Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 138-156 of 209
-
A matemática em videoaulas para a educação infantil do município de Curitiba-PR no período de pandemia do Covid-19
(2022)Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a presença e o modo como noções matemáticas são trabalhadas nas atividades propostas nas aulas remotas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação - SME de Curitiba para ... -
A matemática escolar e a sala de aula multiano na educação do campo do município de Cerro Azul - PR.
(2022)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar, do ponto de vista docente, o ensino da matemática escolar no âmbito das escolas do Campo multianos do município de Cerro Azul – PR. Como objetivos específicos ... -
A matemática no ensino médio de uma escola Waldorf : uma discussão sobre currículo
(2023)Resumo: Contribuindo para os estudos acerca do ensino da matemática nas escolas fundamentadas em pedagogias alternativas e, em particular, na Pedagogia Waldorf, nesta pesquisa questionamos "Como aspectos do currículo de ... -
A matemática utilizada pelos fandangueiros na construção da rabeca : possibilidades de diálogos com a matemática escolar
(2021)Resumo: A rabeca é um instrumento de corda semelhante a um violino, construído totalmente de forma artesanal. É um dos instrumentos que compõe o fandango, que é um sistema cultural que envolve danças e comidas típicas da ... -
Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
(2015)Resumo: A presente dissertação resultou do propósito de investigar o potencial de atividades elaboradas para o ensino de matemática nas quais são utilizados materiais didáticos manipuláveis e registros de representações ... -
Maternidades e química : uma análise das trajetórias de bolsistas produtividade em pesquisa
(2022)Resumo: Diante do cenário sociocultural, as mulheres são as grandes responsáveis pelo trabalho de reprodução social, que implica no cuidado e socialização da geração futura e cujos efeitos são sentidos ao longo de seus ... -
Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais
(2018)Resumo: Neste trabalho são destacadas concepções de racionalidade em processos constitutivos de mestrados profissionais em ensino de ciências, excetuando os programas em Rede, considerando perspectivas de documentos oficiais. ... -
Metacognição e ensino de ciências : um retrato compreensivo sobre as produções realizadas no Brasil
(2021)Resumo: O termo "metacognição" foi mencionado pela primeira vez por John Hurley Flavell em 1976. Desde então, diferentes pesquisadores/as se empenham em entender como é manifestado o pensamento metacognitivo na educação. ... -
A metacognição e sua relação com a afetividade e a cognição na aprendizagem matemática
(2018)Resumo: A preocupação em torno da aprendizagem em Matemática conduziu a pesquisadora a envolver-se em estudos voltados para essa temática, encaminhando seu interesse em pesquisar sobre a importância da metacognição, mais ... -
Uma metacompreensão acerca da formação inicial do professor que ensina matemática
(2016)Resumo: Nesta pesquisa investigamos a formação inicial do professor que ensina Matemática pelo viés dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, num trajeto possibilitado pela modalidade fenomenológica da pesquisa qualitativa, ... -
Modelagem matemática como jogo de linguagem
(2017)Resumo: Nesta dissertação esboça-se possibilidades de caracterizar as práticas com a modelagem matemática como jogos de linguagem na perspectiva das Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Utilizou-se recursos da história ... -
As mudanças nos documentos oficiais para formação e professores : um retrato da adequação realizada pelas instituições e ensino superior da região sul do Brasil
(2020)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os cursos de Licenciatura em Matemática adequaram seus currículos às mudanças estabelecidas nos documentos oficiais que regulamentam a formação de professores entre ... -
Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal
(2018)Resumo: O presente estudo aborda a relação da Educação Não Formal e o Ensino de Química no Centro de Ciências de Araraquara, localizado no Estado de São Paulo, através da análise do processo de ensino e divulgação da Gincana ... -
Narrativas de professores alfabetizadores sobre o PNAIC de alfabetização matemática
(2016)Resumo: O presente estudo teve como propósito constituir fontes orais a partir de entrevistas com seis professoras alfabetizadoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2014. ... -
Natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas : o estado do conhecimento no contexto brasileiro
(2019)Resumo: Um dos objetivos do Ensino de Ciências é formar cidadãos cientificamente alfabetizados e preparados para tomar decisões em assuntos envolvendo a ciência e a tecnologia. Para alcançá-lo, os estudantes precisam, além ... -
Natureza da ciência nas pesquisas sobre radioatividade : um estudo das teses e dissertações brasileiras
(2020)Resumo: Um dos objetivos da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) e da Natureza da Ciência (NdC) é esclarecer sobre a natureza histórica e humana do desenvolvimento do conhecimento científico. Assim para um ... -
Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
(2016)Resumo: O presente trabalho foi motivado pela presença de objetos de aprendizagem nos livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2014 para a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino ... -
Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
(2021)Resumo: O presente estudo investiga tendências e possibilidades na formação de professores para o Ensino de Álgebra à luz de pesquisas brasileiras que abordam o tema, entendendo que a formação de professores para o ensino ... -
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra
(2016)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as visões do Formador de professores de Matemática e do Professor de Matemática da Educação Básica em relação ao papel das demonstrações em dois contextos: (1) para ...