Navegação Teses por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 66
-
Artífices, artifícios e artefatos : narrativas e trajetórias no processo de construção da Rabeca brasileira
(2016)Resumo: Esta tese visa documentar, descrever e registrar, por meio de narrativas e trajetórias, a relação entre artífices e artefatos no processo de construção da Rabeca brasileira. Para tanto, propõe-se o registro do ... -
Design para sustentabilidade em cenários futuros no setor de embalagens de alimentos em autosserviço
(2017)Resumo: Crescimento populacional, sua concentração em áreas urbanas e aumento da demanda por alimentos em associação recíproca com a demanda por embalagens, são alguns dos fatores que vem modificando constantemente a ... -
Design de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamental
(2017)Resumo: O uso de animações gráficas para a educação tem se popularizado devido a vários fatores que contribuíram para facilitar a sua confecção e a sua utilização em sala de aula. A animação pode auxiliar no aprendizado ... -
Modelo descritivo de sintaxe visual para ilustração científica do corpo humano
(2017)Resumo: A ilustração científica é um modo de aprender e comunicar conteúdos complexos, como, por exemplo, a anatomia humana. Ela é o objeto que permite a visualização acurada da ciência, com destaques, escolhas e recortes ... -
Framework conceitual sobre uso de múltiplos medicamentos por idosos autônomos com elementos visuais de ajuda
(2017)Resumo: A expectativa é que a população idosa no Brasil aumente em sete vezes até 2050 (IBGE, 2009; IBGE, 2015), conduzindo a um aumento dramático uso dos serviços de saúde e medicamentos, particularmente por idosos com ... -
Modelo de processo de gestão de design para territórios urbanos utilizando a noção de pertencimento
(2017)Resumo: Esta tese propõe um Modelo de Processo de Gestão de Design para Territórios Urbanos, utilizando a Noção de Pertencimento - UrbeID, que considera aspectos emocionais para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento ... -
Instrumento de avaliação prognóstica para seleção de M-Games em estratégias de recursos educacionais
(2017)Resumo: O mercado de jogos digitais disponibiliza milhares de opções de jogos gratuitos para os usuários que possuem dispositivos móveis ou smartphones, são os chamados mgames. Muitos desses jogos possuem características ... -
Design para serviços e consistência estética : proposição de um protocolo de avaliação estética em serviços
(2017)Resumo : Esta tese investiga a dimensão Estética no Design para Serviços, implicando na análise do tema ao longo da jornada do usuário. O problema que norteia tal pesquisa foi colocado com o seguinte questionamento: Como ... -
Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
(2018)Resumo: A colaboracao e um tema que vem sendo estudado por varios campos do conhecimento, entre eles o design. Nesse campo e considerada uma competencia especialmente importante a ser desenvolvida entre estudantes. E no ... -
Modelo para a promoção do ensino-aprendizagem contextualizado de representação digital em cursos de design
(2018)Resumo: O ensino-aprendizagem de representação digital em cursos de design gráfico de universidades públicas brasileiras ocorre de forma isolada, pouco conectada e descontextualizada de outros conhecim entos e práticas do ... -
Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares
(2018)Resumo: O desenvolvimento de jogos digitais conta com a experiência de diferentes profissionais para a composição de uma equipe, cujo caráter interdisciplinar se reflete em diferentes percepções da atividade na construção ... -
DIM - Design Inova Moda : modelo de processo de design com ênfase na inovatividade para o setor do vestuário
(2018)Resumo: Esta pesquisa consiste na proposição de um modelo de processo de design voltado para a indústria do vestuário com ênfase na inovatividade. A indústria do vestuário brasileira se destaca por apresentar a última ... -
Identificação de oportunidades de inovação em serviços para empresas de manufatura : protocolo com abordagem abdutiva por meio do design
(2018)Resumo: Incorporar ofertas de serviços para empresas de manufatura tem sido apontado como uma estratégia para aumentar a sua competitividade e, ao mesmo tempo, uma potencial contribuição para a melhoria da sustentabilidade ... -
Gestão de design & cidades criativas : plataforma para diagnóstico de design, inovação e criatividade em cidade
(2018)Resumo: Esta tese propoe uma plataforma para diagnostico de design, inovacao e criatividade em cidades. A plataforma tem como temas a gestao de design e as cidades criativas. A motivacao para o seu desenvolvimento se deu ... -
Design universal : método de inclusão de pessoas com deficiência em postos de trabalho de produção industrial
(2018)Resumo: A inclusão de trabalhadores com deficiência nas indústrias está em crescimento, tanto por obrigações legais, quanto por uma pressão da sociedade para a convivência comum entre as pessoas com e sem deficiência. Isso ... -
Orientações ao planejamento de objetos de aprendizagem com componente háptico para dispositivos móveis
(2018)Resumo: Os Objetos de Aprendizagem (OA) surgem como opção para o ensino em um meio tecnológico cada vez mais digitalizado que demanda recursos efetivos para educação. Podendo ser acessados através de dispositivos móveis, ... -
Proposta de método de obtenção de dados sobre comportamento informacional dos usuários no processo de wayfinding em ambientes hospitalares
(2018)Resumo : A orientaçao espacial humana é explicada com base no processo de wayfinding, ou seja, o comportamento de saber onde se está, para onde ir, escolher a melhor rota, reconhecer o destino e fazer o caminho inverso ... -
Múltiplas aprendizagens para a inovação de signficado [Mais] : competências e roadmaps de PD&I para o desenho de um novo mundo material
(2018)Resumo: Na sociedade contemporanea pos-industrial, a urgencia e por novas formas de projetar as coisas, trata-se do desenho de um novo mundo material. Esse e um conceito que se refere a natureza e suscita uma interdependencia ... -
Proposition of a reference model of crowd-design for sustainability
(2018)Resumo: A rápida expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (ITCs) na sociedade atual tem proporcionado o surgimento de novas possibilidades para a participação de stakeholders no processo de desenvolvimento de ... -
Design thinking como processo para estruturação de negócios
(2018)Resumo: A tese apresentada resgata algumas teorias que embasam o design thinking visando sua melhor aplicação e controle de resultados. Tal resgate se faz necessário porque profissionais de todas as áreas vêm aplicando o ...