Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 151-170 of 208
-
Narrativas de professores alfabetizadores sobre o PNAIC de alfabetização matemática
(2016)Resumo: O presente estudo teve como propósito constituir fontes orais a partir de entrevistas com seis professoras alfabetizadoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2014. ... -
Natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas : o estado do conhecimento no contexto brasileiro
(2019)Resumo: Um dos objetivos do Ensino de Ciências é formar cidadãos cientificamente alfabetizados e preparados para tomar decisões em assuntos envolvendo a ciência e a tecnologia. Para alcançá-lo, os estudantes precisam, além ... -
Natureza da ciência nas pesquisas sobre radioatividade : um estudo das teses e dissertações brasileiras
(2020)Resumo: Um dos objetivos da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) e da Natureza da Ciência (NdC) é esclarecer sobre a natureza histórica e humana do desenvolvimento do conhecimento científico. Assim para um ... -
Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
(2016)Resumo: O presente trabalho foi motivado pela presença de objetos de aprendizagem nos livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2014 para a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino ... -
Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
(2021)Resumo: O presente estudo investiga tendências e possibilidades na formação de professores para o Ensino de Álgebra à luz de pesquisas brasileiras que abordam o tema, entendendo que a formação de professores para o ensino ... -
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra
(2016)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as visões do Formador de professores de Matemática e do Professor de Matemática da Educação Básica em relação ao papel das demonstrações em dois contextos: (1) para ... -
A organização do ensino da estatística do 5º e 6º ano do ensino fundamental : o olhar dos professores
(2022)Resumo: Esta pesquisa de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Formação de ... -
O papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas a partir de diferentes olhares
(2023)Resumo: O presente trabalho teve como objetivos gerais, compreender o papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas na formação do professor de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e analisar as possíveis ... -
O pensamento analógico na matemática e suas implicações na modelagem matemática para o ensino
(2016)Resumo: Este trabalho insere-se na área de Modelagem Matemática na Educação Matemática e é voltado para a formação conceitual dos professores de matemática. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter qualitativo. Entendemos ... -
Percepções de docentes sobre a formação continuada em ciências da natureza no âmbito da Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
(2021)Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa de natureza qualitativa envolvendo a formação continuada de professores sendo objeto de estudo: A formação dos professores no âmbito do Pnaic de Ciências da Natureza no ... -
Percepções dos estudantes do sexto ano do ensino fundamental sobre a aprendizagem matemática por meio de estratégias gamificadas e dos games
(2021)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar se o uso de estratégias gamificadas por meio do uso de games pode engajar os alunos e despertar o interesse para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Em virtude ... -
Percepções manifestas em pesquisas brasileiras sobre aprendizagem matemática em situação de jogo
(2022)Resumo: A inquietação em torno da aprendizagem matemática em sala de aula utilizando-se de jogos com alunos do ensino fundamental II conduziu à proposta desta pesquisa. Para tanto se definiu como problema de pesquisa: O ... -
Percursos ecosóficos entre ruas e educação
(2022)Resumo: Este texto se desenha por algumas das principais ruas da região central da cidade de Curitiba, costurando com Rúbia tráfegos e jornadas. Aprendizagens marcadas pelo encontro com uma mulher com trajetória de rua. ... -
Perfil conceitual de equações percebido em jogos criados por em professores de matemática
(2022)Resumo: Álgebra é um dos temas matemáticos mais temidos por estudantes de todos os níveis. A utilização de letras do alfabeto no lugar de números pode trazer confusão e desânimo em um estudante que se sinta não entendendo ... -
O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
(2021)Resumo: O objetivo da pesquisa aqui relatada foi compreender os impactos da formação do PNAIC de Alfabetização Matemática na trajetória profissional e na prática pedagógica de professoras do Município de Curitiba. Para ... -
Poluição sonora : que trem é esse no meu celular?
(2015)Resumo: Há muitos anos atuo como professor do Ensino Médio e ao longo desse tempo percebi a exacerbação nos ruídos emitidos pelos meios de transportes no entorno do Colégio. Simultaneamente houve grande aumento da presença ... -
A prática como componente curricular em um curso de licenciatura em matemática da UTFPR : uma análise na perspectiva da teoria da atividade
(2017)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo as atividades realizadas como Prática como Componente Curricular no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba, ... -
A prática como componente curricular na formação inicial do professor de matemática : um olhar na perspectiva da legislação brasileira
(2016)Resumo: Este estudo buscou por entendimentos sobre a Atividade Prática como Componente Curricular (APCC) pela compreensão/interpretação das orientações explicitadas na legislação educacional, tendo em vista possibilidades ... -
Presenças dos museus e centros de ciência e tecnologia brasileiros em ambientes virtuais : mapeamento e caracterização
(2023)Resumo: Esta dissertação tem a pretensão de contribuir para uma melhor compreensão sobre como os Centros e Museus de Ciência e Tecnologia (CMCT) brasileiros, enquanto aparatos educativos não-formais, estão se valendo das ... -
Um problema dentro do outro
(2019)Resumo: Nem sempre a habilidade em cálculo é suficiente para o bom desempenho nas tarefas que envolvem resolução de problemas. Seguindo pressupostos da Educação Matemática, o presente estudo apresenta uma reflexão sobre ...