de Currículo dentro da Universidade. Para chegar a proposição desta alternativa, procedeu-se ... -
Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
(2021)Resumo: Esta pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza aplicada tem como objetivo elaborar diretrizes para a criação de uma proposta didático-pedagógica para implantação de um Laboratório de Educação Matemática no ... -
Laços no exílio : ações socioeducativas no Leprosário Colônia Santa Teresa (Santa Catarina - 1936-1952)
(2019)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as ações socioeducativas praticadas no antigo Leprosário Colônia Santa Teresa, localizado na cidade de São Pedro de Alcântara (Santa Catarina), e de que maneira estas ... -
Laicato católico : o papel dos intelectuais no processo de organização do projeto formativo da Igreja Católica no Paraná : 1926-1938
(2002)Resumo: Esta dissertação analisa a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais católicos leigos em tomo da temática educativa à luz do contexto histórico paranaense, do período de estudo que está circunscrito ... -
Lar escola Dr. Leocádio José Correia : história de uma proposta de formação na perspectiva educacional espírita (1963-2003)
(2009)Resumo: O objetivo norteador deste estudo foi constituir aspectos da trajetória histórica do Lar Escola Dr.Leocádio José Correia, no período entre 1963 e 2003. A escola, fundada na cidade de Curitiba, pelo professor e ... -
Lazer e subjetividades : a mútua determinação esquecida nos currículos de Educação Física
(2000)Resumo: Ao caminhar, encontro pistas, nas pistas busco consistência para as interrogações que emergiam da complexidade de um diálogo entre os interlocutores teóricos e as experiências dos corpos-sujeitos no cotidiano das ... -
Lazer, inclusão e autonomia de pessoas com deficiência intelectual na cidade de Curitiba, PR : entre a cidade de todos e a cidade para todos
(2017)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as ações nas políticas públicas de inclusão direcionadas ao lazer da pessoa com deficiência intelectual na cidade de Curitiba, PR, e verificar se repercutem nas atividades de ... -
Legitimidade e reconhecimento do papel do pedagogo no processo de formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos
(2015)Resumo: Esta pesquisa apresenta uma problematização sobre a ação dos pedagogos na formação continuada de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem por objetivo analisar o papel de mediação dos pedagogos ... -
A lei de reserva de vagas para estudantes com deficiência nos Institutos Federais de Educação : desafios e perspectivas nas políticas institucionais
(2020)Resumo: Neste estudo, tratamos da temática do acesso aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região Sul do Brasil a partir da Lei n° 13.409/2016, a qual dispõe sobre a reserva de vagas para estudantes ... -
A Lei nº 13.415/2017 e a educação profissional : uma análise dos caminhos da reforma nos Institutos Federais
(2023)Resumo: Os Institutos Federais (IF), criados pela Lei nº 11.892/2008, são instituições de Educação Superior, Básica e Profissional, e representam um momento de valorização da educação profissional e técnica dentro das ... -
Leitura compartilhada : uma crônica de encontros
(2007)Resumo: Analisa a Biblioteca Viva em Hospitais (BVH), ação continuada de compartilhamento de leitura que faz parte do programa educacional para crianças e jovens em tratamento no hospital Pequeno Príncipe de Curitiba. A ... -
Lendo emoções : efeitos de uma intervenção envolvendo a empatia e a compreensão leitora em estudantes do ensino fundamental
(2022)Resumo: O processo de ensino e aprendizado desenvolvido nas escolas brasileiras, atualmente, deveria promover uma intersecção entre componentes cognitivos e socioemocionais. Neste contexto, há uma lacuna no cenário nacional ... -
Lesbianidades juvenis em filmes coming-of-age : espaços de formação e tempos de amadurecimento entre o cinema e a educação
(2023)Resumo: Assumindo a m em ória com o eixo de articulação entre o cinem a, a educação e os estudos lésbicos, lanço-m e, nesta pesquisa, em u m m ovim ento de contra-arquivam ento, no qual a autobiografia, m ediada pelas ... -
O letramento digital no ensino da matemática sob a perspectiva de complexidade
(2017)Resumo: O uso de tecnologias digitais tem transformado o campo da comunicação, permitindo o rápido acesso à informação, que por consequência, tem reconfigurado profundamente as práticas de escrita e leitura, ditas tradicionais. ... -
Letramento literário a partir do PNAIC/2013 - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : limites e possibilidades
(2017)Resumo: Este trabalho, por meio de uma pesquisa de natureza etnográfica, analisou o PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os limites e possibilidades para o desenvolvimento do letramento literário em ... -
Lições de história prescritas, lições de história (re)construídas : a temática indígena e usos de livros didáticos de história em escolas indígenas do Baixo Tapajós - Amazônia Brasileira
(2022)Resumo: Analisa usos de livros didáticos de História em três escolas indígenas localizadas no Baixo Tapajós, no Estado do Pará, na Amazônia Brasileira. Parte da hipótese de trabalho que os livros didáticos de História ... -
Liminaridade, experiência e des-escolarização : o arquivo, o repertório e a educação performativo-animativa em roteiros educacionais na formação docente em dança
(2023)Resumo: Esta investigação, vinculada à linha de pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR) e integrada ao Grupo de ...