Navegação Teses por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 64
-
Memórias luso-brasileiras sobre o consumo e a circulação de roupas brancas femininas (1900-1920)
(2021)Resumo: Nesta pesquisa tenho como objetivo reconstruir narrativas luso-brasileiras sobre o consumo e a circulação de roupas brancas femininas entre os anos de 1900 e 1920. Deste modo, em um primeiro momento proponho ... -
Inserção do design centrado no usuário em uma organização de desenvolvimento de sistemas e-Gov : intervenções a partir da pesquisa-ação
(2022)Resumo: O potencial evolutivo das tecnologias digitais fez do e-Gov uma estratégia de governança, a fim de beneficiar o acesso e uso dos serviços públicos pelos cidadãos. Portanto, compreende-se que o e-Gov precisa atender ... -
Design para a economia verde : aprendizagem reflexiva em organizações
(2022)Resumo: Esta tese parte da observação sobre uma emergente transição para a economia verde no âmbito macroeconômico global. Sob a perspectiva do Design, as estratégias voltadas à economia verde têm dado ênfase em inovações ... -
Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
(2022)Resumo: A chamada Quarta Revolução Industrial integra o mundo virtual, com base em grandes volumes de dados, com o mundo real. Por meio de diversos avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), cria novas ... -
DPPGD : modelo de diagnóstico preliminar de placebranding pela gestão de design
(2022)Resumo: Esta pesquisa consiste na proposta de desenvolvimento de um modelo que possa auxiliar na fase inicial de um projeto de implantação de place branding para uma localidade, com uma análise preliminar para se verificar ... -
Fluxo de informações no processo de cuidados nutricionais em hospitais : um modelo conceitual na perspectiva do design da informação
(2022)Resumo: No âmbito hospitalar, o fluxo de informações relativo ao processo de cuidados nutricionais é mediado por artefatos gráficos, que participam cotidianamente como suporte para a comunicação entre os profissionais de ... -
Programa de inserção transversal de RGSs - Representações Gráficas de Sínteses - no Ensino Fundamental 1,
(2022)Resumo: O objetivo deste estudo é propor uma dinâmica de Representação Gráfica de Síntese - RGS - para aplicação pelos professores com os alunos do Ensino do Fundamental 1, pois parte se do princípio de que a construção ... -
Interfaces de e-books interativos na área de saúde : uma proposta de método de avaliação para a UNA-SUS/UFMA
(2022)Resumo: A Educação Permanente em Saúde, enquanto Política Ministerial, tem utilizado com o ferramenta diversas tecnologias, por meio da Educação a Distância, como recurso facilitador da educação continuada dos trabalhadores ... -
Sistemas de viabilização e padronização da antropometria digital estática para pessoas com deficiência motora
(2022)Resumo: O dimensionamento adequado de produtos é essencial para a qualidade de vida das pessoas. Especialmente quando se refere aos produtos de tecnologia assistiva que devem ser customizados para as morfologias corporais ... -
An embodied interaction analytical framework : in games that promote teamwork
(2022)Resumo: Esta tese tem como foco a interação corporificada em jogos que promovem o trabalho em equipe. A base teórica desta pesquisa é construída na literatura sobre o trabalho em equipe, espaços narrativos, a teoria do ... -
Design multimodal : contribuições para o processo de design de interfaces inclusivas em eletrodoméstivos
(2022)Resumo: Apesar dos avanços tecnológicos ainda é questionada a carência de usabilidade e acessibilidade em interfaces digitais de eletrodomésticos. A falta de autonomia no uso eficiente, por pessoas com deficiência visual ... -
Utilização de metaconceitos no design de sistemas de produto+serviço para manufatura e design distribuídos de tecnologia assistiva
(2022)Resumo: Tecnologia Assistiva é um termo amplo que contempla os sistemas, serviços e produtos utilizados para manter ou melhorar a funcionalidade e independência, assim como, promover o bem-estar de indivíduos. Esses ... -
Método de design da informação para avaliação de rótulos frontais de advertência nutricional
(2022)Resumo: Diante do problema mundial da má nutrição e, consequentemente, do aumento de obesidade infantil e doenças crônicas não transmissíveis, organizações internacionais de saúde recomendam que os governos melhorem as ... -
Memórias discentes das experiências nos cursos de comunicação visual e desenho industrial da Universidade Federal do Paraná entre 1975 e 1978
(2023)Resumo: Esta tese busca a partir da memória e de documentos corroborar com pesquisas dentro do tema de História do Design, Ensino de Design e da história da UFPR. A partir do problema "Com o os discentes da primeira turma ... -
Artefato de auxílio ao design de imagens audiotáteis impressas em 3D para a educação inclusiva de cegos
(2023)Resumo: A impressão 3D vem ganhando espaço como uma ferramenta no desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e no apoio à educação de pessoas com deficiência. Dentre as vantagens no uso da impressão 3D, estão as possibilidades ... -
Design para o comportamento sustentável aplicado a serviços : proposição de modelo orientado à coesão social na fase de ideação
(2023)Resumo: A presente tese tem como escopo o campo do Design para o Comportamento Sustentável. Logo, a mudança de comportamento para a sustentabilidade. Pode-se evidenciar que o comportamento humano é responsável por inúmeros ... -
Design with the living : learning to work together
(2023)Resumo: A prática do biodesign parece estar se consolidando por meio de redes, concursos, exposições, e educação formal. Este estudo se baseia na definição de biodesign de Dade-Robertson, que compreende o design e a pesquisa ... -
Política no varejo : estratégias e ferramentas de comunicação eleitoral na campanha legislativa em municípios com até 20 mil habitantes
(2023)Resumo: A campanha eleitoral para vereador em municípios brasileiros com população até 20 mil habitantes, em 2020, constitui o tema de pesquisa da presente tese. O objeto de estudo é o uso de estratégias e ferramentas de ... -
C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola
(2024)Resumo: As competências ligadas à criatividade são amplamente almejadas quando se fala na construção de uma sociedade capaz de vencer demandas complexas e globais. Com vistas a suprir tais demandas, tanto da academia como ... -
Modelo de design colaborativo de recursos educacionais abertos
(2024)Resumo: A colaboração é essencial no desenvolvimento e compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (REA). Os materiais abertos dependem de um tipo de produção mais coletivo do que individual, de modo a atingir seu ...