Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 178-197 of 209
-
O Programa Linhas de Conhecimento e a relação museu-escola
(2021)Resumo: A relação museu-escola pode se intensificar a partir de políticas públicas envolvendo as instituições escolares e museais em parcerias educativas. No contexto da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (PR), ... -
Programação de aplicativos educacionais móveis por estudantes do ensino médio utilizando software App Inventor 2
(2021)Resumo: O trabalho aqui apresentado propõe uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como objetivo investigar como os estudantes da 3º série do Ensino Médio ressignificam sua aprendizagem, por meio da programação de ... -
Programas de combate ao abandono escolar no Paraná (2018/2019) : reflexões e compreensões
(2022)Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar as políticas públicas em vigor no estado do Paraná, que têm foco no combate ao abandono escolar – Programa de Combate ao Abandono Escolar (2018) e Programa Presente ... -
Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica
(2021)Resumo: Esta investigação consistiu em analisar as ações dos cientistas participantes do Projeto Cientistas na Escola. O objetivo foi identificar quais visões de ciência e de cientista são por eles veiculados, bem como, ... -
O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural
(2020)Resumo: A pesquisa teve como foco o projeto de LEGO Robótica desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba em decorrência das vivências da pesquisadora como técnica em um projeto da rede durante quase seis ... -
Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
(2017)Resumo: Com a presente pesquisa tive como objetivo constituir fontes orais a partir de entrevistas com cinco professores que participaram do processo de organização, elaboração, construção, formação continuada, e implementação ... -
O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões sobre as ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais, na ótica dos professores tutores do Pró-letramento. Os modos de proceder são consoantes ... -
Pró-letramento, prática pedagógica nas aulas de matemática : relatos de professoras de União da Vitória
(2013)Resumo: Esta dissertação teve por objetivo constituir fontes a partir de narrativas de professores da rede municipal de ensino de União da Vitória sobre o Programa de Formação Continuada Pró-Letramento em Matemática. As ... -
Química verde : análise da emergência do estilo de pensamento a partir da perspectiva Fleckiana
(2018)Resumo: O conceito Química Verde (QV) surgiu nos Estados Unidos, nos anos 90, do século XX, como resposta aos problemas relacionados à produção de resíduos e poluição decorrentes da Indústria Química. No âmbito dessa ... -
A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
(2021)Resumo: A Educação do Campo foi forjada a partir dos movimentos sociais, na luta por direitos à educação em todos os níveis de ensino, tendo como pressuposto a necessidade dos sujeitos de morar e estudar no campo. Nesse ... -
Um recorte de pesquisas realizadas em universidades federais sobre o ensino de ciências e a decolonialidade
(2021)Resumo: A pesquisa bibliográfica desenvolvida tem caráter qualitativo e busca identificar nas publicações científicas nas plataformas on line Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes, quais são as pesquisas já ... -
Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
(2011)Resumo: Nesta pesquisa procuramos investigar e analisar possibilidades de interação e de mobilização de Licenciatura em Matemática a partir da Resolução de Problemas, usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem ... -
Rede de saberes : possíveis diálogos da educação do campo com os saberes locais e os conhecimentos científicos no ensino de ciências nos anos iniciais
(2021)Resumo: Os lugares são espaços de encontros e de diálogos, nos quais emergem as diferentes identidades dos sujeitos, movimentando suas existências. São nos lugares em que a vida acontece, com suas particularidades e, ... -
A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"
(2023)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o diálogo entre Ciência e Poesia a partir do livro "O Estudante Empírico'', da poeta brasileira Cecília Meireles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo ... -
Relatos de bardos : explorando mistérios do ensino da matemática com a estratégia do jogo RPG
(2023)Resumo: Essa pesquisa visa analisar como a prática do Role-playing Game (RPG) pode contribuir para o trabalho docente do professor de Matemática. Assim seu objetivo é estudar o uso do jogo de RPG como metodologia em uma ... -
Representações sociais de licenciandos, professores e diretores sobre as implicações das atividades desenvolvidas pelos subprojetos PIBID-UFPR da área de Ciências da Natureza em duas escolas de educação básica da rede pública de Curitiba-PR
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química de uma Instituição ... -
Resolução de problemas : saberes de professores participantes de políticas públicas de formação continuada em matemática
(2017)Resumo: Compreende-se nesta pesquisa que um dos focos do ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino e em particular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é a Resolução de Problemas. Nessa direção, observamos ... -
Resoluções de problemas de fração de crianças do 3. ano do ensino fundamental
(2019)Resumo: A presente dissertação teve por objetivo investigar conhecimentos que crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental do município de Curitiba revelam saber sobre frações. Para tal, buscamos identificar quais esquemas ... -
Saberes matemáticos presentes nas práticas socioculturais da Cantaria do Distrito de Borda do Campo
(2022)Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de registrar os saberes matemáticos presentes na prática sociocultural da Cantaria do distrito de Borda do Campo – Quatro Barras/PR. Para tanto, foram entrevistados dois canteiros/artistas, ... -
Sentidos do ser professor de matemática
(2021)Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores/as que ensinam Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná ...