Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 158-177 of 208
-
O papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas a partir de diferentes olhares
(2023)Resumo: O presente trabalho teve como objetivos gerais, compreender o papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas na formação do professor de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e analisar as possíveis ... -
O pensamento analógico na matemática e suas implicações na modelagem matemática para o ensino
(2016)Resumo: Este trabalho insere-se na área de Modelagem Matemática na Educação Matemática e é voltado para a formação conceitual dos professores de matemática. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter qualitativo. Entendemos ... -
Percepções de docentes sobre a formação continuada em ciências da natureza no âmbito da Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
(2021)Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa de natureza qualitativa envolvendo a formação continuada de professores sendo objeto de estudo: A formação dos professores no âmbito do Pnaic de Ciências da Natureza no ... -
Percepções dos estudantes do sexto ano do ensino fundamental sobre a aprendizagem matemática por meio de estratégias gamificadas e dos games
(2021)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar se o uso de estratégias gamificadas por meio do uso de games pode engajar os alunos e despertar o interesse para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Em virtude ... -
Percepções manifestas em pesquisas brasileiras sobre aprendizagem matemática em situação de jogo
(2022)Resumo: A inquietação em torno da aprendizagem matemática em sala de aula utilizando-se de jogos com alunos do ensino fundamental II conduziu à proposta desta pesquisa. Para tanto se definiu como problema de pesquisa: O ... -
Percursos ecosóficos entre ruas e educação
(2022)Resumo: Este texto se desenha por algumas das principais ruas da região central da cidade de Curitiba, costurando com Rúbia tráfegos e jornadas. Aprendizagens marcadas pelo encontro com uma mulher com trajetória de rua. ... -
Perfil conceitual de equações percebido em jogos criados por em professores de matemática
(2022)Resumo: Álgebra é um dos temas matemáticos mais temidos por estudantes de todos os níveis. A utilização de letras do alfabeto no lugar de números pode trazer confusão e desânimo em um estudante que se sinta não entendendo ... -
O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
(2021)Resumo: O objetivo da pesquisa aqui relatada foi compreender os impactos da formação do PNAIC de Alfabetização Matemática na trajetória profissional e na prática pedagógica de professoras do Município de Curitiba. Para ... -
Poluição sonora : que trem é esse no meu celular?
(2015)Resumo: Há muitos anos atuo como professor do Ensino Médio e ao longo desse tempo percebi a exacerbação nos ruídos emitidos pelos meios de transportes no entorno do Colégio. Simultaneamente houve grande aumento da presença ... -
A prática como componente curricular em um curso de licenciatura em matemática da UTFPR : uma análise na perspectiva da teoria da atividade
(2017)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo as atividades realizadas como Prática como Componente Curricular no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba, ... -
A prática como componente curricular na formação inicial do professor de matemática : um olhar na perspectiva da legislação brasileira
(2016)Resumo: Este estudo buscou por entendimentos sobre a Atividade Prática como Componente Curricular (APCC) pela compreensão/interpretação das orientações explicitadas na legislação educacional, tendo em vista possibilidades ... -
Presenças dos museus e centros de ciência e tecnologia brasileiros em ambientes virtuais : mapeamento e caracterização
(2023)Resumo: Esta dissertação tem a pretensão de contribuir para uma melhor compreensão sobre como os Centros e Museus de Ciência e Tecnologia (CMCT) brasileiros, enquanto aparatos educativos não-formais, estão se valendo das ... -
Um problema dentro do outro
(2019)Resumo: Nem sempre a habilidade em cálculo é suficiente para o bom desempenho nas tarefas que envolvem resolução de problemas. Seguindo pressupostos da Educação Matemática, o presente estudo apresenta uma reflexão sobre ... -
Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
(2021)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a abrangência do Campo Conceitual Multiplicativo nas duas coleções de livros didáticos mais escolhidas pelas escolas da Rede Municipal de Curitiba-PR para os três primeiros ... -
Processos de aprendizagem da docência com professores que ensinam matemática nos anos iniciais : a coletividade como princípio formativo
(2018)Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar possibilidades de aprendizagem da docência de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, no contexto da constituição de um grupo de professores no interior da ... -
Produção de materiais didáticos na formação inicial de professores(as) de ciências biológicas : um estudo pautado nos saberes docentes disciplinares e da formação profissional
(2021)Resumo: Essa pesquisa insere-se nas discussões sobre a formação inicial de professores(as) de Biologia e a produção de materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos analisar como a produção de materiais didáticos pode ... -
Produções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em foco
(2022)Resumo: Este estudo, de cunho qualitativo, na abordagem fenomenológica, teve como meta inventariar e analisar as produções didático-pedagógicas resultantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR), elaboradas ... -
O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
(2016)Resumo: O uso de computadores e da internet no ambiente escolar proporcionou uma revolução com proporções inimagináveis, através do surgimento das formas diversas de comunicação e de ensino. O ensino de matemática pautado ... -
Professores que ensinam matemática : movimento reflexivo sobre suas próprias práticas
(2019)Resumo: A pesquisa teve como tema a reflexão dos professores sobre a própria prática. Foi realizada com professores que ensinam matemática em um Colégio de Ensino Fundamental e Médio do município de Curitiba, da rede ... -
O Programa Linhas de Conhecimento e a relação museu-escola
(2021)Resumo: A relação museu-escola pode se intensificar a partir de políticas públicas envolvendo as instituições escolares e museais em parcerias educativas. No contexto da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (PR), ...