Navegação Filosofia da educação por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 69
-
O Ser pinhaiense ante a irrupção do Outro haitiano : um encontro pedagógico de reconhecimento ou de dominação?
(2015)Resumo: Ante o fenômeno da imigração haitiana para o Brasil, especificamente no município de Pinhais, este trabalho traz em si o desejo de iniciar uma discussão filosófica sobre a irrupção do Outro haitiano no horizonte ... -
Hannah Arendt : educação moderna e politica
(2015)Resumo: O presente estudo procura compreender a perspectiva de Hannah Arendt sobre a educação moderna e refletir quais são as relações desta com a política. Em busca deste objetivo, o primeiro capítulo do trabalho apresenta ... -
Possibilidades e limites de uma educação para a emancipação, em Theodor W. Adorno
(2015)Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o papel de uma educação para a emancipação na obra de Theodor W. Adorno. Para tanto, faz-se necessário entender precisamente do que o homem precisa ser emancipado. Ver-se-á ... -
A relação do ideal kantiano de esclarecimento com a educação pós-moderna
(2015)Resumo: A presente monografia se propõe a buscar estabelecer de forma simples e coesa a relação encontrada entre o ideal de esclarecimento e alguns modelos de educação formulados no período pós-moderno. Para tanto, serão ... -
Arte e corporeidade na filosofia de Nietzsche
(2015)Resumo: Este trabalho, a partir de estudos da filosofia de Friedrich Nietzsche (18441900), que tanto contribui para o pensamento moderno, busca refletir sobre uma verdadeira educação defendida por este em prol da formação ... -
O desafio da educabilidade e da justiça social em tempos de neoliberalismo
(2015)Resumo: O estudo discute o tema do neoliberalismo e seus impactos na educação, especificamente na função social da escola. Objetiva analisar de como os princípios das políticas neoliberais determinam os processos de ensino ... -
Instituição escolar sob a perspectiva de Foucault e Goffman
(2015)Resumo: Partindo do princípio que tanto Foucault quanto Goffman analisam a construção do indivíduo e seus saberes, a partir de padrões e regramentos impostos pela instituição, cujo processo se desenvolve em um espaço ... -
Da crítica de Nietzsche à moral cristã para uma educação pautada na autonomia
(2016)Resumo: O presente trabalho busca, a partir do pensamento de Nietzsche, explicitar a crítica que o filósofo dirige ao cristianismo, correlacionando com a educação. O problema da religião cristã, para Nietzsche, consiste ... -
Da importância do homem esclarecido ao ensino da Filosofia através das novas tecnologias
(2017)Resumo: O Presente trabalho visa aprofundar o conceito de esclarecimento usado pelo filósofo alemão Immanuel Kant, no opúsculo resposta à pergunta: Que é "Esclarecimento"? (Aufklärung). Pretende-se, portanto, aprofundar ... -
A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau
(2017)Resumo: Emílio é considerado a obra mais importante de Rousseau, dela deriva sua tese de educação natural. A obra desagradou a sociedade europeia do século XVIII, por apresentar reflexões sobre a formação do homem, tratando ... -
A educação para autonomia em Immanuel Kant e Paulo Freire
(2017)Resumo: O presente trabalho visa compreender o conceito de autonomia em Paulo Freire e Immanuel Kant, bem como traçar algumas contribuições destes pensadores para uma educação autônoma. A metodologia da pesquisa caracteriza-se ... -
Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt
(2017)Resumo: O presente trabalho busca distinguir o termo autoridade do conceito de poder, utilizando as definições da autora Hannah Arendt, presentes na obra Entre o passado e o futuro (2009). Além disso, mostrar como as perdas ... -
O método científico como base de ensino para o desenvolvimento do pensamento racional
(2017)Resumo: A escola como instituição formadora, traz consigo, indivíduos inseridos no tempo e na história em suas subjetividades. Seres singulares que observam o mundo e o compreendem a partir da sua racionalidade e dos métodos ... -
População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções
(2017)Resumo: A miséria humana, ainda que condição recorrente nos diferentes momentos da história, amplia-se na contemporaneidade diante da crescente desigualdade social que alimenta o modelo capitalista instituído, necessário ... -
As contribuições da teoria da complexidade de Edgar Morin para formação dos princípios éticos
(2017)Resumo : O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a contribuição da teoria da complexidade apresentada por Edgar Morin para a formação dos princípios éticos dos educandos através dos saberes desenvolvidos ... -
Cinema como recurso didático nas aulas de Filosofia no Ensino Fundamental II
(2017)Resumo: No esteio de teóricos como os filósofos Matthew Lipman (1990) e Karen Franklin (2016), os quais defendem a inserção da disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental, levantamos neste estudo algumas dificuldades ... -
Pedagogia da justiça : uma revisão da literatura brasileira sobre a educação na obra de John Rawls
(2017)Resumo: Este trabalho tem o objetivo de reunir, apontar e comentar as principais pesquisas feitas no Brasil sobre as conexões entre a obra de John Rawls e a educação. Considerando a importância do autor para a filosofia ... -
Nietzsche e a educação : autonomia como exercício da vontade de potência
(2017)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais reflexões sobre educação de Friedrich Nietzsche. Serão explanados, num primeiro momento, alguns conceitos de fundamental importância na concepção do ... -
Educação para alteridade e superação da violência contribuições de Levinás e Girard
(2017)Resumo: O presente trabalho é fruto de análise bibliográfica, como o objetivo de argumentar acerca da importância da educação na conscientização e superação da violência. Para tanto, buscou-se destacar os principais elementos ... -
Por uma educação para a autonomia : contribuições de Kant e Popper
(2017)Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é traçar um paralelo entre Immanuel Kant e Karl Popper no que se refere a educação. Podemos verificar que em Kant, a moral se faz importante para a educação, na medida em que ...