O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Vitorino, Viviane da Cruz Leal Nunes, 1974-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O objetivo da pesquisa aqui relatada foi compreender os impactos da formação do PNAIC de Alfabetização Matemática na trajetória profissional e na prática pedagógica de professoras do Município de Curitiba. Para tanto, utilizaram-se pressupostos do ciclo de políticas públicas educacionais, composto por três contextos principais: influência, produção de texto e prática. Para o contexto de influência, fez-se um estudo sociopolítico da época, destacando o papel da sociedade civil organizada para que esse tema fosse privilegiado na agenda política. Para o contexto da produção de texto, enfatizaram-se as leis e os Cadernos de Formação que instituíram o PNAIC, em particular o PNAIC de Alfabetização Matemática. No contexto da prática, utilizaram-se as narrativas compostas por entrevistas com os Formadores, Orientadores de Estudos e Professores Cursistas, realizadas de acordo com os aportes metodológicos da História Oral, constituindo fontes históricas. Por meio dessas narrativas, verificou-se que o PNAIC causou impacto na prática, na reflexão sobre a alfabetização matemática, no cotidiano e na vida profissional das entrevistadas. A pesquisa reforçou que as pessoas fazem história, suas narrativas são fontes históricas e espera-se que essas se tornem objetos de pesquisa de outros pesquisadores, que os leitores se debrucem sobre elas, lançando novos olhares e perspectivas. Espera-se que a conclusão da pesquisa contribua para a elaboração e reelaboração de políticas públicas educacionais e para aqueles que se dedicam à compreensão de suas potencialidades e limitações. Abstract: The objective of the research reported here was to understand the impacts of the formation of the PNAIC of Mathematical Literacy on the career and pedagogical practice of teachers that participated in the qualification program in the city of Curitiba. To this end, we will use assumptions from the cycle of public educational policies, composed of three main contexts: influence, text production and practice. For the context of influence, we made a sociopolitical study of the time, highlighting the role of organized civil society so that this topic was privileged on the political agenda. For the context of text production, we will emphasize the laws and training books that instituted the PNAIC, specially the ones from the Mathematical Literacy field. In the context of practice, we will use narratives composed of interviews with trainers, study advisers and teachers that took part in the program, those were carried out according to the methodologies of Oral History, constituting historical sources. Through those narratives, we noticed that PNAIC has impacted the practice, the reflection over mathematical alphabetization, the day-to-day life and the professional life from the interviewed. The research reinforces that the people make history, their narratives are sources and those should become research objects for other academics, may the readers look carefully at them, bringing new views and perspectives. It is expected that the conclusion of the research will contribute to the elaboration and re-elaboration of public educational policies and for those who are dedicated to understanding their potential and limitations.
Collections
- Dissertações [231]